Claudio Teixeira
Claudio Teixeira
Olá amigos internautas do MOTO.com.br, Ryan Dungey vence mais uma e entra na briga pelo título. Contrariando minha baixa expectativa depois da saída de Reed do campeonato, a 8a etapa realizada no Georgia Dome, em Atlanta, neste sábado, dia 25/02, pegou fogo diante de mais de 70.000 espectadores que gritaram a prova toda durante as várias disputas ao longo da corrida. Foi uma prova intensa do início ao fim que consagrou Ryan Dungey como um efetivo candidato ao título nesta temporada.
Como Rick Carmichael comentou na transmissão: “É isso que faz do MX e do SX um esporte fantástico em que não há como fazer previsões”.
De fato, há poucos esportes a motor que apresentam tamanha competitividade e disputas como essa modalidade do motociclismo.
A prova teve início com a excelente largada de Cole Seely, piloto da Honda que compete na Lites costa Oeste e que está em 3o lugar no campeonato. Ele fez o "holeshot " seguido de Dungey (KTM) e Millsaps (Yamaha) em 3o lugar. Bem atrás vinham Villopoto (Kawasaki) e James Stewart (Yamaha) que largaram em 9o e 10o lugar respectivamente. Villopoto foi mais rápido nas ultrapassagens e já era o 5o colocado na 2a volta emendando tudo o que via pela frente. A pista era muito técnica e cheia de truques, assim era fácil cometer erros. Já em 5o lugar ele foi para cima de Justin Brayton (Yamaha) que vinha em 4o lugar desde o início da prova e já tomou a 4a colocação partindo em busca de Millsaps.
Enquanto Villopoto partia em busca da 3a colocação, James Stewart já era 7o colocado logo atrás de Josh Hansen (Kawasaki), filho de Donnie Hansen grande campeão nos anos 80/90. Seely permanecia na liderança até a 8a volta, até que foi superado por Dungey, que assumiu o primeiro posto assim que Villopoto chegou nos 2 pilotos e começou a colocar pressão. A galera aplaudia de pé a cada ultrapassagem de qualquer dos líderes do campeonato. Stewart começou a fazer as voltas mais rápidas da prova e rapidamente ultrapassou Hansen e partiu para cima de Millsaps. Na 10a volta Villopoto ultrapassa Seely e vai para cima de Dungey. Bubba (Stewart) já havia ultrapassado Millsaps e colou em Villopoto, que por sua vez colou em Dungey. A diferença entre os 3 pilotos não era maior que 6 segundos, e a cada volta um deles marcava a volta mais rápida da prova.
Multidão estava em polvorosa assistindo a prova de pé e aos gritos quando Villopoto partiu com tudo para cima de Dungey e Stewart para cima de Villopoto faltando duas voltas para o final em um ritmo alucinante e muito acima dos demais pilotos. Bubba pegou uma bandeira amarela na entrada de um triplo e foi obrigado a "desenhar " os 3 saltos perdendo 2,5 segundos e ficou para trás. Villopoto ainda tentou mas um pequeno erro o impediu de atacar Dungey que recebeu a quadriculada em 1o lugar.
O resultado final foi:
1o Lugar : Ryan Dungey - KTM
2o Lugar : Ryan Vilopotto - Kawasaki
3o Lugar : James Stewart - Yamaha
4o Lugar : David Millsaps - Yamaha
5o Lugar : Justin Brayton - Yamaha
No campeonato:
1o Lugar : Ryan Villopoto - Kawasaki - 180 pontos
2o Lugar : Ryan Dungey - KTM - 170 pontos
3o Lugar : James Stewart - Yamaha - 136 pontos
4o Lugar : Chad Reed - Honda - 128 pontos
5o Lugar : Jake Weimer - Kawasaki - 106 pontos
A próxima etapa acontece no próximo final de semana dia 3 de março, em Saint Louis, no Missouri, e deve pegar fogo mais uma vez.
Fiquem ligados!
Abraços a todos,
Claudio Teixeira (Claudio Tex # 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross e dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road.