DAYTONA CUP NO BRASIL

Triumph promove competição inédita para pilotos amadores que possuem uma 955i

Por Thiago Fuganti

Ser proprietário de uma Triumph Daytona 955i vai representar, a partir deste mês, muito mais do que a garantia de uma máquina veloz, de alto desempenho e tida como referência no segmento das superesportivas. Nos dias 22 e 23 de abril, a empresa britânica de motocicletas vai dar a largada para a estréia do Daytona Cup, campeonato para pilotos amadores, detentores de uma 955i.

Com o objetivo de estimular a motovelocidade no Brasil e de colocar as motos de corrida em seu local apropriado para rodar, a competição será composta por quatro etapas, todas realizadas no tradicional circuito de Interlagos, em São Paulo.

O primeiro fim de semana de atividades servirá como preparação dos corredores, que contarão com uma Escola de Pilotagem. “A Triumph fornecerá um kit esportivo aos inscritos para adaptarem a motocicleta à competição”, disse Afonso de Martino, gerente de vendas da Triumph. O kit inclui rabeta monoposto, carenagem superior fechada, carenagem inferior com spoiler integrado, ponteira esportiva alta, protetores laterais "slider", pedaleiras do piloto esportivas, módulo auxiliar de injeção "powercomander", ajustadores da suspensão dianteira e amortecedor de direção.

“Aqueles que participarem das quatro etapas do certame, poderão ficar com o kit”, destacou Martino. Mais do que dois dias de aprendizado, a primeira etapa vai marcar a festa de abertura do Daytona Cup. Por isso, todos os tipos e modelos da Triumph poderão comparecer. “Teremos, inclusive, um passeio na pista com nossos clientes”, revelou o gerente.

Até o momento, 67 pessoas se inscreveram para o evento, que contará com o apoio e supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). “Após o curso de pilotagem, iremos nos reunir com os representantes da CBM para discutir os moldes de disputa do Daytona Cup”, ressaltou Martino.

As disputas no traçado de mais de 4 km de extensão terão início no mês de junho, nos dias 24 e 25. A terceira etapa será realizada em agosto (5 e 6); o encerramento, no mês de setembro (9 e 10).

Desde sua introdução no mercado mundial, a Triumph Daytona tem se destacado no cenário esportivo. O nome Daytona é uma alusão às “24 Horas de Daytona”, uma das mais tradicionais e disputadas provas do automobilismo mundial, que ocorre anualmente nos Estados Unidos.
 
Uma das características mais destacadas do modelo, segundo a fabricante, é a curva linear de torque do motor, que proporciona um desempenho expressivo em baixas e altas rotações, um detalhe que ajuda o motociclista a se adaptar às diferentes condições de rodagem com maior rapidez e segurança.

A versatilidade é fruto da tecnologia empregada no motor, com três cilindros, uma exclusividade da marca Triumph em relação às demais superesportivas disponíveis em todo o mundo. O propulsor, de 955 cc, com três cilindros em linha e injeção eletrônica digital SAGEM, produz 147 cavalos de potência e 100 Nm de torque. O conjunto permite que o modelo atinja uma velocidade máxima de 270 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos.

O chassi é outro ponto de destaque, apresentando quadro em alumínio, suspensões ajustáveis e sistema de freio dianteiro com pinças de quatro pistões contrapostos e discos flutuantes. O freio traseiro é composto por um disco simples e pinça de dois pistões paralelos.

O visual da motoca ressalta o estilo europeu de motocicletas, com linhas suaves e elegantes. Outro diferencial é a utilização da suspensão traseira tipo monobraço, que possibilita a fixação dos componentes do freio bem no centro da roda, permitindo melhor distribuição do peso e conseqüentemente mais estabilidade.

Ao custo de R$ 49.900,00, a Daytona 955i vem de fábrica com as mangueiras dos freios do tipo Aeroquip de malha de aço, revestimento preto, capa do banco do garupa na cor da moto, painel de instrumentos com velocímetro digital e conta-giros eletrônico de ponteiro. Itens como ponteira de escapamento esportiva, protetor do tanque de combustível confeccionado em fibra de carbono, pára-brisa clear, alça traseira, bagageiro, bolsas laterais e bancos de gel (para o piloto e para o garupa) estão disponíveis como equipamentos opcionais na rede de concessionárias.

Confira a programação do Daytona Cup:
22 e 23 de abril: 1ª etapa (abertura e Escola de Pilotagem)
24 e 25 de junho: 2ª etapa
5 e 6 de agosto: 3ª etapa
9 e 10 de outubro: 4ª etapa


FICHA TÉCNICA: Triumph Daytona 955i

MOTOR:
Tipo:  4 tempos, DOHC, 3 cilindros em linha, refrigerado a água.
Cilindrada:  955 cc
Diâmetro x Curso:  79 x 65 mm
Taxa de compressão:  12,0:1
Potência:  149 cv (a 10.700 rpm)
Torque: 100 Nm (a 8.200 rpm)
Injeção:  Eletrônica multiponto seqüencial
Ignição:  Digital - Indutiva - Via Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Motor.
TRANSMISSÃO
Tipo:  6 marchas
Transmissão primária:  Engrenagens
Transmissão secundária:  Corrente tipo x-ring
Embreagem:  Multidisco banhado a óleo
CHASSI
Quadro:  Alumínio
Balança:  Braço duplo, liga de alumínio, com regulagem linear de corrente.

SUSPENSÕES:
Dianteira:  Garfo telescópico de 45 mm, com molas duplas com ajuste de carga.
Traseira:  Monoamortecida com ajuste de carga da mola e retorno do hidráulico.
FREIOS
Dianteiro:  Disco duplo de 320 mm, com pinças de 4 pistões.
Traseiro: Disco simples de 220 mm, com pinças de 2 pistões.
PNEUS E RODAS
Roda dianteira:  Liga leve, aro 17 x 3,5 polegadas.
Pneu dianteiro:  120/70 ZR 17
Roda traseira:  Liga leve, aro 17 x 6,0 polegadas.
Pneu traseiro:  190/50 ZR 17
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento:  2.072 mm
Largura:  725 mm
Altura:  1.165 mm
Distância entre eixos:  1.426 mm
Altura do assento:  815 mm
Tanque de combustível:  20,8 litros
Peso a seco:  191 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima:  270 km/h
Aceleração de 0 a100 km/h:  2,9 segundos



Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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