Moto
Moto
A AutoZone, a maior rede varejista de peças e acessórios para veículos dos Estados Unidos, inaugura neste final de semana, entre os dias 4 e 6 de dezembro, sua loja no bairro do Guarapiranga, a segunda unidade do grupo na Zona Sul de São Paulo. A nova loja está localizada na Avenida Guarapiranga, 881, uma das vias de acesso mais movimentadas da região. A inauguração também marca as comemorações de três anos de atividades do grupo americano no Brasil.
Para o evento, a AutoZone preparou uma estrutura para exposição de produtos das suas marcas próprias, responsáveis por expressivo percentual de vendas em suas mais de 5 mil lojas instaladas nos Estados Unidos, em Porto Rico, no México e no Brasil. Somente no mercado norte-americano, a sua marca Duralast é a primeira no ranking de vendas totais no segmento de reposição. Juntas, todas as marcas próprias da rede – Duralast, Duralast Gold, Valucraft, C-Max, além da AutoZone – representam mais de 50% das vendas globais do grupo americano. São baterias, pastilhas de freio, cabos de ignição, limpadores de para-brisa, óleo e produtos de limpeza automotiva.
Segundo o diretor-geral da AutoZone no Brasil, Maurício Braz, o sucesso das marcas se deve à credibilidade conquistada pela rede, a partir de seu processo simplificado de garantia e de orientação confiável aos clientes: “Pela perspectiva do cliente, a decisão de compra da marca própria está fundamentada em diferentes critérios, como preço, qualidade, curiosidade, variedade e credibilidade. O consumidor considera em primeiro lugar o fator preço, mas também exige a qualidade atestada pela relação de confiança com a rede que comercializa a marca própria”, diz o executivo.
No caso dos produtos do grupo, Braz explica que cada item passa por um rigoroso controle de qualidade, com visitas às fabricas e acompanhamento da performance antes de ganhar o selo AutoZone: “Nós não estamos no negócio de comercializar peças, estamos no negócio de satisfazer o cliente. Mais do que vender peças, fornecemos credibilidade e conselho confiável”, conclui. O evento de inauguração da loja do Guarapiranga também contará com os principais fornecedores da rede, apresentação de lançamentos e distribuição de brindes.
A loja do Guarapiranga é a oitava unidade do grupo no Brasil. A outra loja na Zona Sul da capital paulista está localizada em Interlagos. Na Região Norte da cidade, a unidade está situada na Vila Guilherme, inaugurada há cerca de um mês. A loja de Guarulhos atende os clientes da Zona Leste da capital. A região Oeste é abastecida pela AutoZone de Osasco. Já no interior de São Paulo, a rede está presente em Indaiatuba, Jacareí e Sorocaba.
Todas as lojas da AutoZone seguem o padrão das unidades americanas: limpas, espaçosas e organizadas. Estão localizadas em pontos estratégicos das cidades, em geral, com grande fluxo de veículos, para atender a demanda dos consumidores que buscam proximidade às suas residências e aos locais de trabalho.
Planejadas no formato de “mercado de vizinhança”, as lojas disponibilizam mais de 19 mil itens e contam com ampla área dedicada ao estacionamento. Nesse espaço, o cliente pode fazer reparos e pequenas intervenções no veículo, num conceito conhecido como “faça você mesmo” (“do it yourself). A AutoZone ainda oferece serviços gratuitos, como recarga de baterias, teste de alternador e scanner de motor. Tudo é supervisionado pelos funcionários, chamados de AutoZoners, capacitados com uma série de treinamentos para fornecer orientações seguras aos clientes.
No Brasil, a companhia adequou sua oferta de produtos e serviços às necessidades e demandas dos consumidores locais. Além da maior parte dos itens ser produzida por fabricantes nacionais, as lojas têm uma área específica para atender os clientes de veículos duas rodas.