Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Giglio Val

Overdose sobre duas rodas: MotoGP e WSBK

02 de July de 2012

Giglio Val

Primeiro viajamos a Assen, no belo circuito holandês, mais ainda em um sábado de sol... sim senhor, para os mais desavisados, o GP foi no sábado e não como de costume no domingo.

Bautista largou bem e tentou dar o bote por dentro da curva, perdeu a frente de forma escandalosa e ao ir reto leva junto Lorenzo que viu sua corrida terminar ali mesmo... ficou bravo com o compatriota. Não era para menos.

Foi mesmo “Medrosa” quem sai na frente e é seguido de perto por Stoner... Não tem jeito, a gente sabe o que vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Dani não consegue abrir, e se segura como pode até que de uma forma agressiva e decidida, o australiano passa de “passagem” como gosta de dizer o Fausto Maciera.

Stoner, no último terço assume de vez a liderança e some na frente do espanhol  para vencer mais uma, e igualar-se em pontos a Lorenzo.

Menção honrosa a Dovi, que mais uma vez termina no pódium, após forte disputa com o futuro desempregado Ben Spies, que termina em 4º.

Crutchlow, que havia errado, teve de remontar a corrida, passando pelo trio Hayden, Barberá e Rossi.

Rossi, aliás, está no fundo do poço, apesar de ter aguentado algum tempo à frente deste 3º pelotão, perde ritmo, até parar para trocar o pneu traseiro... coisa que seu companheiro Nicky, com uma corrida honesta, não precisou fazer. Valentino vive mesmo seu inferno astral.

Começa a aumentar o coro sobre o Rossi, uma das principais peças no jogo de cadeiras para 2013, na Honda junto com Marquez... Pedrosa, acho que pode ter de buscar outro assento.

Randy terminou na melhor colocação de uma CRT até o momento, 8º!

Aliás, pela primeira vez podemos fazer uma grosseira avaliação comparativa entre CRTs e WSBK... Pois a pista é comum nos dois calendários... Esta comparação não pode ser feita  no circuito de Aragón, uma vez que o traçado muda um pouco no final da grande reta.

Mas pelos tempos, pode-se ver que WSBK e CRT são muito próximos, o que leva a crer que no próximo ano as CRTs já estarão um pouco mais rápidas.

Indo para Aragón, no WSBK, outro domingo muito bonito, neste belo circuito de paisagens áridas.

Na primeira corrida já se percebe que as Ducati iriam sofrer muito. Circuito muito veloz, privilegia as motos forte de reta, e com boas saídas de curvas de alta.

Circuito ideal para as Aprilia. E foi mesmo.

Biaggi depois de dar algumas voltas em 4º vai para a liderança, e fica tranquilo até um rápido Melandri chegar junto, e disputar a vitória, chegando mesmo a liderar na última volta sem se sustentar.

De qualquer forma, grande corrida de Melandri, com uma BMW cada vez mais ajustada. Os alemães estão evoluindo, e “sei lá” se em 2 anos eles não se aventuram pelo MotoGP.

Haslam já não teve desempenho nem de perto parecido com seu companheiro.

Checa que já tinha se rendido ao 5º lugar, sem ter condições de atacar, quando vê um rápido Badovini sair de traseira há 2 voltas do final, e levar Sykes junto!!!... este último com a moto destruída...

Podium improvável para Checa que vê seu campeonato derretendo no verão europeu.

Biaggi vence.

Muita emoção na 2º corrida, desta vez com um Melandri que vê mais Laverty a frente do que Biaggi. Aliás grande corrida do Irlandês, que liderou por várias voltas, mas terminou mesmo em um belo 2º lugar. Merecido!

Melandri vence com louvor,  e mais louvor ainda para Davies, que protagoniza uma vez mais e chega a frente de Biaggi em 3º, seu primeiro pódium na categoria.

Badovini já não tão bem assim como Giuliano que não conseguiu acompanhar os pelotões da frente. Checa fica em 7º, e Sykes 8º... aqui o britânico fez o que pode, com sua Kawasaki recuperada “meia boca” depois do Strike do Badovini.

Premio “pé de chinelo” a Aoyama, que não fazia nada no MotoGP e mantém a coerência, não fazendo nada  por aqui também. Tá certo que a Honda precisa de um piloto japonês, mas será que em um país com 130 milhões de japas, não tem nenhum outro que sabe pilotar?

Seguimos com mais emoção na próxima semana, pois tem MotoGP na Alemanha.

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.

Compartilhe esse anúncio