Nurburgring: Novidades e o campeonato se compacta

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas em mais uma rodada de motovelocidade

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Não se pode dizer que foi um renascer da Aprilia, pois eles nunca desapareceram... Mas ficou patente que o nosso querido "barbicha" nunca se pode deixar esquecer. Sua relação com a moto é muito fluída e ele tira daquela máquina o que nenhum outro tira.

A novidade deste ano é um campeonato bem compacto, sem cara de decisão antecipada, e com interessantes variantes, onde pilotos tem tido a oportunidade de estrear em vitórias, e nesta pista alemã, foi a vez de Chaz Davies.

Ele já vinha batendo na trave, vez algumas boas atuações, e mereceu esta vitória. De quebra já saiu com um contratado assinado com a BMW para o próximo ano...

Aliás, pena para a equipe alemã, que vem fazendo um campeonato muito bom, mas viu sua maior estrela, Melandri, lamber o chão nas duas corridas... e não terminar nenhuma delas.

Na primeira queda, me pareceu que ele freou muito dentro e perdeu a dianteira. A segunda queda não foi muito deferente. Não fossem estas quedas, Melandri seguraria a liderança do campeonato.

Nosso amigo Sykes, fez duas boas corridas, não pode ter o desempenho de ponta, mas garantiu pontos importantes para a terra do sol nascente. Sykes é uma das maiores consolidações deste ano, e pode finalmente mostrar seu valor como piloto de ponta.

É mais fácil mostrar seu valor como piloto, quando se tem uma moto bem ajustada.

Quem fez uma corrida honesta, mas um pouco apagada foi Checa, não pôde protagonizar nada de especial. Garantiu alguns pontos, mas já deu adeus as suas pretensões de vencer este ano.

Giugliano, como de costume, não terminou a primeira corrida, e ficou logo atrás de seu colega na segunda corrida.

Fabrizio, que já sente saudades de sua Suzuki, também não terminou nenhuma das duas etapas.

Aoyama, um verdadeiro ninja! Ninguém consegue vê-lo! Que vergonha para um cara que veio da motoGP.

Vale aqui uma importante menção para J. Rea, que apesar de não terminado a primeira corrida, quase beliscou um pódio na segunda... O veloz britânico vai pilotar a moto do Stoner na próxima etapa do MotoGP, enquanto o australiano se recupera ainda da contusão em seu tornozelo.

Ver Rea por lá vai ser muito interessante... Não devemos esperar milagres, mas sempre será agradável aos amantes deste esporte, uma eventual surpresa.

Aliás, sempre enfatizo que para quem gosta de competição em duas rodas, o WSBK dá um show de emoção, muito mais imprevisível que o MotoGP.

Malas prontas para minha terrinha querida, circuito de Portimão, Algarve!

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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