WSBK Portimão: Na terra do fado, a pista que sobe e desce

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas em mais uma rodada de motovelocidade

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Sou um dos poucos que não gosta desta pista... O visual é bonito sem dúvida, e o Algarve lusitano nem falar...é o paraíso. Esta pista repleta de curvas cegas, e subidas e descidas é sem dúvida um desafio a qualquer piloto, mas é cansativo andar lá!... Sou muito mais o circuito do Estoril.

Além do que, para assistir esta corrida “in loco”,  é necessário percorrer uns 250 km do centro do país até o sul... Resultado é falta de público, como vimos.

Na primeira corrida, no piso úmido, Sykes foi salvo pelo gongo, ou melhor, pela bandeira vermelha. Antes da interrupção não parecia ter bom ritmo...mas depois, virou bicho!

Azar do nosso querido barbicha, Biaggi, que liderava com pinta de que venceria. Também não repetiu a mesma performance na segunda parte da corrida.

Checa fez uma bela corrida, perdeu posições na largada, mas veio recuperando e chegou a ameaçar Sykes no final...Mas no fim acho mesmo que ele aliviou , e resolveu garantir o 2º lugar.

Méritos a Guintoli, fez uma corrida sólida e mereceu o pódium.

Alguém aí viu as BMW?... Foi mesmo difícil vê-las... Melandri  largou bem, chegou a andar em 4º, e como é de costume, durante a corrida ele vai para cima e fatura... desta vez ele foi mesmo para cima, da moto do Biaggi, perde a frente, bate no italiano que escapa por milagre, vai para o chão, quase é atropelado por Giullano  que também cai. Davies também entra na dança...

Fim de corrida para  Melandri, que aliás nem participou da segunda corrida devido aos ferimentos.

Haslam?...foi o último classificado. (...sem comentários)

A BMW vê o sonhado título derretendo como manteiga no sol...

Laverty, também piloto da Aprilia, e que é irlandês, e não italiano como falaram durante a transmissão, até que começou bem, mas veio perdendo ritmo.

E  por fim o britânico que fez bom papel  em Misano, Rea, teve uma corrida honesta mas ligeiramente apagada para seu usual.

Pista úmida é sempre uma loteria!

Na segunda corrida, com pista seca  e até  com sol,  Laverty vence praticamente de ponta a ponta, e foi atacdo mesmo na última volta por Rea, que quase passa no final... Sykes que saiu desta  vez  na frente, começa a perder ritmo, e sua moto começa a “fumar”, ele toma algum tempo para perceber, mas recolhe a dá adeus a corrida.

Rea fez desta vez uma corrida corajosa e rápida... Gosto deste cara!.. Não tem medo de cara feia, e gosta mesmo é de acelerar!

Surpresa  foi ver Camier disputando posição com Biaggi, chegou a passar , mas levou um “x” ...Correu muito bem, e foi muito seguro e agressivo, até perder a trajetória, não caiu, mas algo passou pois abandonou a corrida. Olhá a Suzuki aí!!!

Biaggi termina assim em 3º, o que  o leva a liderança folgada no campeonato, e acho mesmo que será difícil arrancar da mão dele o “ caneco”!

Checa, já não foi tão competitivo no seco, chegou em 5º , atrás  de Guintoli, que parece muito entrosado com sua Ducati.

Na Superstock 1000, os brazucas Thiriet e Pedrosa chegaram respectivamente em 13º e 15º garantindo alguns pontinhos para a Team Brazil.

Próxima e última etapa será em Magny Cours, França. (chato pensar que já esta acabando!)

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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