Exclusivo: MOTO.com.br no AMA SX

Nossos correspondentes assistiram da pista a etapa de Daytona do AMA SX, confira como foi!

Por André Jordão

Claudio Tex e Marcio Viana

Direto de Daytona, com cobertura exclusiva do Moto.com.br, através de seus correspondentes Claudio Teixeira e Marcio Viana, as novidades e resultados do maior campeonato de Supercross do mundo, o AMA SX.

Embora faça um frio intenso, uma noite maravilhosa recebeu a prova mais esperada do ano, já que ela acontece ao mesmo tempo que o maior encontro motociclístico dos Estados Unidos, o Daytona Bike Week. Dezenas de milhares de motociclistas se encontram por lá, trazendo ao evento mais de 50.000 espectadores.

Em uma pista extremamente difícil e muito técnica, os pilotos das categorias SX Lites e Pró, mostraram que preparo físico, muito arrojo e técnica fazem a diferença, separando os verdadeiros campeões e favoritos ao título dos demais competidores, que chegaram a levar volta dos líderes, apesar de se tratar de uma prova relativamente curta e rápida.

Step ups, duplos, triplos gigantescos mostraram que técnica e garra hoje é o que faz a diferença na pilotagem nas provas do AMA.

Ryan Dungey, piloto favorito ao título, considerando as ausências de James Stewart e Chad Reed, fez uma prova equilibrada e com foco no título. Ele ficou em segundo lugar atrás de Ryan Villopoto, que fez a prova em um ritmo alucinante e sem deixar nenhum oponente sequer pensar em acompanhá-lo, já que ele parece ser o único piloto com chances reais de tirar das mãos de Dungey o campeonato do AMA, que tem ainda tem pela frente 8 etapas.

Estivemos nos boxes e fizemos contato com vários ídolos e lendas deste esporte alucinante, que move milhões de apaixonados e praticantes mundo afora. Assistimos as provas junto com as famílias, pilotos, mecânicos e chefes de equipe em uma arquibancada com localização privilegiada, bem em frente a uma das séries de duplos e triplos mais difíceis do circuito.

Pudemos conversar com Kevin Windham, Christophe Pourcel, Roger de Coster e até mesmo com Kenny Keylon, piloto americano que fez muito sucesso e marcou presença nos campeonatos paulista e brasileiro de motocross nos anos de 1984 e 1985, quando foi companheiro de equipe de Rodney Smith, e do colunista que aqui registra o evento, Claudio Teixeira.

O Supercross em Daytona é sempre uma prova marcante e de destaque no campeonato, já que além de congregar os milhares de participantes do Daytona Bike Week, ainda traz em paralelo provas de Superbike e Flat Track, que este ano inovou e passou a ser disputada com motos do tipo CR, YZ, RM e KX de 450 cc, trazendo muita emoção a quem curte as motocas.

A próxima etapa do AMA SX será realizada na cidade de Toronto, no Canadá, no dia 13 deste mês. Novas notícias, direto dos EUA, seguirão no decorrer da semana, acompanhe!

Confira o resultado de Daytona:
1) Ryan Villopoto (Kaw)
2) Ryan Dungey (Suz)
3) Trey Canard (Hon)
4) Kevin Windham (Hon)
5) Davi Millsaps (Hon)
6) Thomas Hahn (Suz)
7) Nick Wey (Kaw)
8) Kyle Chisholm (Yam)
9) Josh Hill (Yam)
10) Ryan Morias (Suz)

Classificação:
1) Dungey, 192 pontos
2) Villopoto, 172
3) Hill, 162
4) Millsaps, 150
5) Windham, 131


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br