A Yamaha apresentou no Salão de Milão, na Itália, uma edição especial de apenas 500 unidades da YZF-R1, com cores inspiradas na moto utilizada pelo piloto Noriyuki Haga na temporada 2007 do Mundial de Superbike.
Além de servirem como pistas de teste de alta performance para as fábricas, consolidando o conceito de suas marcas e modelos, as competições também são palco para promoção de produtos.
Já é comum que os capacetes utilizados pelos pilotos sejam replicados para venda pelo mundo todo com um preço “Premium”, assim como macacões e outros itens. A própria Yamaha, ao formar uma equipe para disputar o campeonato de MotoGP e contar com o maior piloto de todos os tempos, Valentino Rossi, conseguiu criar uma mítica sobre sua moto, a YZF-R1, que a diferenciou no acirrado segmento das superbikes de 1000cc.
Em julho deste ano, a Yamaha já havia lançado kits de carenagem inspirados no modelo YZR-M1 utilizado por Rossi para instalação nas R1 e R6. Agora, celebrando sua vitória no campeonato de construtores do WSBK e os dez anos do lançamento de sua série “R”, a montadora lança esta série especial embalada pela ótima performance do japonês Haga, que quase conseguiu se tornar campeão numa emocionante e disputada última etapa.
Nestes últimos dez anos, combinando os modelos R1, R6 e R7, foram vendidas mais de 500.000 unidades destas motos pelo mundo todo. O preço sugerido para o mercado europeu desta R1 “Haga” será de 14.695 euros.