Yamaha R7: Nova esportiva é baseada na MT-07
Nova esportiva Yamaha R7 chega em outubro nas concessionárias europeias como modelo 2022
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Os rumores do início do ano foram confirmados! A Yamaha acaba de lançar oficialmente sua nova esportiva, a R7. Que recebeu esse nome em homenagem ao especial de homologação YZF-R7 de 1999, que teve poucas unidades produzidas.
A nova esportiva é baseada na naked MT-07, ou seja, ela vem equipada com o motor bicilíndrico de 689 cm³, DOHC e 4 válvulas, que entrega potência máxima de 73 cv e torque em baixas e altas rotações, proporcionando uma pilotagem divertida.
Apesar de ser o mesmo motor, a Yamaha R7 recebeu algumas melhorias no sistema de admissão e exaustão, uma nova central eletrônica com mapeamento de performance esportiva, nova configuração de injeção e respostas mais rápidas do acelerador.
Além disso, a R7 ganhou um novo painel totalmente digital, embreagem deslizante, a 2ª marcha foi encurtada e agora ela pode receber quick-shift, isto é, um assistente de trocas de marchas que permite reduzir ou aumentar a marcha sem usar a embreagem, o que prioriza o rendimento esportivo.
A grande diferença é a carenagem que a R7 recebeu com identidade dos modelos R (de racing), que lembram a moto de MotoGP.
Para priorizar a pilotagem mais esportiva, a Yamaha adotou semi-guidões, suspensão dianteira invertida ajustável de 41mm e na traseira um conjunto de monoamortecedor com regulagem de pré carga da mola e amortecimento.
Os freios receberam mudanças em relação à MT-07. Na dianteira, são dois discos com pinças radiais, quatro pistões e um cilindro mestre radial da Brembo. Na traseira, é um disco simples com pinça de um pistão. As rodas são de 17 polegadas e calçadas com pneus 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
O único controle eletrônico disponível é o sistema de ABS. Pois, segundo a Yamaha, ela pretende atrair pilotos mais jovens, isto é, sem tanto dinheiro. Por isso, a R7 não possui modos de pilotagem e controle de tração, itens comuns nos modelos dessa categoria.
A Yamaha R7 deve chegar nas concessionárias europeias nas primeiras semanas de outubro, nas cores azul ou preta. O preço ainda não foi revelado. A princípio ela não será oferecida no Brasil.
Por compartilhar componentes com a naked MT-07, podemos sonhar com esse modelo em terras nacionais. E aí, o que você achou? Essa esportiva se sairia bem no Brasil?
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário