Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Moto

Conhecendo a tecnologia Honda

18 de December de 2006

A sigla HISS tem sido bastante mencionada na apresentação dos novos modelos das motos Honda. Muitos proprietários da marca japonesa, no entanto, desconhecem a funcionalidade deste aparato, que a grosso modo se resume em um sistema imobilizador de proteção contra furto.

O Honda Ignition Security System é um dispositivo avançado de identificação, por meio de chip eletrônico, localizado na chave de ignição. Em outras palavras, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor. Assim, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves não originais.

Controlado pelo módulo de ignição/injeção do propulsor, o sistema é simples e eficaz. Quando a chave original é utilizada, o módulo envia um sinal de reconhecimento para a chave, que possui um “chip”. O sinal é devolvido ao módulo que, ao identificar a chave, libera a ignição/injeção para que o motor entre em funcionamento. Caso seja utilizado qualquer outro dispositivo, o circuito de partida do motor será desativado.

Quando a ignição é ligada e o interruptor do propulsor está na posição On, o indicador do sistema imobilizador se acende no painel por alguns segundos e, em seguida, se apaga. Se o indicador permanecer aceso, o sistema não reconheceu o código da chave e, por isso, não permitirá o funcionamento do motor.

Atualmente, cinco equipamentos de alta cilindrada da montadora nipônica são equipados com o HISS: GL 1800 Gold Wing, CBR 1000RR Fireblade, CBR 600RR, Shadow 750 e CB 600F Hornet.

A política de oferecer cada vez mais segurança no momento de estacionar, porém, não se limita apenas às motocicletas acima de 600 cc. A Honda investe constantemente em tecnologia para todas as categorias. É o caso do Sistema Honda de Proteção, desenvolvido especificamente para modelos de menor cilindrada e composto de dois itens.

O Shutter-Key é uma fechadura adicional com chave sextavada, que protege o miolo da chave de ignição e possui codificador magnético. O outro componente é o Comb-Lock, responsável pela trava do guidão associada à ignição.

A praticidade é uma das principais características do sistema. Ao desligar a motocicleta, por exemplo, o Comb-Lock é o primeiro processo a ser realizado. É necessário colocar a chave de ignição na posição “Lock” com o guidão travado, representando comodidade e tranqüilidade ao motociclista.  Após travar o guidão, o piloto aciona o dispositivo Shutter-Key com o dedo para bloquear o miolo de ignição.

Para ligar a moto, é necessário que o piloto desbloqueie o miolo de ignição. Para isso, basta utilizar a chave sextavada. Depois, colocar a chave de ignição no contato para destravar a motocicleta.

O Sistema Honda de Proteção está disponível nos seguintes modelos nacionais: CG 150 Titan, CG 150 Sport, CG 150 Job, Biz 125, Biz 125+ e NXR 150 Bros.

Compartilhe esse anúncio