AMA SX começa 2012 com fortes emoções
Colunista de motocross espera bastante equilíbrio e muitos pegas emocionantes nas disputas dessa temporada
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Claudio Teixeira
Olá internautas e amigos do MOTO.com.br!
Foi dada a largada do mais difícil, mais competitivo e mais técnico campeonato de supercross do planeta, o AMA Supercross. Algumas disputas já eram esperadas antes mesmo do início do campeonato que teve Ryan Vilopotto como campeão em 2011 com vários pilotos disputando o título até a última etapa em Las Vegas. Entre eles estão Ryan Dungey estreando na equipe KTM com Roger de Coster, várias vezes campeão mundial na chefia da equipe, e ainda James "Bubba" Stewart, Chad Reed, Tray Canard, Kevin Windham e vários outros com possibilidades de vitórias na categoria principal. A disputa na categoria Lites também promete muitas disputas já que é naturalmente uma categoria em que a briga pelo título é mais acirrada dividindo os participantes da costa leste e oeste com uma final conjugada em Vegas.
A abertura como sempre foi em Anaheim e as provas foram muito disputadas. Na Lites (250 cc) a grande expectativa para este campeonato é Dean Wilson, piloto escocês de 20 anos que participa do AMA já há algum tempo e foi o campeão da categoria na costa oeste no ano passado em um campeonato super disputado e que havia terminado o campeonato em 6o lugar em 2010. As provas em Anaheim foram difíceis em uma pista meio travada, com poucas opções de ultrapassagem em que os pilotos não tinham muitas opções para usar a criatividade e a agressividade em conseguir melhores tempos e ultrapassagens radicais.
Dean Wilson tinha pela frente a disputa nada mais nada menos que outros dos maiores nomes no MX e SX mundiais: Eli Tomac, Tyla Rattray, Marvin Musquin, Cole Seely, Zach Osborne; Martin Davalos e outros vários "crazy kids" com muito apetite e sede de vitória. Esta prova também foi marcada pela 1a participação. do piloto brasileiro Jean Ramos que não participou da final por não ter se classificado. Dean Wilson largou na 3a posição logo atrás de Tyla Rattray mas era seguido de perto por Cole Seely que logo após Wilson assumir a 2a colocação não teve como segurar a posição por muito tempo de Seely e caiu de volta ao 3o posto após uma disputa por algumas curvas. Logo depois de ultrapassar Wilson, Seely passou a atacar Rattray já na 2a volta e não foi fácil a ultrapassagem que aconteceu na 5a volta. Enquanto isso Wilson se mantinha na disputa pelo 3o lugar e sob os ataques de Wil Hahn, Musquin e Eli Tomac que vinha em ritmo de retomada alucinante.
Já na 6a volta, menos que 3 segundos separavam o líder Seely do 4o colocado Hahn e com Tyla apertando Seely, Wilson apertando Tyla e Hahn na cola. Os 4 pilotos vinham em ritmo muito superior aos demais pilotos, à exceção de Tomac que vinha tomado para recuperar posições. Na 8a volta eram apenas os 3 primeiros na disputa pela vitória, com Wilson colocando pressão em Tyla enquanto Seely seguia mais à frente com certa tranquilidade e Tomac sendo o 4o colocado mais atrás. Já na última volta com Tomac em seu calcanhar e a apenas 8 segundos do líder, Wilson tomou uma ultrapassagem inesperada de Tomac e acabou caindo terminando a prova em 6o lugar. Terminaram a prova Seely em 1o, Rattray em 2o e Tomac em uma prova fantástica de recuperação finalizou no 3o posto.
Na categoria SX a vitória de Vilopotto já era previsível. Vilopotto fez o holeshot e não teve para ninguém. Liderou de ponta a ponta as 20 voltas com folgada margem de diferença, mostrando o porque de carregar o number plate vermelho com o úmero 1 estampado nela. Depois de uma largada no meio do pacote e apesar de ter sido o número 1 nas tomadas de tempo e classificatórias, James Stewart teve que fazer uma prova de recuperação e com dificuldades já que teve um erro e tomou um tombo ao curso da prova quando tinha tomado a 3a posição de Dungey em uma boa disputa e finalizou apenas em 6o lugar após uma boa disputa com Ivan Tedesco pela 4a posição logo nas primeiras voltas. Reed vinha em 2o seguido de Dungey estreando pela KTM. Mais atrás eram boas as disputas entre Short, Millsaps, Metcalf, Weimer, Windham e demais feras do esporte. A partir da metade da prova o show ficou por conta de Reed, Dungey e Stewart que assumiu o 3o posto e o manteve até cair faltando apenas 5 voltas para o final.
O fim da prova teve Vilopotto imbatível na 1a posição, Reed em 2o, Dungey em 3o, Brayton em 4o e Weimer em 5o fazendo uma excelente prova de abertura do AMA SX.
Segunda etapa em Phoenix
Essa foi a vez de Dean Wilson mostrar porque foi o number one em 2011. O Escocês largou em terceiro após o holeshot de Rattray, ultrapassou Tomac que largou em 2o lugar e também Rattray logo na metade da primeira volta e não tomou mais conhecimento dos demais participantes da prova. Abriu uma boa vantagem logo no início e foi o vencedor isolado da 2a etapa assumindo a disputa pela liderança do campeonato em 3o lugar com apenas 2 pontos de diferença para o líder atual que é seu companheiro no Team Green Kawasaki Monster Tyla Rattray e a apenas 1 ponto de Seely. A pista de Phoenix tem mais velocidade e mais variedades do que Anaheim e proporcionou boas disputas. Tomac que fez uma prova fantástica em Anaheim novamente teve uma má largada e fez outra prova de recuperação e foi o mais rápido do dia.
Musquin que largou em segundo e havia ficado em 3o com a ultrapassagem de Wilson ultrapassa Rattray e assume a 2a posição seguido por Rattray e Zack Osborne na bota pressionando muito. Já Seely, vencedor da 1a etapa vinha em 8o após uma má largada. Não foi uma prova de muitas disputas apesar de terem andado colados os primeiros colocados, já que Wilson despachou todo mundo e se isolou na liderança desde o início da prova. As disputas mesmo ficaram por conta de Osborne que acabou sendo superado por vários pilotos e caiu da 4a posição para terminar em 9o entre eles Marvin Musquin ( 2o ), Tyla Rattray ( 3o ), Eli Tomac ( 4o ) e Cole Seely ( 5o ). Esta prova também marcou a 1a participação de Jean Ramos em uma prova final.
No SX saiu tudo bem diferente do esperado, apesar de vários pilotos estarem com boas chances de disputa do título. Vilopotto largou mal e ainda após uma queda logo na primeira volta saiu em último lugar e fez uma prova alucinante em busca da recuperação. Enquanto isso Dungey largou bem e se isolou na liderança para não ser mais incomodado. Logo atrás veio Weimer também acelerando muito e não deu chances para ninguém tomar seu lugar no podium. Em terceiro vinha Windham que também não foi atacado a prova inteira até que na última volta demonstrando muita garra garra, técnica e competitividade e tomou de Windham a 3a colocação na última volta e este ficou em 4o lugar mostrando que, apesar de ser considerado velho para este esporte ainda manda muito bem. Chad Reed ficou em 5o e James Stewart, que havia se classificado em 1o lugar na eliminatória acabou em 8o lugar após mais uma corrida conturbada e complicada pelos erros cometidos pelo piloto que até agora não conseguiu administrar bem a pressão e o alto desempenho nos treinos e classificatórias, ostentando atualmente apenas a 7a posição no campeonato que é liderado agora por Ryan Dungey.
Vamos agora esperar a próxima etapa que acontece no próximo final de semana em Los Angeles e o campeonato promete estar para lá de disputado já com várias alterações nos resultados em 2 etapas e nas duas categorias.
Fiquem ligados no MOTO.com.br que tem muito mais pela frente.
Abraço a todos,
Claudio Teixeira (Claudio Tex # 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross e dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road.
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