Boas novidades no WSBK... Enfim, acabou o jejum!

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas no GP da Austrália pelo Mundial Superbike

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Phillip Island (Austrália). Duas corridas muito interessantes!

Na primeira vimos algo raro... Primeiro uma Kawa largando na frente, e andando muito! ...e também um Carlos Checa voar pelos ares! ...ele sofreu um chicote na 5º volta quando liderava e era perseguido pelo “barbicha porra loca” Biaggi, grande piloto e com uma Aprilia que voa baixo...

Aliás, como já mencionei, esta Aprilia tem mais eletrônica que um caça F-21 americano... benza Deus!

Sobre o tombaço do Checa, observe que logo que a moto se estabiliza com o piloto já no chão, o pneu traseiro está anormalmente vazio, não creio que houve tanta pancada para estourar a roda... Acho que ele já estava com o pneu um pouco vazio, o que traiu a parafernália eletrônica desta Ducati.

Aliás, durante a transmissão  (sem surpresas desta vez, mas confesso quando vi a cobertura da maratona de Tóquio fiquei mais gelado que os atletas de roupas curtas num frio de 5º!!!), os comentaristas comentaram um par de vezes que esta Ducati é muito estável, equilibrada etc... Não acho nada disso... é uma moto sim muito nervosa, e difícil de pilotar, seus 6 kgs a mais não acalmaram a fera, e o piloto espanhol tem um estilo muito seguro de pilotar, o que ajuda.

Nas duas corridas, aliás, Guintoli, 3º na primeira corrida!... levou mais coice de sua Ducati que um peão em cima de uma mula maltratada!... Chacoalhava mais que qualquer mulata em cima de um trio elétrico!

Por fim, a corrida 1 teve emoções até a 5º volta, depois a emoção ficou mais para o segundo pelotão já que o Biaggi desapareceu  na frente... fico imaginando a gargalhada que ele deu quando viu Checa dando uma pirueta circense à sua frente...

Biaggi vence com um notável Melandri, estreando na BMW, se recuperando de uma má classificação, mas garantiu no final um 2º lugar com um Guintoli “festa do peão” em 3º ...Sykes, com sua Kawasaki, em quarto, e mostrou nas duas corridas a fantástica evolução desta moto, não somente na pista, como a que a marca oferece nas lojas para o cidadão comum... desculpem! ...cidadão comum coisa nenhuma, quem anda nestas máquinas não tem nada de comum! ...começando por mim!

As BMW evoluíram também, mas nem tanto como as Kawasakis.

Na segunda corrida, Biaggi ataca Sykes na primeira curva, o corajoso britânico fica macho, fecha a porta, o nosso Barbicha vê a pista acabar rápido, vai reto, não cai e retorna em último...

Começa aí uma grande recuperação!

Checa agora é quem dá gargalhada quando vê o italiano indo aparar a grama deste belo circuito.

Checa passa Sykes, assume a liderança e  desaparece na frente... desta vez Melandri não faz uma corrida tão brilhante e fica muito tempo no pelotão intermediário.

Biaggi vem fazendo filinha, chegando a passar 3 de uma vez na reta (...aliás é até covardia o que anda na reta esta moto), e eis que após uma bela disputa com o cavaleiro do apocalipse Sykes, e assume o segundo lugar, posição ocupada por muito tempo pelo talentoso J. Rea em sua Honda...

Mas no final a Honda ficou sem sapato, viu Biaggi passar e sumir, e um Sykes se aproximar. Disputam posições nas últimas 2 voltas, mas Sykes, “a moda Stoner”, entra forte na última curva e passa Rea na reta!

Aliás, Sykes em sua Kawa verde, e com seu capacete de facho cítrico, lembrava muito o piloto Danilo Lewis do SBK series Brasil, que estreia este ano também com uma Kawasaki (um dia com certeza)!

Acabou o jejum, felizmente, até outubro teremos algo mais que futebol para ver!

Abraço do Giglio!

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o TNT Superbike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br