Moto
Moto
A resolução nº886 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determina como será a nova carteira de habilitação nacional (CNH) emitida a partir de 1 de junho de 2022. Confira o que mudou:
1- A CNH ganhou um novo visual e adotou as cores verde, amarelo e azul. Além disso, alguns campos foram reposicionados e foram incluídos novos dados como: local de nascimento e nacionalidade.
Não se preocupe! A substituição não será obrigatória e sim automática para recém-habilitados, para quem precisar da segunda via ou renovação da CNH, a partir da data mencionada.
2 - Na frente do documento será impresso a letra “P” para identificação da permissão para dirigir e a letra “D” para definitiva, após um ano.
3 - A Nova CNH será emitida apenas em papel ou de forma digital, ficando a cargo da escolha do motorista, a partir de 2022.
4 - Identificação em línguas estrangeiras (em inglês e francês) na parte superior do documento, conforme foto divulgada.
5- O verso do documento contará com uma tabela com ícones e códigos para identificar quais categorias o motorista está apto a dirigir. A tabela segue o padrão internacional e adota nomenclaturas adicionais como A1, B1 e C1.
6 - NOVIDADE PARA OS MOTOCICLISTAS: A partir de 2022 a CNH adotará a opção de ACC (autorização para conduzir ciclomotor, atualmente um documento separado para até 50cc e 50 km/h). Além disso, também contará com a nova categoria A1, que corresponde a motos de até 125cc com restrições de potência e velocidade, conforme a convenção internacional.
O Contran ainda não detalha os critérios para cada categoria, apenas informou que as categorias “ACC” e “A” serão excludentes, já que a categoria “A” permite pilotar todos os tipos de motocicletas, e isso inclui ciclomotores.
7 - A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.