Aldo Tizzani
O desempenho do freio dianteiro é comparado ao de uma superesportiva. Já o torque em baixa se assemelha muito com o de uma custom. O conforto é de uma grã-turismo. De características touring, o modelo oferece ainda a agilidade de uma moto street. Aliado a tudo isso, o premiadíssimo design italiano. Assim é o Piaggio Beverly 500ie, um maxi-scooter voltado ao turismo que recentemente desembarcou no Brasil.
Como principais características, o modelo traz motor quatro tempos de 460 cm³, roda dianteira aro 16, ergonômica posição de pilotagem, porta-objetos no anteparo do escudo e alarme. O preço sugerido é de R$ 29.500,00. Só para comparar, o valor de tabela do seu principal concorrente, o Suzuki Burgman 400, é de R$ 32.036,00.
Febre na Europa, o scooter é um veículo multifuncional. Os de baixa cilindrada são muito utilizados nas ruas estreitas da “Vecchia Botta”. Já os maxi-scooters — acima de 400 cm³ — são ideais para se viajar, já que oferecem bom desempenho e muito conforto. Enfim, liberdade total para ir e vir. Então, como diriam os italianos: “buon viaggio”.
Motor e CVT
Sucesso de público e crítica, o primeiro scooter grã-turismo de roda grande da Piaggio traz um motor de avançada tecnologia, equipado com injeção de combustível, que oferece boas respostas e baixo consumo de combustível, além de baixa emissões de poluentes.
O propulsor SOHC de quatro cilindros gera uma potência de 39 cv a 7.500 rpm e torque de 43 Nm a 5.500 rpm. É também marcado por um comportamento bastante elástico e de fortes acelerações. Tamanha a força nas largadas que faz a moto quase pular à frente.
No quesito velocidade, este maxi-scooter é um dos mais rápidos em sua categoria. Segundo o fabricante, o Bevely 500 pode chegar a 160 Km/h. E percorre 100 metros em 6,6 segundos.
O grande responsável por seu desempenho é a transmissão totalmente automática do tipo CVT (Transmissão Variável Contínua). Ela funciona por intermédio de uma correia em “V” de longa duração, que oferece um excelente comportamento para quem gosta de pôr o pé na estrada. Com este sistema de transmissão, o scooter é um dos veículos mais fáceis e divertidos de se pilotar: é ligar e acelerar.
Ciclística
Na parte ciclística, a Beverly 500 dá um show de eficiência e boas soluções. O trem dianteiro é o grande destaque. O Beverly 500 conta com freio de disco duplo de 260 mm, com pinças da grife Brembo, na dianteira. Ainda traz o sistema integral de frenagem que funciona da seguinte forma: o manete esquerdo quando acionado atua sobre o disco dianteiro esquerdo e o disco de freio traseiro; já o manete direito atua somente sobre o disco dianteiro direito. Com isso a frenagem é bem distribuída e muito potente, chegando a ser agressiva.
Na dianteira, a suspensão telescópica com 104 mm de curso é bastante firme e, com o auxílio da roda de aro 16, absorve bem os impactos com o solo. Na traseira, além do disco simples de 240 mm, traz uma suspensão bichoque com dois amortecedores hidráulicos, reguláveis em quatro posições.
A roda traseira, de aro 14, está calçada com um robusto pneu de desenho esportivo. Graças aos pneumáticos, conjunto de suspensão e quadro, a Beverly oferece comportamento estável e muita segurança também nas curvas.
Toda a parte ciclística está “amarrada” a um quadro berço duplo fabricado em aço de alta resistência, que proporciona ao piloto máxima precisão em manobras em baixas velocidades ou na estrada, com velocidade acima de 100 Km/h.
Design e Conforto
Os italianos são mestres em recriar formas e conceitos. Com a Beverly 500 não foi diferente. É um veículo que transmite muita personalidade, traduzido por suas belas formas de linhas arrojadas. Tudo para oferecer o máximo de conforto e proteção para piloto e garupa.
Imponente, os destaques deste belo conjunto estético ficam por conta do farol, no melhor estilo retrô, e da bela lanterna traseira, que oferece uma excelente sinalização — frenagem e mudanças de direção — para os veículos que vem atrás. Fora isso, a scooter traz várias peças cromadas, que fazem uma alusão aos modelos de motos custom.
Sob o banco em dois níveis — longo e amplo que oferece o máximo de conforto para piloto e garupa —, há um bom espaço para transportar pequenos objetos, que também podem ser acomodados no escudo frontal. Com capacidade para 13,2 litros de gasolina, o maxi-scooter tem autonomia para rodar mais de 300 quilômetros.
Ficha Técnica
Motor: Monocilíndrico de quatro tempos, SOHC, de refrigeração líquida
Cilindrada: 460 cm³
Potência máxima: 39 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 43 Nm a 5.500 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica e pedal
Chassi: Berço duplo, confeccionado em aço
Rodas e pneus dianteiros: Liga-leve – 110 / 70 - 16"
Rodas e pneus traseiros: Liga-leve – 150 / 70 - 14"
Freio dianteiro: Disco duplo de 260 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco simples de 240 mm de diâmetro interno
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, com 104 mm de curso
Suspensão traseira: Bichoque, com 100 mm de curso
Comprimento: 2.215 mm
Distância entre-eixos: 1.550 mm
Altura: 1.090 mm
Largura: 770 mm
Altura do assento: 775 mm
Peso: 189 kg
Tanque de combustível: 13.2 litros (3 l na reserva)
Preço: R$ 29.500,00
Onde encontrar: Piva Import – (11) 5506-5080
Fotos: Renato Durães.
Agência Infomoto
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