MotoGP: Realeza foi ver canguru e acabou comendo paella

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas na abertura do Mundial de Motovelocidade

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Não dá para dizer que foi uma corrida meia boca, tão pouco eletrizante, igual não podemos dizer que o resultado foi imprevisível... improvável, mas não imprevísivel... aliás, quando Lorenzo “rouba” a pole de Stoner no último minuto, já podíamos prever que a corrida não seria monótona... e não foi.

Lorenzo sai na frente, enquanto assistíamos um Crutchlow afundando no pelotão como um submarino (decepção...), e nosso querido top model da playmobil, Dani Pedrosa arrancar como um foguete, e pular para 2º já na primeira curva... aliás, ele chegou na frente mesmo, mas como ser macho não é a dele, por fora Lorenzo reassume a liderança.

E Stoner?...Largou mais ou menos, e completa a segunda curva em 3º...

Nosso Texas ranger Spies, sob pressão, e claro sofrendo com a “muvuca” que a dupla da Tech3 joga em cima dele nessa temporada, olho gordo é pouco, de olho na possível vaga na Yamaha em 2013, acabou transformando a corrida do americano em um triste calvário, onde vimos Ben saindo em 4º e afundando até chegar num medíocre 11º... medíocre para quem corre numa equipe oficial claro...

Todos nós esperávamos mais de Spies... é tremendo piloto, e acho que ser colega de Lorenzo é como ser colega de Fernando Alonso... você não é nem segundo piloto... é décimo.

Outra tristeza é ver como esta andando o Valentino Rossi ....nem mais no vídeo ele aparece... quase não temos o gosto de ver sua “tocada”...esta apanhando da sua Ducati mais que um desavisado no UFC... Que coisa!!

Já vimos um Hayden muito melhor, esteve em vários duelos, e terminou num aceitável 6º... sempre repito aqui... a Ducati não é uma moto fácil de pilotar... o que Stoner fez em 2007 até 2010 foi milagre... e claro, o cara é especial... O caso Checa é exceção.

Esvaziou o coração vendo a Gressini com aquela moto preta, com um Bautista que é bom, mas não é um SIC... Sua 7º colocação está bem para uma equipe satélite, mas esperamos mais dele este ano.

Voltando para os lideres... Quando vi  Stoner abrindo, com Lorenzo e Dani na cola, imaginei que a fatura já estava paga... Dani não passaria Lorenzo e Stoner começaria um monólogo.

Mas eis que há 7 voltas do final, os quase 3segs de vantagem do australiano começaram a derreter na velocidade de um bolo de sorvete ao sol de Fortaleza, e Lorenzo passa trazendo consigo seu chaveirinho de estimação e freguês de caderneta Dani Pedrosa.

Stoner chega em 3º, e sua cara é como se estivesse no enterro da mãe... Claro que queria uma vitória, agora que é papai, tem de garantir o “leitinho” em casa (haja leitinho!) ... talvez sua esposa tenha feito falta...

Fato é que Stoner consumiu seu equipamento muito rápido, e ficou a “mercê” de uma equilibrado Yamaha, e até de seu companheiro... Méritos a Dani... Não esperava nada dele.

Nos treinos o espanhol não mostrou muita coisa.

Parabéns a Bradl... excelente resultado! ...sentou na mesma bike de Elias e andou 10 posições adiante!

As CRTs resgataram mais emoção a corrida, disputando um prova a parte é verdade, e aqui Hernandez e Collins foram muito bem.

Também méritos a dupla da Tech 3, Dovi e Crutchlow, que travaram um duelo a parte, o último levando a melhor no final, mas o italiano mostrou que é bom e esta se adaptando rápido a sua nova moto.

E Karel Abraham? ...visitou mais uma vez a grama, sua preferida, e não acabou. Aliás, seu bilionário pai, ficou muito bravo e disse que este ano ele só vai ter 8 chassis, não mais 10!!!

Brincadeira este cara... se não tivesse a grana que tem estaria mesmo é pedalando bicicleta...

No Moto2, uma corrida de tirar o fôlego, sendo definida mesmo nos últimos 150m... A vitória de Marquez igual não se pode dizer que foi uma surpresa, já que a exemplo de Lorenzo, tirou da cartola um ótima volta de classificação, apesar de Marc ter sido regular na maior parte dos treinos.

Não gosto muito do Marquez... reconheço seu talento , mas é um “prometido” da Repsol , tem de longe a equipe mais estruturada e a mais veloz moto do grid...aliás é uma covardia a superioridade de seu equipamento na reta... venceu a corrida encima desta superioridade.

A manobra de Marc sobre Luthi, na minha opinião, foi desleal.

Grande corrida de Iannone, como sempre corajoso e veloz, pareceu ter a cabeça mais fria todo o tempo, e seria um justo vencedor, atacou na ultima curva, assumiu a liderança, mas viu o caminhão de euros da Repsol empurrar a moto do adversário sem grandes esforços nos quase 700m até a linha de chegada... perdeu por 61 milésimos... é mole?!

Fico por aqui, malas prontas para Jerez, e lá haverá surpresas com certeza.

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o TNT Superbike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br