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Giglio Val

WSBK Utah: Nem parecia 2ª feira! E o campeonato embola

29 de May de 2012

Giglio Val

Confesso que não pude assistir a primeira corrida, aliás, eu como todo “motard” pagador de impostos estava na “labuta” diária, coisa que os pobres mortais fazem normalmente no primeiro dia de trabalho da semana...

Mas fui esperto!... Deixei programado meu sistema para gravar por horário (...muito mais confiável neste país do que gravação por programa!), conforme, claro, o indicado pela rede de TV responsável pela transmissão, no site da TV a cabo que utilizo, no dia anterior.

Contudo, como as TVs a cabo neste país respeitam suas próprias programações, tanto quanto um motorista comum em São Paulo respeita as faixas contínuas, “bau-bau” ....Dancei.

Pude trocar impressões com um colega que vive nos EUA, e que viu a corrida.

Checa venceu com autoridade, 24º vitória na categoria, exibindo superioridade no braço neste circuito que por traçado e vista é muito bonito. Aliás, a pinta da torcida era de um dia de pic-nic no campo, no meio do árido interior americano.  Clima, aliás, com o qual nosso querido Ben Spies deve sonhar todos os dias...

Melandri, muito animado com sua BMW, e Biaggi fecham o podium... Aqui o barbichinha ficou a quase 6 segs com J. Rea quase subindo em cima dele na chegada.

A corrida 2 foi muito emocionante... Logo que começou, deram 3 voltas, e Checa seguia de novo na frente, andando muito, com um pole Smrz afundando, e as BMW voando, Aoyama num voo de dar inveja a qualquer patrício ninja arregaça sua Honda na zona lenta da pista, derrama óleo, e pronto... bandeira vermelha.

Aliás, Aoyama também está mais desaparecido no WSBK do que qualquer ninja em combate.

Assistimos nos 40 mins seguintes um festival de inépcia dos comissários e dirigentes tentando limpar o óleo... Festival incrível de americanos obesos, o mais leve ali pesava fácil uns 160 kg, e entre mandos e desmandos, finalmente tivemos a relargada, que não considerou os tempos da primeira... simplesmente uma corrida mais curta.

Muito rapidamente Checa assume de novo a liderança, com um Melandri em 2º, seguido de um pelotão que alternava muito.

O próprio Melandri chegou a perder o 2º posto para Rea por alguns instantes, mas se recupera.

Discordo dos comentaristas quando afirmavam que esta pista favorecia as motos bi-cilíndricas, pois apenas Checa se deu realmente bem nesta pista!... Nas duas corridas, a segunda Ducati mais bem colocada foram Smrz 6º e Giuliano em 7º respectivamente... É o Checa que faz a diferença nesta máquina.

Eis que Checa caí! ...e Melandri fica livre para ganhar sem sustos, com um Rea em 2º e novamente Biaggi em 3º ...este mantém a liderança do campeonato, mas vê um Melandri junto com Sykes, encostados ...a coisa fica feia para Checa que cai para 5º.

A Kawasaki tem de resolver os problemas de consistência... Sykes afundou muito para o que tem feito ultimamente!

Haslam também comeu poeira do colega italiano, que eu considero um dos melhores deste grid.

Menção honrosa ao jovem Davies, grande astro da Supersport, que andou muito bem, chegou a estar no podium, e terminou em 4º (7º na primeira corrida).

Canepa e Zanetti continuam como grandes construtoras nas obras da minha saudosa terrinha lusitana... Não terminam uma sequer!!!! Deus do céu!

Apenas o WSBK pode de longe se aproximar nas emoções que temos no Moto2.

As BMW estão subindo de produção e já estão passando as Aprilia em reta! (Aliás, nesta pista foi até covardia em relação às Ducati).

Acho que este campeonato começa a ter “cheiro” de Melandri ...Vamos ver.

Malas e passaporte nas mãos, vamos de escala em Bolonha e dirigir até Remini... pois Misano vem aí!

Com o retorno do TEAM Brazil no Superstock 1000, e esperamos que Heber Pedrosa já esteja de volta, que junto do Phillipe Thiriet possam brilhar novamente em terras “macarrônicas”!

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.

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