GP da Inglaterra: Sem chuva nem parecia Silverstone

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas em mais uma etapa emocionante da MotoGP

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Primeiro começo comentando sobre a maior pizza do fim de semana... Marc Marquez foi confirmado na Honda Repsol, MotoGP,  no próximo ano, substituindo o “aposentando” Casey Stoner.

Marmelada caseira, já que a regra anterior proibia estreia de pilotos em equipes de fábrica , mas percebe-se que haviam letras pequenas dizendo “sempre que não se trate de piloto espanhol...”

De qualquer forma era mais do que o esperado... Se Stoner não se aposentasse neste fim de ano, Marquez seria a 3º moto da equipe. Marc era e sempre foi o prometido.

Não saberia explicar bem o motivo, mas achei sem graça a corrida deste domingo... Não que tenha sido totalmente desinteressante, mas faltou algo... algo de impacto, que não fosse  o sentimento de que o campeonato segue para se definir antes do fim, o que não tem graça nenhuma.

Houve sim algo novo... vimos  um Bautista com pinta de que sua carreira pode decolar de vez... Gosto dele, grande piloto na 250CC, brindou uma merecida “pole” a equipe, que desde os tempos do nosso saudoso Sic, não sabia o que era isso.

Nunca acreditei que pudesse ganhar, aliás, achei até que ele perderia mais ritmo ainda... ao contrário se manteve no pelotão da frente todo o tempo, e acompanhou no final, de igual para igual, Stoner  e Pedrosa.

Spies que chegou a liderar, arrancou na frente, novamente afunda e perde o ritmo... Ele está desmotivado. Não é fácil ter um Lorenzo ao lado. (Rossi que o diga...)

Lorenzo, de fato, o que tem de arrogância, tem de talento. É hoje o piloto mais completo. Piloto rápido, com absoluta segurança... sua moto está no ponto!  Chegou a andar em 5º no início, mas veio para cima, enfileirou um por um sem surpresas, foi para a ponta e sumiu. Vitória tranquila.

Stoner está sem tempero... Algo sumiu na sua pilotagem. Ele continua forte, mas aquele algo que faz a diferença está faltando.

E o pequenino Pedrosa, que rema, rema... quando tem que tomar uma decisão não toma... Ficou escoltando o australiano nas ultimas voltas... Não teve a coragem ou o ímpeto de ultrapassá-lo. (Duvido de ordem de equipe...)

Bautista aliviou no final, e preferiu garantir um magnífico 4º lugar.

Rossi correu? ...Sim ele esteve por lá, mas uma corrida que nem o vemos na tela é meio chata. Lamento em comentar que realmente acho que seu brilho está se apagando.

Nesse domingo, Vale não conseguiu fazer nada, ficou a quase 40 segs atrás do líder, e não protagonizou nada... Moto? ...nem tanto. Seu companheiro andou no pelotão da frente por um bom tempo, fez bela largada, e chegou a mais de 20 segs à frente... Hayden é um verdadeiro piloto de combate.

Mas a moto perde mesmo desempenho... é muito CV para um chassis meia boca. A queda que os 2 pilotos da Ducati sofreram, idênticas, no mesmo lugar! A moto tem uma suspensão dianteira podre!

Menção honrosa para Crutchlow, que largou em último pois não participou da qualy por problemas de saúde, alinhou, e acabou chegando em 6º, passando Hayden quase  na linha de chegada.

Bradl fez uma corrida segura, mas não brilhou.

Aleix Espagaró, uma vez mais foi a CRT mais rápida.

E Abraham não caiu! Claro, ele não correu com fratura na mão. Se não...

Parabéns a Pol Espargaró, vitória justa na Moto2, com um alucinado Redding em 2º e Marquez em terceiro. Iannone que tinha pinta de que ía para cima ficou por ali só ciscando... foi  4º.

Luthi o maior perdedor do dia ficou para trás (estranho!), chegou em 8º. Despenca no campeonato.

Corsi que parece correr numa “caixinha” de remédio genérico, até que foi bem, em disputas com Iannone. A moto tá muito feia... quem será o cara que pintou aquilo?... No mínimo é um “sarrista” de primeira, e ninguém pecebeu.

Sobre a polêmica Pol vs Marc na Catalunya, ficou em pizza... quando se trata do “protegido” nada passa.

Em tempo: em Silverstone tivemos a estreia do Eric Granado, sem surpresas, está numa fase de experiência e aprendizado... Apesar de ter chegado em último, terminou a prova o que é positivo. Desejo sorte para ele!

Fico por aqui, vamos para Assen... Lá poderemos comparar as CRT com o WSBK.

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o SuperBike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br