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Giglio Val

WSBK Assen: Só conhecemos os pódios nas śltimas curvas

23 de April de 2012

Giglio Val

De tirar o folego as 2 corridas... Não dá para comparar: no quesito emoção e imprevisibilidade, a WSBK dá de 6 x 2  na MotoGP...

De início entre o frio e a crise europeia, vimos uma pista cheia de gente empacotada... eu disse cheia, não lotada como de costume, mas pelo menos 60 mil pessoas puderam assistir ao vivo um espetáculo à parte...

Festival de quedas, ultrapassagens e manobras imprevisíveis.

Na corrida 1, já percebemos um Sykes não tão à vontade, tentou sustentar a liderança mas não conseguiu por muito tempo... Vimos também um Checa mais comedido... Esteve no pelotão da frente todo o tempo, mas chegou a andar em 7º!

Como nosso querido barbicha, Biaggi, não figurava face a uma má qualificação, seu colega Laverty ficou macho e até que buscou protagonismo.  Andou bem, mas não conseguiu estar nas posições de podium regularmente.

Biaggi não andou mal, mas não estava voando como em etapas anteriores... Chegou em 4º beneficiado por um festival de tombos adiante.

Me amigo Rea, que pilota ao estilo do nosso saudoso Super SIC, gosta de deitar tanto que com frequência perdia o apoio do pé oposto a curva, dando um show de malabarismo ao recuperar a moto cada vez que quase ia para o chão , e o interessante é que não parecia se intimidar.

Acabou mesmo por passear fora da pista e abandonou... Mas este cara é mesmo um tremendo piloto!

Eis que vemos um Melandri, e um Haslam vindo para as cabeças enquanto a Kawa de Sykes dava um show pirotécnico e soltava mais fumaça que um “busão” lotado num fim de tarde na Vila Maria!

Sykes tem de abandonar, mas teve até que tomar tapa na orelha das BMW, um de cada lado, na passagem da reta para ver se ele se mancava... Não sei se era óleo ou fluido de freio.

Melandri  na ponta e perspectivas positivas para a BMW e eis que cai uma chuva inicialmente fina e o show Kamikaze começa com o próprio Melandri  voando, e outro batalhão caindo.

Bandeira vermelha!

Recomeço... Melandri sai na frente, pois preserva-se a classificação da volta anterior à bandeira  mas se afunda no pelotão com pista molhada, no momento que Haslam assume a ponta e os Deuses  apontavam para um dia histórico com a primeira vitória da BMW, a equipe que queria tanto que a pista secasse, acabaram mesmo secando o britânico que foi mesmo para o chão.

Neste momento o dia histórico ficou para o folclore, ou alguém achava que Fabrizio poderia ganhar? (Acho que nem a avó dele acreditava, muito menos o amante da grama Badovini...)

Percebemos neste momento as Ducati satélite de SMRZ e Guintoli já prontos para dar o salto, mas é o francês que impõe o ritmo e vai para a frente.

Desta vez sua Ducati 1198(coice de mula)R parecia mais mansa, e ele pode pilotar com mais tranquilidade. Tranquilidade que não teve Laverty em sua Aprilia que chicotiava mais que uma 125 com rodas tortas de um motoboy atrasado... que coisa!

Checa parecia neste momento tranquilo em 2º seguido por seu “muy amigo”...melhor  “muy amichi”  colega de equipe Giugliano, que em um vai, não vai, ultrapassa o espanhol na última curva.

Fica pedindo desculpas, blá... blá... blá... mas na realidade na minha opinião ele fez uma bela ultrapassagem característica da competição... Houve risco? claro... mas quem não quer tê-los que fique em casa assistindo o programa do Faustão!!!

Na segunda corrida, algo surpreendente... Checa saiu para “jogar” tênis e a equipe lhe deu um taco de Golfe... Deus do céu!! ...Pneu de chuva debaixo do Sol... Nem que a equipe tivessem contratado a “Storm” do X-Men, esta estratégica funcionaria...

Checa afunda no pelotão mais rápido que a minha Lusa no campeonato paulista, e vemos nosso amigo sem vogal SMRZ, disparar na frente, e seguido por seu colega Guintoli, e o checo fica mesmo no chão...

O Francês tem pinta que vai ganhar outra!...É quando o “porra loka” de plantão J. Rea vem para cima, e no final passa e conquista sua (creio) 4º vitória... merecido!

Guintoli, grande fim de semana, salvando as honras de Bologna (agora sob nova administração), e quem diria um Laverty, para alegria da Irlanda e da Aprilia fechando o podium.

Davies, que deu show na Supersport, voltou a dar show... de patinagem! ...Não terminou nenhuma corrida.

Por fim, na Superstock 1000, a equipe  brazuka TEAM Brazil voltou a pontuar, desta vez com seus 2 pilotos, mesmo punidos com 30segs cada, por um erro da equipe que pôs pneus intermediários...

Danilo Lewis, que chegou na Europa na 4f, e só foi conhecer sua moto, a pista, a equipe, o grip e os pneus dentro dos treinos oficiais, se adaptou muito rápido e garantiu a melhor posição de GRID da equipe até o momento, 19º.

Thiriet termina em 14º e Danilo 15º, este último pontuando no mundial logo na estreia.

Vamos para Monza, pista rápida e menos técnica que Assen.

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o TNT Superbike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.

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