O aumento da mortalidade nos acidentes em São Paulo
Colunista Claudio Teixeira fala que acidentes envolvendo motos no Estado de São Paulo tem explicação
Por Paulo Souza
Por Paulo Souza
Claudio Teixeira
Amigos internautas do Moto.com.br
É de alarmar o aumento de 18 % das mortes envolvendo motocicletas no Estado de São Paulo!
Frequentemente fico observando no trânsito ocorrências envolvendo carros e motos e, na maioria das vezes, fico estarrecido com a falta de noção dos motoqueiros auto intitulados motociclistas!
É impressionante como essa galera se julga dona e proprietária das vias e dos corredores, como se os motoristas fossem sempre os únicos responsáveis pela cautela a ser mantida nas vias públicas! São xingamentos, gestos obscenos, ameaças de chutes nos retrovisores e tantas outras barbaridades cometidas por motoqueiros que me levam a pensar: será que esses caras tem a mínima noção de que é mesmo difícil para o motorista perceber a chegada rápida pelo corredor de uma moto, circulando em velocidade muito superior à do trânsito quase parado?
Sou motociclista desde que me entendo por gente (há pelo menos 45 anos) e tenho plena noção dessa dificuldade, mesmo porque sou habilitado há mais de 35 anos e sei muito bem como é difícil enxergar uma moto nos pontos cegos dos retrovisores de um automóvel.
Nem precisam me perguntar se eu gosto de acelerar, e como!!! Até por isso evito rodar muito de moto pela cidade, já que minha moto predileta para isto é uma RD 350 LC, a famosa viúva negra. Além de muito rápida ela é excelente para andar no corredor por causa do seu tamanho e agilidade, contudo, jamais deixo de pensar comigo que os motoristas não têm a mínima chance de me ver chegando muito rápido pelo corredor e respeito muito a situação deles.
O respeito e essa noção clara e límpida da dificuldade que tem o motorista experiente, e quem dirá os menos experientes, em nos enxergar com a velocidade e rapidez necessária me torna um verdadeiro motociclista e não um mero motoqueiro como as centenas de milhares que circulam por aí! Meus únicos acidentes de moto na rua foram na adolescência, época em que só andávamos de cabo torcido e sem responsabilidade ou noção alguma das dificuldades em ver uma moto de dentro dos carros.
A seguir como as coisas andam e com a absoluta falta de noção dessas centenas de motoqueiros espalhados pelas vias públicas, certamente muitas mortes virão e a culpa, na maioria das vezes é dos próprios motoqueiros, que se julgam os reis das ruas e vivem a ofender e intimidar motoristas pelo simples fato de que as motos chegam sempre invisíveis aos olhos de quem dirige um automóvel.
Cursos de direção defensiva são uma boa opção para aqueles que pretendem curtir sua moto e pilotar com segurança se antecipando a possíveis incidentes no trânsito que seriam previsíveis se todos tivessem esta noção.
Ficam aqui minhas observações para o uso mais adequado e consciente da galera que curte andar ou trabalhar com suas motos.
Abraços a todos e fiquem ligados porque este sábado tem AMA Supercross em Atlanta com a participação de Eli Tomac na SX1.
Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross, dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road e atualmente é distribuidor dos Lubrificantes Motul.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário