Le Mans: Ducati dá sinal de vida na terra das 24h

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas em mais uma etapa emocionante da MotoGP

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Muito legal voltar a ver Rossi em primeiro plano... já fazia tempo que não apanhávamos uma carona com Valentino, e poder ver sua “tocada” arrojada!

As condições de pista, molhada, ajudaram, e muito, o “virtuose” italiano que anda muito bem nestas condições. Um podium com sabor de vitória, e um sorriso que há tempos não via-mos.

Dani “Medrosa” arranca bem, já saia da pole, mas não consegue dar meia volta na liderança, pois vê um determinado Lorenzo já ameaçando por fora no primeiro curvão, e logo passa, para não perder mais a liderança.

Stoner, que fez a segunda curva em 3º, logo passa Dani, no claro intuito de perseguir Lorenzo, que tinha pinta de estar muito seguro e confiante no equipamento, e parecia que poderia sumir adiante... Na realidade sumiu mesmo.

Logo na primeira volta fez-se um 2º pelotão, com Dovi, Crutchlow e Rossi, que começaram a se alternar, mas com Dovi na maior parte do tempo adiante.

E o anfitrião Randy?... Ficou na largada, dando gás na saída, perdeu a traseira e foi para o chão ainda na área do grid. Corre para os boxes, troca de moto e regressa a corrida para fazer número.

Lá na frente, Lorenzo passeava, Stoner ( agora numa fase “papi querido” ) tentava manter contato com o espanhol, Dani afundava como uma ancora, e foi engolido pelo trio Dovi, Carl e Vale.

Triste o nosso querido piloto de velotrol... é até chato a gente vê-lo sair na pole, mas mesmo antes da largada saber que ele não representa ameaça... Acho que até a Honda já sabe disso.

Na frente a corrida parecia mesmo estar definida, mas pairavam dúvidas se o pelotão liderado pelas Tech 3 poderiam chegar em Stoner. Naquele momento era improvável.

Rossi assume o comando deste pelotão e consegui abrir diferença, e vai em busca do australiano que parecia conformado com seu 2º posto.

Crutchlow vai para o chão, mas retorna. Algumas voltas depois, Dovi em solidariedade com seu colega vai para chão também, mas consegue voltar rápido.

Ambos perdem 4 posições, mas fazer o quê?  Preciso dizer que Karel Abraham foi para o chão também? ...claro que não! ...o milionário travestido de piloto de motovelocidade reencontra seu grande amor: o chão.

Corrida apagada de Bautista... Aliás, é notável como um piloto faz diferença; a Gresini está apagada... Não vemos mais esta Honda em primeiro plano, o que era normal nos bons e velhos tempo do nosso saudoso “peruca”, Sic... super Sic. (...e põe super nisso!)

E se comparamos ele, com seu compatriota Pirro... Piada.

Barberá fez uma corrida burocrática. Bradl, grande apresentação (...de novo) e chega em 5º.

Ellison creio foi a melhor CRT, numa corrida que Aleix nem vimos.

E Spies? ...onde foi parar nosso adorado Texas “Ranger” ? ...Deus do céu! ...o que está acontecendo com ele? ...seja o que for, esta em sua cabeça e é muito sério. Terminou a corrida em 16º, largando na 2º fila! ...Cometeu erros durante a corrida, mas em nenhum momento protagonizou nada que chamasse a atenção das câmeras.

E por fim, Rossi chegava mesmo em Stoner, assistimos a uma emocionante disputa, pois Stoner é mesmo duro na queda, mas o italiano para delírio da galera passa, despacha e chega em 2º! ....Festa da “porpeta” em Bolonha, madrugada a dentro! ( Hayden foi o 6º)

Mas não devemos nos iludir... São Pedro ajudou, e muito!

Lorenzo vence, assume a liderança do campeonato com 90 pontos.

No Moto2, vitória mais que merecida de Luthi, grande piloto! ...seguido por Corti (melhor resultado da carreira!) e Redding que não foi para o chão... Iannone em 4º.

Espargaró que chegou a liderar e abrir, estranhamente perde ritmo e fica para trás ...chegou em 6º.

Marquez caiu. Aliás, muitos caíram. Zarco deu pena... o menino se afobou, quando estava em 2º.

As duas categorias estão em aberto e somente conheceremos o campeão no final... aliás como tem de ser.

Malas prontas para a Catalunya.

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br