A Suzuki começa o mês de abril com duas novidades, o lançamento dos modelos 2007 da GSX750F e da DL1000 V-Strom. Tanto a moto sport-touring quanto a dual purpose chegam às concessionárias com os padrões de beleza, estilo e desempenho da montadora japonesa, que espera atingir bons índices de vendas com ambas as máquinas.
Com novas cores (preta e vermelha) e novos piscas recobertos por lentes transparentes e com lâminas âmbar, a GSX750F oferece a combinação de eficiente aerodinâmica, motor de 750 cilindrada e confortável posição de pilotagem, o que na prática significa pilotar com prazer.
Outras características, próprias de uma sport-touring, são o banco em dois níveis, largo e macio e a posição do guidão, preso à mesa superior. Além disso, a GSX750F é econômica, e com o tanque de 20 litros oferece boa autonomia.
O funcionamento macio é produzido pelo motor quatro tempos, de refrigeração ar/óleo tipo SACS (Sistema Avançado de Arrefecimento Suzuki), com quatro cilindros em linha e 16 válvulas, que oferece bom torque e potência em todas as faixas de rotação. A potência da GSX750F é de 86 HP a 9.500 RPM e torque de 6,8 Kgf.m a 8.500 RPM. Esta Suzuki acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,16 segundos.
A suspensão dianteira é telescópica ajustável e a traseira, tipo “link”, também ajustável. Na hora da frenagem o controle é garantido pelos dois discos dianteiros flutuantes de 290mm e o disco traseiro de 240mm.
O painel oferece informações do hodômetro digital, marcador do nível de combustível, relógio digital, conta-giros e velocímetro. Acima do painel, com a função de proteger o piloto do vento, o destaque fica para a bolha, um charme-extra ao modelo. O preço sugerido ao consumidor é de R$ 38.739,00.
A segunda motoca 2007 que passa a estampar as vitrines das lojas Suzuki leva um nome derivado do alemão. V-Strom significa corrente de vento e serve de analogia às características ressaltadas pela montadora, de força e suavidade sentidas ao pilotar o modelo.
O banco largo e macio garante a condução confortável e relaxada, ideal para viagens. Na traseira, um bagageiro integrado, com superfície emborrachada, mostra-se adequado para o transporte da bagagem de aventura. Além disso, é possível utilizar bolsas laterais, graças à posição das ponteiras do escapamento, mais altas.
O painel, de belo design, disponibiliza relógio digital, hodômetro total/parcial, luzes indicadoras, conta-giros e marcador de combustível. Para o uso noturno, a moto possui duplo farol com multi-refletores, de expressiva iluminação, e luz de freio de alta intensidade.
A V-Strom é equipada com motor V-Twin de 996 cilindradas, bicilindro, quatro tempos, que combina robustez e alta tecnologia, de acordo com a Suzuki. O sistema de injeção eletrônica, controlado pelo ECM (Computador de Gerenciamento do Motor), inclui o sistema de dupla borboleta de aceleração, que dosa a liberação da mistura ar/combustível, garantindo torque em qualquer rotação e mínima emissão de poluentes.
Outro sistema, desenvolvido pela Suzuki para preservação do meio ambiente, é o PAIR (Injeção de Ar Secundariamente Pulsada). Controlado também pelo ECM, ele injeta ar fresco captado da caixa de ar nas janelas de escape, de acordo com a velocidade e carga aplicadas no motor. Com esse processo minimiza-se a emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos.
O desenvolvimento de um cabeçote compacto e virabrequim curto proporcionou a redução do tamanho e peso do motor. As paredes dos cilindros são revestidas pelo SCEM (Composto Eletroquímico Suzuki), testado e aprovado nas pistas de corrida de todo o mundo, que permite a redução de atrito e uma perfeita transmissão de calor.
Na estrada a V-Strom oferece potência forte e acessível em todas as faixas de rotação. O câmbio possui seis posições bem escalonadas e o acionamento do manete de embreagem de ação hidráulica é leve e macio.
O peso seco da DL1000 é de 207 Kg. A distância de 1.535mm entre eixos oferece estabilidade em alta velocidade, sem comprometer as respostas em curvas. O sistema de suspensão dessa dual purpose é composto por dianteira telescópica amortecida a óleo e traseira monoamortecida, com reservatório remoto para pressurização e regulagem. No freio dianteiro, dois discos mordidos por pinças de dois pistões, e no traseiro disco simples. A DL1000 V-Strom pode ser adquirida no valor de R$ 53.436,00.
FICHA TÉCNICA
GSX750F:
Motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC, refrigeração a ar, com SACS
Cilindrada: 750 cm³
Diâmetro e curso: 70,0 mm x 48,7 mm
Taxa de compressão: 10.7:1
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de transmissão: corrente
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Alimentação: 4 carburadores bsr36
Ignição tipo: eletrônica digital
Sistema de partida: elétrico
Comprimento total: 2.140mm
Largura total: 760mm
Altura total: 1.190mm
Distância entre eixos: 1.465mm
Distância do solo: 120mm
Altura do assento: 790mm
Peso seco: 211 kg
Suspensão dianteira: telescópica de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustável
Suspensão traseira balança de monoamortecimento hidráulico tipo "link" ajustável e regulável
Freio dianteiro: duplo disco flutuante, mordido por pinça deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulico
Freio traseiro: disco ventilado, mordido por pinça deslizante de 2 pistões opostos de acionamento hidráulico
Pneu dianteiro: 120/70 zr17 m/c (58w) sem câmara
Pneu traseiro: 150/70 zr 17 m/c (69w) sem câmara
Tanque de combustível: 20 litros
Óleo do motor: 3,5 litros (com troca do filtro)
Potência máxima: 86 hp à 10.500 rpm
Torque máximo: 6,8 kgf.m à 9.500 rpm
DL1000 V-STROM
Motor: 4 tempos, bicilindro v-twin 90º com 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Cilindrada: 996 cm³
Diâmetro e curso: 98,0 mm x 66,0 mm
Taxa de compressão: 11,3 :1
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de transmissão: corrente
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Alimentação: injeção eletrônica
Ignição tipo: eletrônica digital
Sistema de partida: elétrico
Comprimento total: 2.295 mm
Largura total: 910 mm
Altura total: 1.395 mm
Distância entre eixos: 1.535 mm
Distância do solo: 165 mm
Altura do assento: 840 mm
Peso seco 208 kg
Suspensão dianteira: telescópica de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustável
Suspensão traseira: balança de monoamortecimento hidráulico tipo "link" com ajustador remoto manual
Freio dianteiro: duplo disco ventilado e flutuante, com acionamento hidráulico, mordido por pinças deslizantes de 2 pistões
Freio traseiro: disco simples ventilado de acionamento hidráulico, mordido por pinça de 2 pistões opostos
Pneu dianteiro: 110/80 r19m/c 59h sem câmara
Pneu traseiro: 150/70 r17m/c 69h sem câmara
Tanque de combustível: 22 litros
Óleo do motor: 2,9 litros (com troca do filtro)
Potência máxima: 98hp a 7.600 rpm
Torque máximo: 10,3 kgf.m a 6.400 rpm
Cores: cinza, preta e vermelha