Francisco José Cavalcante Façanha, o "Bozoka", tornou-se ontem o primeiro motociclista do planeta a pilotar nas geleiras da Antártica. O brasileiro de 43 anos esteve a bordo de uma Traxx, modelo Fly 125cc, outra que entrou para a história como a única moto no mundo a ter rodado no círculo polar.
A expedição moto-marítima partiu de Fortaleza, no início de dezembro, e exigiu uma operação complexa, que envolveu até militares da marinha. Já no destino da aventura, a qual demandou uma viagem de 13.095 Km pelas estradas e mais de 2.240 Km pelo mar, a moto foi transportada em uma espécie de empilhadeira, rumo a base do morro da Cruz.
Na manhã do dia 09, a missão foi concluída. "Bozoka" andou com a motoca sobre a neve, mas não se sentiu satisfeito. "Sabe aquele coisa de mulher meio grávida, me senti assim. Não estava realizado. Nossa meta era realmente pilotar no gelo antártico e não apenas na neve", afirmou.
No dia seguinte, o comandante da Estação Capitão-de-Fragata identificou, no Ice field Cracóvia, o Glaciar Wanda. "Bozoka" seguiu até o local, onde na manhã de quarta-feira finalmente completou o desejo, sob temperatura abaixo dos 15ºC negativos.
"Apesar do forte frio, a moto pegou de primeira, mostrando toda a sua resistência, robustez e desempenho como vinha realizando nos nove mil e trezentos quilômetros rodados de Fortaleza à Punta Arenas, no Chile. Depois foi só diversão", contou o brasileiro, que mal conseguiu descrever a sensação da conquista.
"Para mim foi pura diversão e realização pessoal. Mas essa não é só uma conquista pessoal. Dedico a expedição aos meus três filhos, aos meus pais, às Crianças da Casa do Menino Jesus, e divido minhas emoções e esse feito com todos os motociclistas do Brasil", completou.
Esta foi a quarta expedição que entrou para o currículo do Ice Man, como passou a ser chamado pelos amigos. Em seu site
www.bozoka.com.br, encontram-se detalhadas e ilustradas todas as suas aventuras, em seus 31 anos de experiência sobre as duas rodas.
Mais do que a divulgação da conquista, o MOTO.com.br aproveita o momento para parabenizar o piloto: "Bozoka", que passa a ser um dos grandes nomes no mundo das motos.