Alpinestars lança macacão com Airbag

A tecnologia dos equipamentos de segurança entrou numa nova fase de desenvolvimento.

Por Roberto Brandão

Roberto Brandão Filho

A tecnologia nos equipamentos de segurança para motociclistas claramente entrou numa nova fase de desenvolvimento, com o sistema de airbag sendo utilizado por uma série de fabricantes. A mais recente companhia que usou essa tecnologia foi a Alpinestars, fabricante de jaquetas, luvas, botas e outros acessórios.

O sistema de airbag da Alpinestars, chamado de Tech Air Race, se integra facilmente no equipamento que a companhia chama de Eletronic Airbag Protection Suit. Os dois componentes combinados criam uma jaqueta de couro de competição que pode calcular em uma questão de oito milisegundos se o piloto está caindo ou não, e se estivar, acionar os dois airbags que irão proteger o corpo do piloto.

A Alpinestars colocou cinco níveis de computadores e sete sensores que determinam os critérios que garantem o momento exato de quando o piloto está caindo, e depois acionam o sistema de airbag. Todos esses cálculos demoram 8ms para serem feitos, e o sistema demora cerca de 50ms para acionar e encher totalmente os airbags. As bolsas de ar permanecem infladas durante cinco segundos depois do acionamento e demoram 25 segundos para desinflar totalmente.

O sistema está preparado novamente para o acionamento em menos de um minuto. Isso permite que o piloto volte para sua motocicleta e permaneça protegido pelo sistema de airbag durante o resto da prova.

O Tech Air Race foi projetado para proteger o ombro (clavícula) e o pescoço do piloto, deixando o capacete e o protetor de coluna como peças a mais para diminuir as chances de lesão nessas regiões. O sistema pode ser facilmente expandido e a Alpinestars com certeza utilizará futuramente a tecnologia da Tehc Air em outra áreas de proteção.

O equipamento ainda não está completamente pronto para seu público alvo principal, e a Alpinestars planeja ter uma versão para o consumidor normal (a Tech Air Street) em junho de 2011. Atualmente, os pilotos Ben Spies, Mika Kallio e Daniel Pedrosa estão testando o Tech Air Race na MotoGP.

Por um preço de quase U$ 5,000 (aproximadamente R$ 8,925), fica caro para um piloto casual. Entretanto, com a melhora da tecnologia, os custos caem, e estamos certos de que peças vitais para os equipamentos de segurança como o sistema Tech Air Race estará disponível em alguns anos por um preço mais justo.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br