Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Giglio Val

Estoril: Na terra do Vira-Vira, emoções salvas na Moto2

07 de May de 2012

Giglio Val

Circuito do Estoril! (que fica na verdade em Alcabideche e não em Estoril...) é um circuito muito especial para mim.

Vivi em Portugal alguns anos, em Cascais, a uns 3 kms do circuito. Andei muito de carro e de moto lá, e posso afirmar que o conheço bem... o centro médico incluído! Pena que pode ter sido esta a última vez que a MotoGP passa por lá... assisti nas bancadas várias corridas, e confesso que foi esquisito assistir pela TV.

No MotoGP, a corrida não foi muito diferente das últimas... Poucas trocas de posições nos pelotões de ponta (no ano passado pelo menos o Pedrosa passou o Lorenzo no final) e poucos tombos.

O dia ajudou, com sol e sem chuva, mas a temperatura estava pelos 16º C, e o que é mais raro neste local, pouco vento.

Stoner pula na frente, mas é surpreendido por Pedrosa em mais uma largada “foguete”, fazem juntos a curva 1, mas Dani escorrega de traseira, quase cai, e perde a posição para Lorenzo, que sempre anda muito bem neste circuito.

Stoner parecia abrir e tinha pinta que ia sumir... Mas na verdade, o trio Stoner, Lorenzo e Pedrosa seguiram em fila, por quase toda a corrida, parecendo mais uma procissão rumo a Fátima.

Lorenzo se aproximou de Stoner e parecia que poderia passa-lo, mas não tinha jeito, o australiano sai da parabólica muito bem e sempre abria na reta. Pedrosa, no final perdeu um pouco do ritmo e se distanciou do compatriota.

Aqui vai um comentário: os comentaristas, um deles o Fausto Macieira (gente finíssima!!) por vezes comentavam “parabólica interior“ depois da reta oposta , “parabólica exterior” antes da reta principal... A curva que precede a reta oposta é chamada de ferradura, e a que antecede a grande reta (...996m) é chamada simplesmente de parabólica.

Enquanto Stoner domava a mula brava chamada Honda, que pulava de traseira mais que uma Kombi lotada descendo a Anchieta, a dupla da Tech3, Dovi e Carl, travavam interessante duelo, mais pela vaguinha de Spies na Yamaha oficial que pelos pontos na “terrinha”. Entre idas e vindas, o italiano se aproveita de um pequeno erro do britânico e assume a frente para não perder mais.

Eu pessoalmente gosto do Dovi... piloto rápido e honesto.

Meu querido Texas ranger, Spies, até que parecia que faria boa corrida, até um pequeno erro no início da prova, que o jogou aos “leões” do segundo pelotão, e depois virou terceiro mesmo.

O americano tentou ir para frente mas não conseguiu,  teve de se contentar com um longa disputa com velocíssimo alemão Bradl, e no final ganhou e termina em um fraco 8º, com Bradl em 9º.

A frente desta dupla, em 7º estava “el Doctore” que fez sua melhor corrida na temporada, mas percebe-se que sua moto não dá para mais.

Hayden que o diga, fez uma corrida apagada, à beira da mediocridade... e sabemos do que ele é capaz...

Comparo a Ducati a Ferrari... que zica para estas duas emblemáticas marcas... Acho que enterram um sapo bem gordo pelos lados de Modena... Deus do céu! Acho que depois da corrida, toda a equipe Ducati foi queimar umas 2.000 velas em Fátima.

Bautista, que chegou à frente de Rossi, em 6º, fez uma corrida honesta, chegou a passar o italiano e foi para frente arrancando o que podia de sua Honda.

Desnecessário comentar que Abraham caiu, e é importante mencionar que Aleix foi novamente a melhor CRT.
Gostaria de esclarecer algo para que eu não seja mal interpretado: Quando comento sobre as pífias apresentações do Rossi e do Spies, não faço juízo de causa ou avalio mal estes pilotos, aliás, dois pilotaços! ...Rossi então, o maior da História.

Mas fato é que Spies perdeu rendimento este ano... vem perdendo desde 2010, e não sei porque... pode até ser que sente a distancia de sua vida na América, e não brinco quando digo isso... é típico de americanos. São muito apegados a seu “modus operandis”.

Já no caso do Valentino, claro que a moto não ajuda em nada, mas na minha humilde opinião, ele é um superpiloto, mas não é um super-homem... Os anos, caro leitor, cobram sempre sua fatura. Aos 30, 32 etc... nenhum homem tem os mesmos reflexos e destreza que aos 19, 20. É a natureza... suas reações podem estar  1 décimo mais lentas que quando ele tinha 22 anos, e isso se reflete na pista... Vejam, aqueles que gostam de tênis, por exemplo... Roger Federer, que é o maior jogador de tênis da História, está dando demasiadas “madeiradas”! ...o que é isso? ...aos 30 anos ele esta rebatendo 1 décimo atrasado...

A Moto2 salvou a emoção! ...a história é comprida, mas simplificando muito, Luthi apesar de ter liderado muitas voltas, não sustentou a posição e terminou em 3º, Marquez que a cada dia se consolida como virtual campeão deste ano lidera e vence, mas com uma fantástica disputa de posições com Pol Espargaró, em alternâncias de posições de tirar o fôlego na última volta.

Zarco chega em um excelente 4º, com o “vaca louca” Iannone em 5º... e DeAngelis em 6º, que logo atrás tinha Elias que finalmente pudemos vê-lo um pouco em  ação.

Minha opinião é que Marquez vence este ano e vai para a Honda Repsol MotoGP no próximo ano, mas não tomará o lugar de Pedrosa... Acho que a Honda vai colocar uma terceira moto no grid, como fez no ano passado, e ver no que dá... Se o “zelador de maquete 1”, tomar pau do “zelador de maquete 2”, aí sim... rua!
Finalizo comentando brevemente do WSBK, que teve a primeira seção cancelada devido à chuva, e uma segunda corrida mais ou menos, também com bandeira vermelha na metade da prova, que já havia sido interrompida para troca de pneus.

Vitória merecida a Sykes, finalmente! ...largou em 2º , mas acabou sendo o pole pois Guintoli viu sua moto apagar durante a volta de apresentação... O britânico arrancou na frente e desapareceu.

Não estou seguro se vão considerar os pontos integrais, acho que não.

Haslam e Laverty completam o podium... seguidos por Melandri,  Biaggi e Rea, com Checa em 7º.

Não há muito que comentar. No próximo fim de semana vamos para Donington.

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o TNT Superbike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.

Compartilhe esse anúncio