Carbomoto reúne mais de 25 mil pessoas
Encontro foi realizado entre os dias 6 e 8 deste mês, no município gaúcho de Butiá.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
A colunista e piloto Gisele Flores foi até Butiá, cidade do Rio Grande do Sul, distante 91 km da capital Porto Alegre, para fazer a cobertura do 9º Carbomoto, um encontro organizado pelo Moto Grupo Rota 290.
O município tem uma população de cerca de 22 mil habitantes, cuja economia está baseada na mineração de carvão, daí o nome do encontro ser chamado de Carbomoto.
A nona edição do evento aconteceu no centro da cidade, entre os dias 6 e 8 deste mês. Uma festa que, segundo seus organizadores, reuniu em três dias mais de 300 moto grupos e cerca de 25 mil pessoas. Ou seja, duplicou o numero de pessoas na cidade.
Um dos fatos que contribuíram para o enorme sucesso foi o tempo maravilhoso e a excelente lembrança das edições anteriores. O Carbomoto conta com uma organização impecável — coordenada pelo presidente Gelson do Moto Grupo Rota 290 e seus assessores Edilson, Pazada, Zecão e Josh — e percebe-se isso nos pequenos detalhes, como na entrada da cidade com tenda onde ofereciam um pão com salsichão aos motociclistas que estavam chegando até o cuidado em alojar motociclistas vindos de longe como a delegação do Uruguai e de Santa Maria, onde conseguiram uma casa para que os mesmos pudessem ficar.
Para quem queria acampar, foi disponibilizada a praça central, onde cada moto grupo montou seu QG. Lá era possível encontrar as bandeiras e brasões dos diversas filiações, advindas de todas as partes do Brasil.
Também foram oferecidas camisetas e cada moto grupo levou de recordação um troféu feito de peças de motos. Cada troféu foi confeccionado pelo próprio presidente do Rota 290. A escultura remete à atividade carbonífera, na qual a cidade está incluída.
O 9º Carbomoto ainda se preocupou com a poluição ambiental e em parceria com A Associação Pró-Ambiente do Rio Grande do Sul, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental na região, devido à presença das motos, realizou o plantio de 101 mudas de árvores.
Muita gente bonita esteve presente no evento e uma presença maciça de mulheres motociclistas que aproveitaram para comemorar o "Dia da Mulher", celebrado no dia 8 de março.
Na praça de alimentação, havia refeição para todos os gostos. Desde paeja campeira até os deliciosos drink’s da barraca do Capeta. Também no evento as pessoas podiam aprender como é realizada a extração de carvão mineral através de uma belíssima mostra e ainda levar uma pedra de carvão de lembrança.
Repetindo o sucesso de 2008, o evento contou com muita festa, que começou na sexta-feira e seguiu-se até o domingo. Era churrasco para todos os lados e diversas bandas tocando, tendo o cenário de muitas motos, de várias cores e modelos, das customs às esportivas, não esquecendo a galera dos triciclos que compareceu em peso, com todo o estilo dos seus proprietários.
O 9º Carbomoto foi um evento que contou com dias ensolarados e se manteve sem chuva, exceto por um breve período no domingo pela manhã. Como o local do evento é bastante arborizado, as pessoas procuravam a sombra das árvores ao lado de motos, triciclos, ônibus e barracas que povoavam a Praça de Butiá.
Para entreter os motociclistas foram armadas atrações como show de wheeling com a equipe Arte e Equilíbrio, show com as bandas Só Creedence, Meu Amigo Elvis, Os Daltons, Pa Di Kau, The Blazer Brothers e bandas locais. Uma festa numa boate local na sexta e sábado rolou até o amanhecer.
Quem compareceu pôde prestigiar e admirar a presença de aproximadamente 1,6 mil motos. O diretor-presidente da CRM, Telmo José Kirst, está de parabéns por apoiar um evento como o Carbomoto. Parabéns ao Moto Grupo Rota 290, o evento foi maravilhoso!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário