Uma pedra na bota

Na estrada, nosso colunista tem o objetivo de fazer uma visita ao Parque da Pedra Montada em Guararema

Por Leandro Lodo

Reinaldo Baptistucci

Eu estava com uma pedra na bota, com dor no ouvido e a Karin pensando nos filhos. Bom dia, enche o tanque! Parado no posto vejo aos poucos chegar um enxame de Speeds e mais um monte de Motos, faz sol e o dia esta perfeito para rodar de Moto, e com certeza acredito que deva ter muita gente pelas estradas, lembro, porém que uma semana antes, com chuva fina e frio o tal posto estava vazio, só eu e a Dona Karin pingando embaixo de um céu negro, visibilidade péssima, pista escorregadia e a viseira do meu velho LS2 que teimava em embaçar, acredito que para andar de Moto, tem que gostar, e põe gostar nisso e explico.

Nós tínhamos acabado de sair de Sampa com o costumeiro trânsito feroz matador e levando em consideração que nossas motos não são de 125cc, sempre estamos em desvantagem, não tem como, andar no corredor sem atrapalhar quem vem a milhão por este caminho tão estreito e perigoso. Mesmo com o maior cuidado e dando passagem na medida do possível você acaba atrapalhando ou sendo atrapalhado, mas saibam vocês que no passado remoto não era assim e confesso que morro de saudades de uma época em que ao parar em um farol você cumprimentava ou era saudado pelo motociclista que estava ao seu lado, não sou saudosista, mas pode perguntar pro pessoal mais antigo e que ainda anda de moto, é a pura verdade e fazia parte de uma tradição que infelizmente o motociclismo nacional não possui mais, ou melhor possuía mas se perdeu no turbilhão da correria e da justificativa piegas do chavão " to atrasado, to trabalhando e é por isso que vou de moto e é por isso que vou a milhão.", puro, inocente e perigoso engano.

De volta para a Pista fico imaginando como será andar de moto daqui 10 anos (Eu vou estar com 71), vai ser tétrico, o processo ao que tudo indica é irreversível e independe do que provavelmente as autoridades irão fazer. A meu ver seria de bom Tom explicar desde já o que É e ao que se Destina Ter, Possuir e Pilotar uma Motocicleta, não basta vender motos, também não adianta colocar no manual da moto aquele monte de explicações de conduta que como de costume poucos leem bem como você querem, mas não ter dinheiro para fazer um curso de pilotagem específico por que custa um absurdo, eu de minha parte não tenho nenhuma solução mirabolante, ou exótica para resolver o problemão, mas quem sabe se através de aulas e palestras nas escolas para a garotada que vai completar 18 anos e que sonha em pilotar uma moto resolva em parte, pois explicando que moto MATA que MOTO não para em pé sozinha, que MOTO é uma cadeira Elétrica e que em um pequeno vacilo você pode ganhar de graça uma fratura exposta no FÊMUR, talvez ajude, e estendendo um pouco mais o raciocínio, falar abertamente para aos que estão chegando agora que SIM existe o outro lado brilhante da LUA que é o do prazer incomparável de você ter e poder sentir tudo, absolutamente tudo o que uma moto bem pilotada pode oferecer esse talvez seja o que mais atraia e chame a atenção dos futuros motociclistas, pensando dessa forma acho que ainda da tempo, caso contrario vai ficar difícil, vai ser de Chorar, vai ser de sangrar, vai ser fatal.

Na estrada,nosso objetivo era o de fazer uma visita ao Parque da Pedra Montada em Guararema, e foi interessante ver as meninas pilotando as GS 650, é sem duvida uma conduta de total atenção e extrema educação no transito, e o sentimento de APERTO nas vias é também diferente, eu fico aterrorizado de ver como o pessoal anda forte, achando que acidente só acontece com os OUTROS, mas sabemos que não é verdade, e com certeza as meninas possuem um auto grau de atenção, talvez pelo motivo de elas também serem mães, no caso a Karin com 2 filhos que também só andam de moto e no futuro quem sabe a Ale.

Uma visão de Karin em duas línguas:

Combino com uma amiga muito querida nossa saída de São Paulo:

EU: Alê, então vamos rodar nesse sábado?

Alessandra: “Wunderbar”, não tenho plantão e estou com saudades de vocês.

EU: Toll, tem um posto na 23 de Maio. Podemos nos encontrar lá!

Alessandra: Em qual deles? “Welche Tankstelle?”

EU: No segundo posto, é maior e mais fácil de parar. No Posto Shell! “Vereinbart?”

O sábado amanheceu especial. Numa combinação perfeita de sol e frio decorado com um céu azuuuul! Rei e eu pontuais às 8.00h no posto e nossa amiga de GS vermelha. Impecável, radiante, maquiada toda feliz. A moto faz isso com as pessoas. O encontro é sempre com abraços e muita expectativa. Pilotar em dupla é uma coisa, pilotar com mais uma pessoa querida. É outra atenção! Depois de tanquear subimos nas motos. A sintonia é rápida. Sempre muita calma. Saímos todos 3 juntos, pois é assim que vamos viajar. JUNTOS – um cuidando do outro, evitando que moto-locos pressionem e ultrapassem em momentos errados, avisando: óleo na pista, buracos, desníveis, mais buracos, BUEIRO SEM TAMPA em curva para pegar a Marginal, carro quebrado no acostamento...nossa! quanta atenção!!! E assim deixamos Sampa para trás.

A parada no primeiro posto da velha e conhecida Ayrton é um alívio. É daqui que a viagem, o passeio, a curtição ou a brincadeira vai começar. Nosso destino é Guararema, segundo município mais rico na região do Alto Tietê. Funda inicialmente como aldeamento da Escada às margens do imponente Rio Paraíba do Sul em 1611. Uma cidadezinha perto de Sampa, acolhedora, limpa, muito bem sinalizada e charmosa. Vamos à Pedra Montada. Estradinha boa, toda asfaltada e nossa amiga Alê – borbulhando de entusiasmo. Depois almoçaremos na ESTIVA, comida mineira feita por uma senhorinha. É por quilo e o preço é justo!

Der Samstag war besonders geeignet für das, was wir am liebsten machen: Motorradfahren. Blauer Himmel und frische abgekühlte Luft. Es ist Winter in Brasilien. Reinaldo und ich trafen, wie abgemacht, unsere liebe Freundin Alessandra, die mit uns nach Guararema fahren würde, an der Tankstelle. Wir alle umarmten uns herzlich! Sie ist Ohrenärztin und muss wirklich viel arbeiten. Wir fuhren vorsichtig alle 3 los und achteten sehr auf den stressigen Verkehr in São Paulo. Man kann es einfach nicht beschreiben, wie nervös und hektisch die Abfahrt sein kann. Allein in der Hauptstadt sind es 10.886.518 Einwohner. An der ersten Tankstellen an der „Rodovia Ayrton Senna“, halten wir an und trinken einen Kaffee der uns beruhig. Komisch, man sagt Kaffee macht fit, doch wir sind alle so gespannt, dass der Kaffee uns wirklich gut tut. In São Paulo fahren unheimlich viel-kleinere Motorräder als unsere beide BMWs G650GS und Reinaldos GUZZI 1200, die alles Mögliche liefern. 200Km Stau zur Rush-Zeit sind ganz normal. Und da müssen die tausende Motorräder in allen Größen zwischen den Autos fahren. Wirklich spannend.

Aber wir lieben das alles. Und das kleine Dorf Guararema an dem Paraiba Fluss liegt nur 82 Km von São Paulo entfernt. Es ist ein gepflegtes und nettes Dörflein, wo man auch nicht nur die Natur genießen kann, sondern die Küche. Eine Menge gute und nicht teure Gaststätten und Restaurants kann man an jede Ecke finden. Wir haben unsere Mittagspause bei „ESTIVA“ gemacht. Das kleine charmante Restaurant, mit ganz brasilianischem Essen, wird von einer netten Dame, in einem ehemaligen Bauernhof geführt. Sie freut sich immer, wenn wir kommen. Das ist nur ein Vorschlag für Motorradfahrer, die keine langen Strecken fahren wollen und trotzdem Spaß haben können. Ich bin Karin Stoecker, liebe das Motorradfahren und wohne in São Paulo. Hab kein Auto! Fahre nur mit meiner GS durch die Stadt.“

Pilotar com música prejudica audição? (Soll man mit Musik Motorrad fahren?)

A Alessandra da história sou eu (Alessandra bin ich), completamente honrada em rodar pelas estradas com Reinaldo e Karin. Apresento-me: Alessandra Zanoni, sou médica otorrinolaringologista e, sim, também piloto uma GS! Pensamos que pode ser legal alguém que ande sobre duas rodas também dar informações de saúde aos motociclistas, então desta vez o assunto é: A vida sobre duas rodas é mesmo uma delícia, e não tem nada mais gostoso do que curtir essa liberdade ao som de uma bela música, certo? Mas parece que esta ideia não soa tão bem para nossos ouvidos...Os ouvidos são estruturas especializadas e deliciadas. O hábito de ouvir música em volume elevado pode produzir danos irreversíveis à audição. Os fones de ouvido, especialmente os de inserção, concentram o som no canal do ouvido e, para competir com o volume do som externo, é muito frequente aumentarmos a intensidade da música que queremos ouvir!

Para se ter uma ideia, ruídos excessivos, ou seja, intensidades sonoras maiores que 85dB (equivalente ao barulho de trânsito em uma grande avenida) por um período de 8 horas já são capazes de produzir danos irreversíveis à audição. Sons mais intensos, como aqueles produzidos por uma auto falante em um show de rock, podem ocasionar perda auditiva definitiva apenas com uma única exposição de cerca de 15 minutos!

Entretanto o grande problema para nós motociclistas não é o uso destes fones, mas o exagero do volume sonoro, que além de prejudicar a audição, interfere também na atenção e concentração. Com o tempo o corpo começa a dar sinais de que o sistema auditivo está comprometido: pode aparecer zumbido, dor de cabeça, dificuldade para dormir, sintomas de ansiedade e desatenção, além de queda de rendimento no trabalho.

Não existem tratamentos que possam recuperar essas células que sofreram por exposição aos sons intensos, esta perda de audição é irreversível. Portanto, amigos motociclistas, a recomendação é prevenir a exposição aos ruídos, evitar usar fones de ouvido com música alta durante a pilotagem, para preservar os ouvidos e continuar curtindo o som da vida por muitos e muitos quilômetros!

Wünsche Euch Allen ein gesundes Fahren.

Grüße an unsere Freunde Motorradfahrer  (Abraços aos Irmãos Estradeiros)

Reinaldo Baptistucci, mais que um motociclista, contador de histórias e profundo conhecedor do mundo das duas rodas, é um verdadeiro apaixonado por viagens e aventuras pelas rodovias do país e nações vizinhas.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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