David Millsaps consolida sua liderança no AMA SX
Colunista analisa mais uma emocionante e disputada prova da principal competição Off Road nos EUA
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Claudio Teixeira
Olá internautas do MOTO.com.br!
Rolou nesse sábado, 9/02, a 6a etapa do AMA Supercross em San Diego com mais uma vitória de David Millsaps. A prova deste final de semana deu uma clara demonstração de que a hegemonia de pilotos consagrados e sempre favoritos deixou de ser uma evidência neste ano.
Como eu já havia mencionado em outras coberturas do AMA neste ano, a ascensão de Justin Barcia, Trey Canard e o forte desempenho de David Millsaps, Justin Brayton e, infelizmente fora do campeonato temporariamente de Jake Wiemert, novas emoções prometem muito nesse ano que parece ter encerrado um ciclo de domínio total de Vilopotto, James Stewart, Ryan Dungey e Chad Reed, até então os quatro sempre favoritos em qualquer corrida ou etapa.
Millsaps é o piloto que menos errou em todas as etapas disputadas até agora e venceu com desempenho impecável esta etapa de ponta a ponta e sem ser incomodado, consolidando sua liderança rumo ao título. É claro que no Supercross tudo pode acontecer, mas se ele der continuidade no desempenho demonstrado até agora tem grandes chances de se sagrar o campeão levantando assim seu primeiro título do AMA SX em sua carreira. Sua tocada é ao mesmo tempo suave e agressiva quando necessário, garantindo participações expressivas e disputas constantes por vitórias.
Chad Reed finalmente mostrou as garras nessa etapa, rodou em 2o lugar metade da prova mas uma escapada de frente o tirou do 2o posto e novamente terminou em 5o lugar garantindo o 5o lugar no campeonato. Também sempre constante, Reed mostrou que ainda tem condições de concorrer ao título mas terá que errar menos e se destacar mais nas próximas etapas para se manter na briga.
Ryan Dungey também vem se mantendo de forma constante e é o vice líder no campeonato. Conquistou o 3o lugar nesta etapa e vem mostrando que com a sua constância e maturidade também será um forte candidato à briga pelo título.
Mais inconstantes e sempre mais agressivos temos Justin Barcia, Vilopotto, Bubba e Canard. Esses quatro pilotos estão sempre entre os mais rápidos nos treinos e classificatórias. O show deles é à parte, são mais impulsivos e aceleram tudo a qualquer custo, o que tem lhes custado vários pontos perdidos no campeonato.
Essa etapa foi muito boa e as próximas etapas irão esquentar ainda mais com a subida de Eli Tomac nas provas da costa Oeste, em que ele deixa de competir na SX2 e vai para a SX1. Talvez outros pilotos adotem a mesma prática, o que irá complicar ainda mais a SX1. Tínhamos pelo menos 8 pilotos andando na mesma casa de segundo nesta etapa, o que já sinalizava o que seria a final.
Millsaps faz o holeshot e não olha mais para trás, venceu com muita categoria a etapa. A briga fica pela 2a colocação mas Reed cai na 10a volta e Barcia assume a 2a posição Mais atrás a briga era pela 4a posição, com Justin Brayton, Bubba, Dungey e Vilopotto. Canard vinha mais atrás depois de uma má largada. Dungey ultrapassa Bubba e parte para cima de Brayton. Reed retoma a prova logo atrás de Vilopotto e fica apertada a disputa pela 3a posição, agora de Justin Brayton.
A disputa estava interessante, com nada menos que Dungey, Bubba, Vilopotto e Reed na 4a, 5a, 6a e 7a posições respectivamente! Todos lutando por pontos valiosíssimos no campeonato.
Finalmente todos ultrapassam Juntin Brayton que mantinha a 3a colocação e Reed ultrapassa Vilopotto, ficando assim a classificação final da etapa:
1o - David Millsaps - Rocky Star Suzuki
2o - Justin Barcia - Geico Honda
3o - Ryan Dungey - Red Bull KTM
4o - James Stewart - Yoshimura Suzuki
5o - Chad Reed - 22 Motorsports Honda
Na SX2 nova vitória de Eli Tomac com Roczen em 2o e Jason Andersen em 3o. Foi uma prova bem disputada e teve o excelente trabalho do Brasileiro Jean Ramos que fez 7o lugar em sua classificatória e 14o na final. Balbi está fora de pelo menos 2 etapas por causa do acidente sofrido na última etapa.
Fiquem ligados porque as etapas da costa Leste que começam no final de semana que vem em Arlington - Texas deverão ser de arrepiar com a aproximação da metade do campeonato em curso.
Abaixo seguem os links para que vocês assistam as emoções de San Diego na 6a etapa do AMA SX:
Abraços a todos e uma boa semana!!
Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross, dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road e atualmente é distribuidor dos Lubrificantes Motul.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário