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Giglio Val

MotoGP vai acabar... Viva as CRT!!

17 de February de 2012

Giglio Val

Teoria da conspiração?! Há tempos que venho meditando sobre o futuro da MotoGP?! ....Explico melhor, da MotoGP como ela é e está.

Grids vazios, e quando tem strike na largada assistimos uma corrida mais ou menos, sem muitas emoções até mesmo porque tem poucos protagonistas...

O que de fato estava acontecendo no minguado grid das MotoGP? Grana meu caro, aliás, a falta de...

O leasing de um chassis protótipo do MotoGP, incluído tudo, eletrônica, suspensão  etc.,  custa entre 3 milhões de euros até 5 milhões de euros, colega!!!... e  se forem duas motos nem pensar...

Além disso, a própria equipe não tem acesso a tecnologia etc... Tudo está no preço, suspensão eletrônica, engenheiros de fabrica... Quando eles vão embora, levam tudo embora e a equipe fica sem nada!

Fora esta pechincha, soma-se os gastos com equipes, pessoal, logísticas, fees, ou seja, uma gastança sem fim... Resultado: apenas alguns sobreviventes ainda  endinheirados  podem estar neste grid, cujo futuro iniciou 2010 com sérios questionamentos.

De fato, somente grandes montadoras podiam competir de efetivamemente...

Será que a Dorna caminharia para o mesmo destino de outras empresas espanholas? ...falência?? ...não!  O bom senso reinou finalmente.

Eis que aparecereram as CRT (Claiming Rules Team), uma categoria alternativa dentro da própria categoria rainha, que disputará entre ela o  seu lugar ao sol, enquanto esperam o Stoner meter volta encima de volta, mas o importante é que eles terão o sentimento entre eles de competir...

As CRT são motos também protótipo, mas com DNA de uma de série, 1000cc, com a liberdade total de usar e abusar da eletrônica, e nos ajustes de suspensão, se não uma liberdade total, poderão deleitar uma Ohlims com muitos desafios...

Terão a liberdade também de ter discos em carbono de várias dimensões, ao passo que as MotoGP estão limitadas as 320mm.

Para o vexame não ser colossal, as CRT, que de fato serão mais próximas de uma SBK  “made in” Dorna, poderão utilizar 12 motores na temporada de 2012, ao passo que as MotoGP somente podem ter 6 motores, e de lambuja, como as CRT não terão limitação nas ECU, terão direito a 3 litros mais de combustível, de 21 a 24 litros, para dar de comer ao festival de eletrônica que dará inveja a qualquer caça americano...

Liberar a ECU é boa jogada para evitar gastos exagerados com pacotes eletrônicos mais complexos e que custam fortunas.

Resumo da ópera: com cerca de 1 milhão de euros dá para colocar uma moto na pista, e ser o dono da parafernália embutida nela.

Enfim, deve haver alguma emoção, inclusive porque entram algumas novas marcas, como a Aprilia da Aspar Team e a BMW-Suter.

As CRT devem estar, em termos de desempenho e tempos algo entre as SBK e as MotoGP... Por serem ainda protótipos, serão um tanto mais rápidas que as SBK.

Mas de que conspiração eu estou falando??

Meu caro, para mim parece óbvio que toda a categoria vai dar uma reviravolta nos próximos 2 a 3 anos, e tudo vai virar CRT...tudo!  ... assim o grid vai encher novamente e teremos de volta os velhos pegas das 500CC...lembra?

Tudo esta armado para isto.

E você, duvida da minha teoria?

Abraço e vamos esperar até abril para ver os pegas.

Giglio Val, 46 anos, é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o TNT Superbike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.

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