Zero DSR é verdadeira moto aventureira eletrizante

Fabricante americana apresenta modelo de uso misto com desempenho muito parecido com de uma moto tradicional

Por Aladim Lopes Gonçalves

Em sua opinião, há alguma ligação entre aventura e energia elétrica? Não estou falando de descarga de adrenalina quando o corpo se prepara para fortes emoções. Mas sim da nova DSR, da californiana Zero, que usa motor elétrico de alto desempenho para se movimentar. O modelo de uso misto é versátil e está equipado com o propulsor Z-Force de 13,0 kWh, que oferece 56% mais torque e 25% a mais potência em relação as versões elétricas anteriores. Nos Estados Unidos, a DSR custa US$ 12.795 – cerca de R$ 47 mil em uma conversão direta, sem taxas ou impostos. Aliás, a marca norte-americana teve uma passagem relâmpago no Brasil entre 2011 e 2012.

O novo motor – alimentado por bateria de célula de ion-lítio – tem autonomia para rodar 190 quilômetros em circuito misto (cidade e campo) e dura, no mínimo, três horas. Para carregar, a DSR precisa apenas de uma tomada 110/220 Volts.

Potência de moto média
Transformando as unidades elétricas em cavalaria, teremos uma moto com 54 hp (Horse Power, o cavalo força) e incríveis 9,38 kgf.m de torque. A CB 500 X, crossover de média capacidade cúbica da Honda, por exemplo, gera 50,4 cv de potência (a 8.500 rpm) e torque máximo de 4,55 kgf.m (a 7.000 rpm). Só para se ter uma ideia da força de arrancada deste propulsor, a moto consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos. E a velocidade máxima pode chegar a 158 km/h.

Analisando os números de desempenho, a Zero DSR não fica devendo em nada para um modelo convencional, com motor a combustão. Ou seja, oferece uma aceleração emocionante, pena que não faz barulho. Mas, com certeza, a aventura está garantida. Seja na selva de pedra, seja em trechos de chão batido. E com emissão zero de poluentes.

Ciclística de primeira
A topa-tudo da Zero traz ciclística também digna de uma moto “normal”: suspensão da grife Showa e freios com sistema antitravamento (ABS) da Bosch. Na dianteira, garfo telescópico invertido (upside-down) com tubos de 41mm, com múltiplas regulagens e bons 178 mm de curso; freio com disco simples de 320mm e ABS de ultima geração. Na traseira, suspensão monoamortecida com vários ajustes e 179 mm de curso, com disco simples de 245 mm, também com sistema antitravamento.

Para ajudar a absorver os solavancos, manter a aderência, além de frenagens mais eficientes, a Zero DSR está calçada com pneus Pirelli de uso misto - MT-60 100/90-19, na dianteira, e MT-60 130/80-17, na traseira. Em sua configuração standard, a Zero DSR pesa 161 Kg. Apesar de o motor ser elétrico, que não emite ruídos, a diversão é real.

- Confira o vídeo da Zero Motorcycles DSR


Fonte:
Agência Infomoto

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