Conforme a previsão feita pela imprensa nacional, a BMW do Brasil lançou neste segundo semestre a nova F 800 S, modelo que foi apresentado ao mundo em novembro de 2005 no Salão de Milão (Itália), após passar 47 meses em desenvolvimento nos laboratórios tecnológicos da montadora alemã.
A máquina tornou-se oficialmente disponível aos motociclistas brasileiros no primeiro dia de novembro, durante o II BMW Biker Meeting latino-americano, que foi realizado até domingo passado na cidade gaúcha de Gramado, com a presença de mais de 400 pessoas.
O modelo nasceu para atender os consumidores que ansiavam por um equipamento mais potente que os de 650cc da fabricante, mas não tinham condições financeiras para adquirir as BMW maiores. Por tal motivo, foi projetada com um inovador propulsor bicilíndrico paralelo de 798 cilindradas, desenvolvido pela BMW Motorrad em parceria com a Rotax austríaca.
“A F 800 S nos coloca definitivamente mercado das chamadas motocicletas de categoria média”, afirma Herbert Diess, diretor da BMW Motorrad. “Esse é um segmento de alto volume, mas ao mesmo tempo altamente competitivo. E com nosso lançamento, estamos oferecendo uma moto de alta qualidade com características que os clientes vêm desejando há muito tempo”, acrescentou.
“Até mesmo os iniciantes e aqueles que estão voltando a pilotar serão capazes de manusear com facilidade essa moto, de peso leve e com notável agilidade. Juntamente com sua característica de motor balanceado voltado ao torque, pilotar esta motocicleta será uma atividade muito divertida, mesmo para os motociclistas mais experientes”, destacou o dirigente.
Os dois cilindros deixaram o equipamento mais macio e com menos vibrações, além de ter dado maior força ao conjunto, cujo motor gera 85 cavalos de potência máxima a 8.000 rpm e oferece torque máximo de 8,76 mkgf a 5.800 rpm.
O peso seco da F 800 S é de 190 kg, sendo 204 kg com o tanque cheio. O câmbio é de seis marchas e a transmissão final é por correia dentada em vez de cardã, uma opção para reduzir o peso. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 3,5 segundos e atinge velocidade final de 200 km/h.
Em matéria de conforto, a moto beneficia tanto o piloto quanto o garupa; conseqüência, segundo a montadora, do bom ajuste dos amortecedores. O design aerodinâmico é outro item de destaque e confere aparência robusta e de velocidade ao modelo.
O tanque de combustível está posicionado abaixo do assento, o que contribui para um centro da gravidade baixo e com fácil acesso para abastecimento. Entre os equipamentos opcionais de tecnologia estão os freios de alta performance com ABS.
O painel de instrumentos possui desenho moderno e de fácil reconhecimento das informações necessárias. O proprietário pode optar por um computador de bordo que oferece, ainda, uma função de cronômetro.
A esportiva S pode ser encontrada nas cores amarela e vermelha. O preço dela no Brasil é de R$ 52.900,00.
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário