Claudio Teixeira
Claudio Teixeira
ClaudioTeixeira
Anaheim ll aconteceu neste sábado, 19/01, e como previsto o bicho pegou !!! Temos que fazer uma corrente positiva para nenhum piloto se quebrar a fim de garantir os pegas emocionantes que vimos nessa etapa e para que o campeonato continue acirrado.
A pista além de muito técnica e difícil era também perigosa. Muitas transições e sequências variadas de duplos, triplos e table tops foram a atração especial para os mais de 40.000 fãs que compareceram ao Angel Stadium em Los Angeles.
O veterano Kevin Windham, apesar de manter bons tempos e voltas rápidas nas classificatórias chegando a andar entre os dez primeiros anunciou sua aposentaria imediata e não largou no main event, o que é uma perda significativa para o esporte.
Nesta etapa o holeshot foi para Jake Weimert, piloto da equipe Monster Kawasaki, seguido por Justin Barcia e Trey Canard, ambos de Honda, Josh Grant da Yamaha, David Millsaps da Rockstar Suzuki e Ryan Vilopotto de Kawasaki. Barcia errou uma sequência e caiu para 4° lugar perdendo a posição para Grant mas recuperou na sequência.
Millsaps partiu para cima de Josh Grant com Vilopotto no calcanhar e pressionando muito, que também vinha recebendo muita pressão de Chad Reed que vinha em 6º lugar. Em uma bobeada de Vilopotto, Reed assume a 5ª colocação, enquanto Canard já livre de Jake Weimert começou a abrir na primeira colocação e a liderar a prova, exatamente há um ano de seu mais grave acidente que quase encerrou sua carreira.
Justin Barcia novamente erra um salto triplo e acerta bem na cara do terceiro salto, machucando bastante o rosto que bateu no guidão e abandonou a prova na hora. Grant reassume a 3ª posição, mas não aguenta a pressão de Millsaps, Reed e Villopotto, que ultrapassaram Grant logo no início da 4ª volta. Vilopotto deu o troco em Reed e assumiu a 3ª posição com a saída de Barcia. Estavam assim: 1º Canard, 2º Wiemert e 3º Vilopotto. James Stewart com uma lesão no joelho vinha brigando mais atrás pela sétima posição, mas já mostrou nas classificatórias que pode brigar na frente, pois fez o 3º melhor tempo nas tomadas de tempo.
Na 6ª volta a situação já era outra, com Canard em 1º seguido de Vilopotto, Millsaps, Reed e Weimert. A briga estava longe do fim. Vilopotto que já havia feito a volta mais rápida na classificatória e vinha de um excelente 2º lugar em Phoenix mostrou porque carrega a placa # 1 em sua moto. Partiu para cima de Canard em uma disputa emocionante pela ponta com o líder do campeonato Millsaps em seu encalço. O bicampeão assumiu a liderança da prova para não mais olhar para trás e venceu a etapa com domínio perfeito de sua motocicleta.
Canard também não foi mais incomodado e a disputa agora era pela 3ª posição entre Millsaps e Reed que vinham trocando posições por algumas voltas em uma disputa para lá de quente ! Millsaps conseguiu se livrar um pouco de Reed com uma tocada sólida, mas acabou errando uma curva e deitando a moto, oportunidade para Reed assumir a 3ª colocação e garantir um lugar no pódium. James Stewart caiu e ficou para trás do segundo pelotão, que vinha tendo uma boa disputa entre Ryan Dungey que largou muito mal e Andrew Short. Dungey finalmente ultrapassou Short depois de perder muitas voltas atrás dele e garantiu a 6ª colocação em Weimert.
Os resultados ficaram assim :
1 - Ryan Vilopotto - Monster Kawasaki
2 - Tray Canard - Geico Honda
3 - Chad Reed - Two Two Motorsports Honda
4 - David Millsaps - Rock Star Suzuki
5 - Jake Weimert - Monster Kawasaki
Millsaps continua na liderança do campeonato, mas agora com vantagem mais apertada e com 63 pontos. Canard é o 2º colocado com 60, Reed com tocada constante é o 3º com 56, Vilopotto com 52 e Dungey com 48 fecham os cinco primeiros lugares no campeonato.
Os brasileiros mais uma vez não foram à prova final já que as classificatórias estavam dificílimas e mesmo com o excelente trabalho de Jorge Balbi na SX1 e de Jean Ramos na SX2 não foi possível a participação deles nos eventos principais.
Na SX2, Eli Tomas e Ken Rockzen estão mostrando liderança absoluta no campeonato com 3 vitórias e 3 segundos lugares respectivamente nas 3 etapas disputadas até agora.
Fiquem ligados que o MOTO.com.br trará cada etapa para seus internautas todos os finais de semana. No próximo sábado é a vez de Oakland.
Abraços a todos e boa semana !
Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross e dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road.