Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Oswaldo F. Junior

Viajando pelos Estados Unidos

30 de March de 2012

Oswaldo Fernandes Junior

No mês de Março de 2012, depois de muito planejamento, adequação das atividades profissionais, concessão familiar e negociação, coloquei em prática mais uma grande viagem internacional de motocicleta.  Diferente do modelo de viagem por desertos, regiões inóspitas, cidades distantes, o foco desta vez foi uma viagem ao país de maior destaque ao motociclismo de aventura, os Estados Unidos.

Depois de um voo tumultuado, chego a Miami, ansioso para me acomodar e conhecer a nova Suzuki V-Strom 650, uma moto surpreendente, cheia de novidades e estilo próprio. Uma moto que me proporcionou agradáveis momentos de pilotagens, nada deixou a desejar em estradas predominantes de motos customs e estradeiras.

Mala pronta, roupas de viagem, capacete, luvas e muitos me perguntavam se iria embarcar de foguete no cabo Canaveral, pois é, hábito e legislação americana permitem pilotagens somente com óculos, nada mais sendo requerido na maioria dos estados americanos.

Continuo com meu uniforme e procedimentos de segurança, suportando intenso calor e comentários, mantendo as boas práticas de segurança passiva que me proporcionam maior segurança por estradas de excelente qualidade, mas com motoristas não tão acostumados com motociclistas, principalmente pela grande quantidade de uso do celular durante o ato de dirigir pelas ruas e estradas americanas.  Atenção máxima e controle de velocidade, pois os guardas não dão moleza, regras diferentes, ainda bem, da grande maioria de países da América do Sul.

Primeira parada ainda no estado da Florida, cidade de Daytona, onde ocorreu o maior evento de motociclismo do mundo: DAYTONA BIKE WEEK. Maravilhoso evento onde fabricantes de motos, fabricantes de acessórios, lojas, bares temáticos, exposições, cursos, teste de motocicletas, passeios, desfiles, provas de motos, encontros, rock e muita festa e alegria, param esta cidade por 10 dias, em um encontro estimado de 600.000 apaixonados motociclistas. Parecia que todas as motos do mundo estavam por lá.

Sigo meu roteiro viajando pelos estados da Georgia, Carolina do Norte e Tennessee, lugares maravilhosos, sempre muito bem recebido e acolhido. Milhas e milhas são percorridas, passando por cidades de diversos tamanhos, zonas rurais, longas retas, muitas curvas, mas sempre com qualidade de ruas e estradas invejáveis.

Meu planejamento para esta fase da viagem era de conhecer e pilotar pela famosa rota “TAIL OF THE DRAGON”, um visual paradisíaco, para pilotar por uma rota de 11 milhas, com 318 curvas de todos os tipos e situação, no meio de um parque florestal. Foi uma nova aprendizagem e curtição, além do risco, pois a estrada é sinuosa, sem acostamentos e muito menos proteções laterais.  O visual é fantástico, pinheiros, riachos, animais selvagens, e elevação superior a 1000 metros de altitude.  Uma grande árvore, chamada de árvore da vergonha, é decorada com peças de motos que se acidentaram pelas sinuosas curvas.  Uma particularidade á parte, que proporciona um friozinho na barriga, mas que nenhuma peça de minha moto ficou para decoração.

Percorrido este caminho na ida e na volta, tamanha empolgação, rumei novamente para Florida, cidade de Jacksonville, onde pude estar presente em mais uma prova de resistência em motociclismo, “IRON BUTT Florida Mountain 2012,” onde 1000 milhas foram percorridas pelas estradas e montanhas, saindo de Jacksonville  rumo ao estado do Alabama, ida e volta com tempo inferior a 24 horas.  O evento teve a participação de 100 motociclistas de resistência e premiação pelo próprio Mike Kneebone, presidente do IRON BUTT ASSOCIATION.

Com descanso merecido e rota programada, rumei para Daytona Bike Week, onde pude presenciar os dois últimos dias de evento, e confirmar tudo aquilo presenciado anteriormente.  Foram 14 dias de viagem, quase 4000 quilômetros viajados, muito autoconhecimento e introspecção pessoal, em uma viagem solo de companhia, mas valorizando todos que puderam apoiar esta grande conquista.

Nesta nova aventura, fica confirmado valores e proposta de vida: viajar de motocicleta sempre que possível, propor novos desafios pessoais todo dia, planejar nova rotas a cada momento disponível, conhecer novas pessoas a cada parada, curtir a viagem a cada instante e agradecer eternamente a minha esposa, filhos e família, pois o entendimento de minha necessidade de poder partir para as minhas aventuras e poder chegar bem, valorizam ainda mais toda esta união familiar, necessária para uma boa, desafiadora e cautelosa viagem.

Sei que muitas viagens estão à frente, mais algumas motocicletas serão alvo de meus desejos, mas certo de que ao meu lado tenho a companheira e esposa de toda minha vida, para ela, dedico meu maior presente: a minha eterna gratidão e meu grande obrigado.

É isto aí, nos vemos pelas estradas.

Oswaldo F. Jr é consultor de pilotagem, segurança e resistência da Omno (www.omnoweb.com.br). Fez diversos cursos nacionais e internacionais. Para ele, moto e estrada é uma combinação mais que perfeita.

Compartilhe esse anúncio