Moto
Moto
Sou suspeito para falar da X-ADV 750 pois já andei bastante com ela, consigo manter a imparcialidade quando o assunto é trabalho.
A X-ADV 750 não é um veículo popular, muito pelo contrário, é um produto diferenciado que atende um público diferenciado, apesar de ser um "scooter".
Se a linha de raciocínio for “é muito caro para um scooter”, estará limitando a achar que ela vai entregar o que um scooter comum entrega, que não é nem de longe a proposta desse veículo. A versatilidade é o grande diferencial que, somado a tecnologia, desempenho e conforto tornam a X-ADV única e incomparável.
Já rodei na cidade, estradas, terra, areia, lama, viajei longe, enfim, já usei "com vontade" e sem restrições e, com certeza, se eu fosse o "target" desse produto, financeiramente falando, já teria uma na garagem.
Não testei a versão 2022 ainda, mas em breve o farei, minha experiência é baseada no modelo antigo, ou seja, a nova deve estar melhor!
Quais são as vantagens e desvantagens da X-ADV 750 na minha opnião?
Tem um preço que não condiz com o meu bolso, e isso não quer dizer que ela seja cara, e sim que ganho pouco! Esse fato normalmente nos leva a comparar com outras opções de motocicletas do mercado, mas ela é incomparável. Depois de andar tanto, acho que ela “vale quanto pesa"! Ela entra no segmento premium, pois é um produto diferenciado e exclusivo, e não existe nada parecido no mercado. E isso obviamente custa.
Ela é mais alta que as scooters tradicionais mas não é uma big trail, nem por isso a distância do solo deixa de ser satisfatória.
Primeiramente vamos falar de segurança, da nossa segurança. Não é um produto visado então a preocupação de roubo e furto é bem inferior. Conseguimos rodar tranquilamente com ela na cidade e estradas desse nosso país sem o stress que passamos com outros modelos de motos.
Se passa pela sua cabeça comprar uma X-ADV, significa que você não tem um uso “tipo motoboy” que precisa costurar o trânsito rapidamente atravessando a cidade e sim, de um meio de condução mais prático e versátil que um carro e mais fácil e confortável de pilotar na cidade que uma moto grande.
O conforto é outro padrão também, é mais parecido com uma scooter de maior cilindrada do mercado porém, com alguns detalhes como o parabrisa ajustável, opção do câmbio ser trocado manualmente ou automaticamente, controle de tração e modos de pilotagem a escolher, entre outras vantagens mais.
Se a ideia for viajar, ela vai tranquilamente com segurança, conforto e economia. Tem o bagageiro embaixo do banco e espaço para fixar malas no banco, aceita um top case e malas laterais, sem restrições de terrenos, enfrenta o que vier pela frente. Anda tranquilamente na terra e no asfalto, enfim, já fiz 500 km de terra no Pantanal e grande parte da Estrada Real com ela, entre outras coisinhas mais e foi onde tirei a conclusão da sua versatilidade.
Velocidade não é um problema também, pois anda bem e consegue acompanhar as motos maiores sem problemas. Obviamente que mesmo ela conseguindo, não é um veículo para fazer uma viagem em velocidade cruzeiro a 160, 180 km/h, mas se precisar dar uma esticada, ela entrega.
A nova X-ADV 750 2022 que já vem com cavalete central de série, foi aperfeiçoada, ficando mais leve, ganhou performance e deu um “tapa" no estilo! Vamos ver?
Com um motor bicilíndrico de 745 cc e sistema Throttle By Wire, ela saiu de 54,8 cv a 6.250 rpm da versão anterior para 58,6 cv a 6.750 rpm, torque de 7,03 kgf.m , injeção reprogramada melhorando a resposta do acelerador, as três primeiras marchas foram encurtadas dando mais força nas saídas e as marchas restantes estão mais longas, o que permite uma viagem com menos rotações e mais economia.
Novo chassi e outros detalhes enxugaram 1 quilinho apenas mas, no visual ela está mais esbelta e invocada com os faróis duplos em LED com Daytime Running Lights (DLR), que são as luzes de posição diurnas.
O banco está mais estreito na frente, facilitando a chegada dos pés ao chão (820mm), o espaço sob o assento está maior, com 22 litros de capacidade e conta com uma porta USB. Outra mudança foi com o freio de estacionamento que mudou para o punho do lado direito, dando espaço para um “porta-luvas”.
Com para-brisas novo, mais abrangente e com cinco níveis de regulagem manual, ainda varia a inclinação também, o que ajuda a proteger o painel TFT de 5 polegadas com conexão Bluetooth e ativação de comandos de voz através do Honda RoadSync que está integrado ao HSVCS (Honda Smartphone Control System). O guidão largo vem com protetores de mão de plástico resistente, chave presencial, piscas traseiros com Sinal de Frenagem de Emergência (ESS) e ainda, os mesmos piscas tem cancelamento automático.
Conta com quatro modos de pilotagem, (STANDARD, SPORT, RAIN, GRAVEL) e um personalizável (USER), e ainda tem também controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control) ajustável em três níveis diferentes, onde o nível 1 é o menos atuante e o 3 o que mais atua, podendo ser desligado no modo USER.
O câmbio DCT tem diferentes mapas para os modos de pilotagem, atendendo a todo nível de usuário.
A suspensão dianteira Upside Down com 41 mm de diâmetro é pré ajustável e a traseira é monoamortecida com regulagem na pré-carga da mola. Rodas com aros de alumínio de 17 polegadas na frente e 15 polegadas atrás, vem com pneus sem câmara com perfil on/off road e válvulas em L.
Freios ABS de duas vias com calipers radiais de quatro pistões , dois discos de 296 mm na dianteira e um simples de 240 mm na traseira, com pistão simples.
Dois pacotes estarão disponíveis na pré-venda a partir de 24 de março e, nas concessionárias, a previsão de chegada é para Abril. Os pacotes são os seguintes:
Protetor Tubular de carenagem
Suporte traseiro
Top Box de 38 litros
Protetor de mãos estendidos
Protetor tubular de carenagem
Faróis de neblina
Suporte traseiro
Top Box de 38 litros
Malas laterais
Protetor de mãos estendidos
Manoplas aquecidas
Pedaleiras para uso off-road
Os acessórios também podem ser adquiridos individualmente.
A Honda X-ADV 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance, assistência 24 horas durante o período que durar a garantia. A pré-venda será iniciada no dia 24 de março e a previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil será em abril, com o preço sugerido (base Distrito Federal) de R$ 81.800,00 e, nas cores vermelha e cinza perolizada.