AMA SX: Campeonato cada vez mais quente

Veterano do off-road comenta a terceira vitória de Chad Reed, alcançada em Saint Louis.

Por Leandro Alvares

Aí galera internauta do MOTO.com.br! Rolou sábado passado, nos Estados Unidos, a etapa de Saint Louis do AMA Supercross, válida pela 12ª prova da temporada 2009.

Tivemos a grata surpresa da participação de Travis Pastrana, que causou geral na repescagem, mostrando muita agressividade e até alguma “maldade” nas disputas, mas não conseguiu se classificar para o evento principal. Foi ele que desenhou a pista mais louca de todas as corridas que já rolaram até agora.

As sessões invertidas, de saltos duplos e triplos com múltiplas opções de traçados, ficaram fantásticas e muito bem boladas. Foram desenhadas também sequências de “S” com paredes muito altas e firmes, que permitiam que os pilotos deitassem as motos quase até bater o guidão no chão.

É impressionante o ritmo de James Stewart e Chad Reed. Eles fazem uma corrida à parte dos demais. Nem os pés eles tiram das pedaleiras para fazer as curvas, nunca vi nada igual! Há dez ou 15 anos sequer imaginávamos que algum piloto pudesse fazer o que estes pilotos estão fazendo sobre uma moto de cross.

A primeira classificatória foi vencida por Reed, que com muito mais cabeça e equilíbrio vem liderando o campeonato com muito menos vitórias que “Bubba”. A segunda bateria, acreditem, foi vencida pelo veterano Kevin Windham, que brigou bonito pela quarta posição na final 11ª etapa, mostrando que experiência ainda fala alto nas competições.

Nesta segunda classificatória, em que participava também Stewart, o show ficou por conta dele mesmo, que após cair na primeira volta, quando estava na ponta, levantou e se recuperou até a quinta posição, quando um novo tombo o tirou da zona de classificação. Novamente ele se recuperou e tomou o último lugar da zona de classificatória, terminando em nono.

Na final o quadro foi o mesmo das outras etapas disputadas até agora. Desta vez Chad largou na ponta, segurando Bubba por várias voltas até o norte-americano dar o bote, colocando por dentro na curva da chegada para assumir a liderança, abrindo aproximadamente sete segundos de Reed.

No entanto, como nos treinos, “Bubba” tomou um tombo meio tolo (não que os outros tenham sido tolos porque não foram) e perdeu a dianteira para o rival australiano, que venceu a etapa e solidificou sua liderança no campeonato.

Insisto de novo para que vocês: Baixem os arquivos torrentz via internet e vejam ao vivo e a cores o que estou tentando transmitir via textos porque eu jamais conseguirei expressar em palavras aquilo que os “tarados” por Motocross, Supercross, Supermotard e velocidade em geral poderão testemunhar com seus olhos.

Vamos agora esperar e ver o que será da próxima etapa em Toronto, no Canadá, já que Reed abriu uma vantagem de 11 pontos sobre “Bubba”, que vai tentar diminuir a diferença a qualquer preço.

Um abraço a todos!

Claudio Teixeira.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br