Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Eliana Malizia

História da Motocicleta, você conhece?

17 de April de 2013

Eliana Malizia

Muito bom seria saber tudo sobre motocicletas, afinal, são muitas as curiosidades e assuntos sobre esse universo e, hoje me surgiu uma questão.

De onde e quando surgiu a motocicleta? Fui consultar e, claro, quero compartilhar com vocês tudo o que aprendi.

O alemão Gotlieb Daimler, o pai do motociclismo. Ele nasceu em Cannstatt, perto de Stuttgart e desde pequeno mostrou uma inclinação especial para os desafios da engenharia mecânica. Depois de se formar, Daimler passou a trabalhar na Gasmotoren-Fabric Deutz, dirigida pelo famoso engenheiro Nikolaus Otto, o inventor do motor de ciclo Otto. Daimler tinha projetos diferentes, o que desagradou o empregador, que o despediu, mesmo pagando-lhe grande indenização. Essa verba permitiu que Daimler passasse a pensar exclusivamente em seus inventos.

Daimler convenceu um ex-colega de Deutz, Wilhelm Maybach a trabalhar com ele em uma oficina improvisada. Já em princípios de 1855 surgia a primeira criação conjunta, um motor de 264 centímetros cúbicos com meio cavalo de força a 500 rpm, dimensões inéditas para o que se fazia até então. Esse motor, denominado carrilhão, era movido a gás, mas Maybach desenvolveu um flutuador de carburador, introduzindo a gasolina como combustível.

Naquela época não se usava gasolina, pois o risco de explosões era grande, o que os levou a informar que o carrilhão era movido a gás e petróleo, o que não correspondia à realidade. Depois de alguns contratempos o motor passou a funcionar. O próximo passo era adaptá-lo num veículo. Foi aí que se pensou no biciclo, veículo que se adaptava muito bem, além de ser de fabricação simples, prática e barata.

Em agosto de 1885, Daimler obteve o registro no Departamento Imperial de Patentes. Seu invento, batizado de Einspur, mais se parecia com um biciclo para crianças, com o tradicional chassis de madeira e rodas de apoio. Mas o que mais chamava a atenção era o motor, que gerava 0,5 cavalos de força a 600 rpm.

Em novembro daquele ano, o teste final do novo veículo, que percorreu os três quilômetros que separam a cidade de Cannsttat da vizinha Unterturkheim em meia hora, a uma velocidade média de 6km/h. Com o sucesso do teste, Daimler e Maybach deram por cumprida sua missão de locomover um veículo mediante o uso de motor.

O projeto do motociclo teve que ser, por assim dizer, “reinventado” em 1894, pelos alemães Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller. Foram eles que empregaram pela primeira vez, a expressão “Motor Rad” (“Roda Motorizada”). No prospecto de apresentação do primeiro motociclo fabricado em série, os inventores anunciavam que: “Em testes especiais, é possível elevar a velocidade a uns 60 km por hora. Mas quem ousaria andar a tal velocidade?”. E de fato, inicialmente foram poucos os compradores do Motor Rad, que com uma cilindrada de 1500cc, já desenvolvia uma potência de 2 cavalos de força.

O novo veículo tinha alguns problemas recorrentes, como a ignição, que freqüentemente falhava em plena marcha. Só mais tarde é que a ignição por tubo incandescente foi substituída pela magnética, melhorando substancialmente o rendimento do veículo. Mas naquele mesmo ano, os Werner, irmãos franceses que seguiram os passos dos engenheiros alemães, decidiram tentar a sorte no nascente mercado das Motor Rad. Foram os Werner que criaram a expressão motocyclette, batizando o primeiro motociclo fabricado fora da Alemanha.

O sucesso imediato despertou o interesse de outros engenheiros e inventores, impulsionando o novo segmento. Com amplo apoio do governo, surgiu, ainda em 1897, a marca italiana Bianchi. Os ingleses se apaixonaram pelo motociclo e organizaram a primeira corrida, batizada de Motorcycle Scrambles, que aconteceu no ano de 1897 em Surrey.

Era o nascimento do motociclismo de competição. No ano seguinte, os ingleses entraram no novo mercado. O engenheiro James Norton lançou sua própria marca, a Norton, que ficaria famosa ao vencer a primeira prova de moto velocidade no lendário “Tourist Trophy”, circuito de estrada da Ilha de Man, na costa da Inglaterra.

Fonte: HowStuffWorks

Eliana Malizia é graduada em educação física, tem formação em fotojornalismo e MBA em Marketing. É colaboradora há vários anos da revista MotoAdventure. Acelerada por natureza, divide o tempo com as responsabilidades da vida profissional com viagens e aventuras de moto. Fundou o site Acelerada (www.acelerada.com.br) que oferece informação e serviço sobre o mundo das duas rodas e estilo de vida.

Compartilhe esse anúncio