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Giglio Val

MotoGP perto da Era Glacial... Futuro: CRT e WSBK?

15 de June de 2012

Giglio Val

Por mais que sejamos movidos pela paixão ao esporte, existe por trás de tudo que cheira a gasolina algo fundamental, que não é a vontade ou o talento para fazê-lo, uma realidade...

É o dinheiro!

Já escrevi antes sobre a encruzilhada para a qual a MotoGP se encaminhava... falta de patrocinadores de peso.

Veio a criação das CRT, muito mais baratas o que possibilitou o preenchimento do grid, apesar de disputarem apenas entre si, já que são muito mais lentas dos que as motos protótipo.

E porque então a chegada de uma “era glacial”?

Tanto a Dorna, como de longe os maiores patrocinadores do MotoGP são empresas, e sobremaneira  bancos e “Caixas” espanholas. A situação destes patrocinadores, alguns sob intervenção “branca” (Bankia e Cia Ltda), é profundamente grave... e o pior, não há uma luz no fim do túnel.

Não há como tampar o sol com a peneira... Um Bancaja, Bankia, La Caixa, Santander etc... não tem a menor condição de justificar perante seus acionistas e perante a sociedade “endividada” espanhola o aporte de milhões ao esporte, se estão com seus ratings quase ao nível “basura” (lixo em espanhol), recebendo dinheiro público e da comunidade europeia.

Não dá mais!

Fim de linha do modelo atual, com uma Dorna criando um show espanhol, para os espanhóis... e dúzias de gordos  patrocínios a fundo perdido, na sua grande maioria, claro, endereçados aos pilotos espanhóis.

A situação da Repsol é melhor, mas não é boa... Seus aportes podem ir para o mesmo caminho em tempos difíceis.

A Ducati já enfrenta problemas para pagar o salário do Rossi, e não pensem que os alemães o farão.

Business são business... e o fato é que os resultados têm sido pífios.

Alemão é cartesiano.

O WSBK é muito mais barato, e muito menos espanhol, mas é bem Italiano, país que é a próxima bola da vez... De qualquer forma, é mais diluído o patrocínio, razão pela qual deveriam suportar melhor o momento.

Acho até que poderíamos caminhar para uma única motovelocidade em alguns anos, uma F-1 das motos, no desenho de uma WSBK plus... (só CRT não sei se aguenta...)

O GP da Catalunya tinha apenas 70% de ocupação!

O tema é amplo em todo esporte motorizado... Não sei se Fernando Alonso vai receber salário o próximo ano... ou pelo menos o mesmo de hoje.

Colega leitor, vivi por anos na península ibérica e posso garantir que o tema não é passageiro e tomarão anos para a região se levantar... e nunca mais será como antes.

Os meios de levantar recursos para a motovelocidade terão o de ser redesenhados, recriados.

Vejo uma oportunidade para nossa motovelocidade, afinal a desgraça de uns, é a felicidade de outros...

Veja o exemplo da Bimota: Parece que escolheram o SBK Series Brasil para desenvolver sua SBK para o próximo ano no mundial de superbike. Reconheceram o nível desta competição.

O que nos falta é visão de retorno para nossos potenciais patrocinadores.

Estou vendo fantasmas?... Conversamos em uns seis meses...

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.

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