A Honda CBR 1000RR Fireblade, importada pelo mercado brasileiro há 11 anos, finalmente desembarcou no território nacional em sua versão 2007. As principais novidades do modelo superesportivo são os grafismos e cores, desenvolvidos para reforçar o papel da moto como símbolo de tecnologia avançada e alta performance da marca japonesa.
O visual impressiona em três tonalidades: a preta traz um ar de sofisticação, com grafismos em cinza metálico, próximos da cor da moto, das rodas e do motor. Já a vermelha é marcada pela esportividade e a jovialidade, devido ao contraste com os grafismos em preto.
A versão na cor branca, disponível no mercado no final de março, incorpora combinações em vermelho e azul, além de rodas e cilindro da suspensão dianteira em dourado e suspensão traseira em alumínio polido. Junto a esses diferenciais está o logotipo HRC, aplicado na lateral do conjunto.
Identidade esportiva
O modelo traz painel de instrumentos digital, que conta com um grande tacômetro eletrônico (conta-giros) bem ao centro. Logo abaixo está um visor digital de cristal líquido, responsável por informar a velocidade e a quilometragem percorrida, além da hora e da temperatura do líquido de arrefecimento.
A motocicleta mantém a mesma dianteira afilada, com faróis duplos com sistema “Line Beam” e lâmpadas de 55W, que são capazes de projetar feixes luminosos potentes e constantes. Como na versão anterior, possui o desenho das carenagens frontal e lateral mais estreitos e incisivos, acentuando sua aerodinâmica. Ao mesmo tempo, as entradas e saídas de ar nas carenagens laterais permitem o escoamento com maior eficácia do ar pelo radiador, reduzindo o tempo de exposição do piloto ao calor produzido pelo motor.
O design também permite o encaixe perfeito das pernas, independentemente da estatura de quem a pilota, assegurando controle preciso dos movimentos. Entre os aspectos que deixam a CBR 1000RR Fireblade mais próxima das pistas está o tanque de combustível, recuado e mais baixo, com capacidade para 18 litros, incluindo a reserva (3,5 litros). O escapamento “Centre-Up”, formado pelo sistema 4x2x1 em aço inox e ponteira de titânio inoxidável completa o conjunto.
Força comprovada nas especificações
O motor de 998 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft) de quatro tempos, quatro cilindros e 16 válvulas, gera potência máxima de 171,3 cv a 11.250 rpm e torque máximo de 11,7 kgf.m a 8.500 rpm. O elevado desempenho é reflexo das reduções de peso e atrito dos componentes internos do propulsor, realizados em 2006. Outra contribuição para a diminuição de peso é a nova tampa do gerador, de magnésio e com ganho de 100 gramas em relação aos modelos feitos de alumínio.
O sistema de injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System) processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura, obtendo o máximo de eficiência na combustão. Essa quantidade é controlada por um sistema de dois injetores por cilindro. O primeiro está instalado no coletor de admissão, próximo às válvulas, e atua em baixas rotações, mantendo suavidade e precisão. O segundo, programado para funcionar a partir de 5.500 rpm, com 25% do acelerador acionado, levando o propulsor a atingir 12.500 rpm.
Um dos efeitos obtidos é a rápida resposta ao comando do acelerador, resultando em potência. Com a combustão da mistura mais eficiente e com o auxílio do sistema de catalisador, as emissões de gases poluentes foram reduzidas, fato importante para uma motocicleta desse porte, que também está em conformidade com o Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Seu chassi em alumínio foi desenvolvido com base na RC 211V, modelo utilizado pela Honda no Mundial de MotoGP. O resultado foi a obtenção de um baixo centro gravitacional, proporcionado pela posição do tanque de combustível mais baixo, que incorpora uma geometria de direção calculada para o máximo de estabilidade da moto.
A suspensão dianteira do tipo telescópica invertida (Upside Down) conta com o sistema HMAS (Honda’s Multi Action System). O sistema permite múltiplas regulagens na velocidade de compressão e retorno do amortecedor e da tensão da mola. Isso assegura estabilidade principalmente na pilotagem esportiva.
Já a suspensão traseira UNIT PRO-LINK é um sistema no qual o amortecedor permanece ancorado na própria balança de alumínio, ao invés de estar ligado à parte superior do chassi como nos PRO-LINK tradicionais. Outro destaque é o HESD (Amortecedor de Direção Eletrônico Honda), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações. Essa tecnologia também proporciona fácil maneabilidade em baixa velocidade.
O sistema de freios é apropriado para suportar as altas velocidades. Na dianteira, o mecanismo utiliza disco duplo flutuante com acionamento hidráulico, cáliper de encaixe radial de quatro pistões e diâmetro de 320 mm. O peso foi reduzido em 300 gramas, proporcionando maior eficiência nas frenagens. Já o freio traseiro é a disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro. Além disso, as rodas de 17” e os pneus radiais, extra largos de perfil super esportivo, asseguram excelente aderência e dirigibilidade.
A segurança inclui o HISS (Honda Ignition Security System), sistema de identificação por meio de chip eletrônico da chave de ignição, responsável por garantir maior segurança ao condutor.
Importada do Japão, a Honda CBR 1000RR Fireblade 2007 tem preço público sugerido de R$ 62.752,00 com base no Estado de São Paulo, sem despesas com frete, óleo e seguro.
Ficha técnica:
Motor: DOHC, 4 tempos, arrefecido a líquido, 4 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro x curso: 75 x 56,5 mm
Cilindrada: 998 cm³
Relação de compressão: 12,2: 1
Alimentação/diâmetro do venturi: injeção eletrônica PGM-DSFI / 44 mm
Potência máxima: 171,3 cv a 11.250 rpm (DIN)
Torque máximo: 11,7 kgf.m a 8.500 rpm
Sistema de partida: elétrica (motor de partida)
Transmissão: 6 velocidades constantemente engrenadas
Transmissão final: corrente com anéis de vedação
Chassi: perimetral dupla trave em alumínio
Suspensão dianteira/curso: garfo telescópico invertido “upside down”/120 mm
Suspensão traseira/curso: Unit Pro-Link, amortecedor regulável, 133 mm
Freio dianteiro/diâmetro: a disco duplo flutuante, com acionamento hidráulico, cáliper de 4 pistões e pastilhas de metal sinterizado/ 320 mm.
Freio traseiro/diâmetro: a disco simples, com acionamento hidráulico, cáliper de pistão simples e pastilhas de metal sinterizado/220 mm.
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17 M/C (radial)
Pneu traseiro: 190/50 ZR 17 M/C (radial)
Comprimento x largura x altura: 2.027 x 717 x 1.118 mm
Distância entre eixos: 1.412 mm
Distância mínima no solo: 129 mm
Altura do assento: 824 mm
Peso seco: 179 kg
Tanque de combustível: 18 litros
Óleo do motor (total): 3,8 litro
Ignição: avanço controlado por microprocessador digital transistorizado
Bateria: 12 V – 8,6 Ah (selada)
Farol/Lâmpada: “Line Beam” / 12V - 55/55 W
Cores: vermelha, branca e preta
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