O que só o Giglio viu no MotoGP da Catalunha?

Novo colunista de competições do portal MOTO.com.br faz uma análise afiada da etapa da Catalunha

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Se o caro leitor for cego e surdo, seguramente pode ter achado o GP da Catalunha, Barcelona, muito emocionante e repleto de combates e ultrapassagens.

Se pode ver e / ou escutar, mas veio de uma noitada no Sábado, seguramente dormiu no sofá… Para isso o Giglio pode ajudar… Você colega não perdeu muita coisa!

Largada esquisita do  pole Simoncelli , muito ruim , e na esperança que sua vasta cabeleira fosse atrapalhar sua concorrência da primeira fila, não deu certo…Marco afundou para 7º ou 8º posto, e parecia que ia puxar a faca e vir pras cabeças…

Com ameaça de chuva, devemos sempre contar com ele…

Jorge Lorenzo, mais macho na largada que seu normal , pulou para frente e segurou o sempre veloz  Stoner por algum tempo… Stoner não teve muito problema para ultrapassá-lo ainda nas voltas iniciais, não o despachou logo, mas aqui vem algo que esta acontecendo com alguma frequência… Lorenzo perde um pouco de ritmo e vai ficando para trás… Ele parece estar cansando com mais frequência…veja o caso de Portugal, Estoril… Ele se cansou.

A dupla  de italianos que vem vivendo momentos intensos de amor e ódio, Rossi e Dovidiozo, que a três GPs não se largam, este humilde blogueiro acha até quê se trata de Síndrome de Estocolmo, ficaram juntos todo o tempo… Rossi tentado fazer sua Ducati andar, e Dovi na frente sem escapar, mas também sem conseguir alcançar o solitário Texas “ ranger”, Spies…os 3 seg duraram 2/3 da corrida.

Aliás Spies fez boa corrida, esteve próximo de seu companheiro e quase o alcançou no final, trazendo relativamente próximo os três mosqueteiros italianos, Vale, Dovi e super Sic…

Sic???....sim, ele puxou a espada no início, mas acho que se cortou no ato, pois não conseguiu partir para cima como se esperava, aliás no final desistiu e se contentou com o 6º lugar. Passou no inicio o Hayden, mas ficou por aí… A Ducati nem motor tem mais!!!

Crutchlow também fez  boa corrida…7º!

E na rabeira, os irmãos “glonck” se degladiando… Bautista, Barberá, Caipirossi e  Karel “sou milionário” Abraham… mas a pobre Suzuki que tantas alegrias dá ao Giglio nos fins de semana, acabou comendo poeira!!

E Elias? Estava lá? Pasmem colegas… sim!! Meu amigo Toni Elias, que aliás o conheci no Aeroporto de Lisboa na véspera do GP do Estoril (viemos juntos de Barcelona) é um cara gente finíssima… Foi atencioso comigo e fez uma bonita dedicatória ao piloto brazuka Danilo Lewis!! Ele conseguiu chegar na frente! do pace car...

Randy, uma vez mais voou pelos ares e fim de corrida… depois de Misano no ano passado, quando se acidentou, ele nunca mais foi o mesmo.

Detalhes técnicos: Observem como o Stoner parece apanhar o tempo todo da moto… é seu estilo digital de pilotar (tudo ou nada...) Claro que anos apanhando de uma Ducati Desmo ”coice de mula” sedici, pode gerar distúrbios psicossomáticos compulsivos em um piloto, que passa só a  pilotar na porrada…

Simoncelli, na qualificação quase cai novamente, como uma reprise de sua queda em Jerez, quando caiu sozinho enquanto liderava… Ele tem uma posição muito particular de pilotar, e sua estatura atrapalha um pouco, somado a sua propensão circense de contorcionista o que o leva a situações frequentemente extremas.

Não vou comentar muito do Moto2, que é sim muito mais emocionante, com Bradl a vencer com certa facilidade, e o queridinho da torcida Marquez chegando em um meritoso 2º lugar, mantendo bom ritmo enquanto aos pares, quatro pilotos à sua frente caem uns em cima dos outros, em um show de dar inveja a qualquer “Tele Catch” , limpando o camiho do campeão da 125cc de 2010.

Luthi que é muito bom…fez outra burrada.

Nota de quem já viu de perto uma moto2…alias subi em uma… É uma moto extremamente traiçoeira…

Termino agradecendo ao pessoal do portal MOTO.com.br o privilégio de poder tecer humildes comentários  neste  baluarte da velocidade em duas rodas, dos mais sérios, respeitados e objetivos meios do motociclismo brasileiro.

Abraço do Giglio!!

Giglio Val, 46 anos, é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. Como cidadão do mundo, morou em vários países e atualmente vive em Portugal. A paixão pelo mundo da velocidade começou cedo, por volta dos nove anos de idade e aos 13 já levava tombo na sua SBK, Mobilete (dos outros!). Hoje “brinca” de kart, carros, e claro, moto, nos circuitos de Estoril e (quando dá!) em Portimão, também. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis , que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup  e o TNT Superbike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no podium da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br