Uma matéria publicada na revista “Playboy” do mês passado foi determinante para a criação de um novo anúncio publicitário da BMW Motorrad, referente à motocicleta K 1200 R. A campanha se inspirou no texto “Strip-tease. A BMW K 1200 R tira a roupa e mostra que, além de um corpinho bonito, é uma máquina muito inteligente” para lançar a seguinte peça: “O primeiro strip-tease em que a inteligência chama tanto a atenção quanto o corpo”.
De fato, chamar a atenção é uma das qualidades da esportiva “pelada” da montadora alemã, projetada na metade de 2004 e derivada diretamente de sua irmã, a K 1200 S. A moto mistura formas exóticas e refinamento em seu design, bastante ousado se considerado o tradicional conservadorismo de sua fabricante.
Pode se dizer que a ousadia também foi peça fundamental na concepção tecnológica do modelo. Na parte dianteira, por exemplo, o sistema de pára-brisa foi desenvolvido em túnel de vento — equipamento utilizado por carros de Fórmula 1.
Os dois minifaróis instalados se destacam por darem um tom de esportividade, charme, e modernidade ao conjunto. As entradas de ar, dispostas nas laterais, aumentam o fluxo no motor, refrescando-o e evitando um superaquecimento. Outro detalhe notado está na largura da moto, que foi reduzida para melhorar ainda mais a dirigibilidade. Os espelhos, diferentes dos da K 1200 S, são menores e refletem mais a imagem.
A mecânica manteve a base da superesportiva irmã, com ligeiras alterações na potência e torque. O motor, com injeção eletrônica e refrigeração líquida, é um quatro cilindros em linha, com 1.157 cm³, 16 válvulas e inclinação de 55 graus, que permite um forte rebaixamento no centro de gravidade, facilitando a estabilidade e pilotagem. Desenvolvido com ajuda tecnológica da F-1, teve suas dimensões miniaturizadas, fornecendo 163 cv a 10.250 rpm.
A aceleração de 0 a 100 km/h é efetuada em apenas 2,8 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h — a relação peso/potência fica em torno de 1,76 kg/cv. Com taxa de compressão de 13:1, conta com embreagem de multidisco banhado a óleo e câmbio de seis velocidades.
O banco pode ser ajustado na altura, entre 790 e 820 mm. As duas suspensões também podem ser reguladas eletronicamente a partir de um comando no guidão, que é mais largo e alto. O sistema, denominado ESA (controle eletrônico de suspensão), permite configurar seu comportamento, conforme o tipo de piso, aderência ou tocada do piloto.
A suspensão dianteira, com garfo mais inclinado em relação à K 1200 S, foi batizada de Duolever e tem 115 mm de curso. O conjunto consegue ainda a façanha de isolar as imperfeições do solo, transmitidas diretamente para o chassi, por meio de um quadrilátero articulado, deixando para o guidão apenas a tarefa da condução, que fica mais suave e não afunda nas freadas.
A suspensão traseira é do tipo Paralever, com 135 mm de curso e só um amortecedor — o conjunto fica ancorado diretamente na cobertura do fino eixo cardã. Os freios são do tipo ABS, com a função integral/parcial. O freio dianteiro tem duplo disco de 320 mm e também aciona o traseiro (disco simples de 265 mm), independentemente da vontade do piloto.
O peso a seco da K 1200 R é de 237 kg. O quadro é do tipo perimetral, em alumínio, e fica à mostra, conferindo mais agressividade ao porte da máquina. O painel é coberto por uma pequena carenagem, e, além das funções normais, também fornece autonomia e temperatura da água. Como opcionais, são oferecidas bolsas de viagem, navegador com GPS, manoplas aquecidas, rodas esportivas e antifurto.
Realmente, o modelo representa muito mais que um corpinho bonito.
FICHA TÉCNICA:
Motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas , gasolina
Capacidade cúbica: 1.157cc
Diâmetro e Curso: 79 x 59
Potência: 167 cv
Torque: 13,25 mkgf rpm
Taxa de compressão: 13:1
Sistema de Ignição: 12/14 sem manutenção
Partida: Elétrica
Transmissão: eixo cardã
Câmbio: 6 marchas com mudanças por garra
Suspensão dianteira: BMW Duolever
Suspensão traseira: BMW Paralever
Pneus: 120/70-17 na dianteira e 190/50-17 na traseira
Rodas: liga leve - 3,50 x 17 MTH 2 na dianteira e 600 x 17 MTH 2 na traseira
Freio dianteiro: disco duplo de 320 mm
Freio traseiro: disco simples, diâmetro de 265 mm
Dimensões / Pesos / Capacidades:
Comprimento: 2,282 metros
Largura com espelhos: 905 mm
Altura Assento: 820 mm
Peso tanque cheio: 248 kg
Peso máximo permitido: 450 kg
Volume do tanque: 19 litros
Desempenho: 0 a 100 km/h em 2,8 segundos
Velocidade máxima: acima de 280 km/h
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário