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Yamaha R1 passa por atualizações e fica com mais cara de MotoGP

16 de July de 2019

Não foi só a Ducati que aproveitou o final de semana do Mundial de Superbike em Laguna Seca para revelar novidades ao público. A Yamaha R1 2020 pegou muitos de surpresa ao ser apresentada durante as atividades do final de semana no circuito californiano e, diferente dos rumores iniciais, é uma evolução, não uma revolução.

Cara de MotoGP


Foto: Divulgação

A carenagem passou por uma reformulação e, apesar de não ser radical, deixou a R1 mais próxima ainda da M1, moto com a qual Valentino Rossi e Maverick Viñales disputam as corridas da MotoGP - o vídeo promocional divulgado pela fabricante exibe imagens das pistas, tanto da M1 quanto da R1, que venceu as últimas quatro edições das 8 Horas de Suzuka.

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A semelhança pode ser notada especialmente quando se olha a R1 2020 de frente e não foi somente estética, segundo a Yamaha: o ganho em aerodinâmica é de 5% quando comparado à versão anterior, reduzindo o nível de ruído e pressão sobre o piloto, de acordo com a fabricante.

Mais eletrônica


Foto: Divulgação

A nova geração da R1 tem agora mais opções de controle do ABS, que atua também em curvas. São dois modos de ajuste: BC1, focado nas frenagens em linha reta com a moto em pé, e BC2, que trabalha com mais intensidade nas ocasiões em que o piloto utiliza os freios com a moto inclinada.

O controle de freio motor também é um dos destaques, com três níveis de gerenciamento da atuação do motor nas reduções de marcha para auxiliar nas frenagens. Os parâmetros são ajustáveis e podem ser visualizados através do painel TFT.

Motor atualizado


Foto: Divulgação

A Yamaha R1 segue com um quatro cilindros em linha de 998 cm³, mas que foi retrabalhado internamente em uma série de elementos - cabeçote, bicos injetores, comando de válvulas e sistema de escape, por exemplo. A potência, porém, segue nos 200 cv a 13.500 giros, com torque máximo de 11,6 kgf.m a 11.500 rotações por minuto.

O retrabalho no propulsor faz com que a nova R1 esteja dentro das normas Euro5 de emissão de poluentes, mais rígidas e que entram em vigor na Europa no próximo ano.

O acelerador eletrônico conta com um chip que lê a posição e elimina a necessidade de cabos, proporcionando respostas e acionamento mais suave, além de reduzir peso. A transmissão é de seis velocidades, com embreagem assistida e deslizante.

Suspensões renovadas (e eletrônicas na R1M)

O conjunto de suspensão recebeu novo garfo dianteiro e amortecedor traseiro da Kayaba. Na versão topo de linha, a R1M, as suspensões com ajuste eletrônico são da Öhlins. Na versão standard, de acordo com a Yamaha, os ajustes proporcionam mais sensibilidade ao piloto e respostas mais suaves do conjunto.

Yamaha R1M


Foto: Divulgação

A R1M conta com o mesmo motor da R1 standard, mas conta com partes da carenagem em fibra de carbono, a suspensão eletrônica mencionada acima e com módulo GPS, além de armazenar dados de desempenho para o proprietário analisar - item interessante para os que se aventuram nas pistas.

O preço da Yamaha R1 2020 nos Estados Unidos é de US$ 17.399, o equivalente a R$ 65.470 em conversão direta. Já a R1M, como era de se esperar, tem preço mais elevado: US$ 26.099, aproximadamente R$ 98.210.

Confira o vídeo promocional da Yamaha R1 2020: 

Para ver os vídeos e mais detalhes, clique aqui.

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