Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Scooter chega com novo motor de 125cc com injeção eletrônica e freios UBS por R$ 7.990

Por Alexandre Ciszewski

A Yamaha apresentou nesta semana, durante evento realizado em São Paulo aos jornalistas especializados, a nova Yamaha Neo 125. A nova scooter da marca dos diapasões estará disponível nas concessionárias nas cores Magma Red (Vermelho Metálico), Branco Cristal (Branco Metálico) e Matt Grey (Cinza Fosco) pelo preço sugerido de R$ 7.990 (+frete) a partir da segunda quinzena de outubro. Trata-se do 5º lançamento da Yamaha em 2016, após as novas MT-03, NMax 160, Factor 125i e Fazer 150 UBS.



Primeiras impressões
O primeiro contato com a nova Yamaha Neo 125 ao longo do evento realizado nas ruas de São Paulo agradou bastante, além da dinâmica do evento em si, que fez os jornalistas transitarem por pontos importantes da cidade, como Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, Universidade de São Paulo (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin), Parque do Ibirapuera (com pequeno desafio de skate) e Beco do Batman (com personalização de capacete).

A novidade do segmento scooter é bastante ágil e proporciona saídas rápidas nos semáforos, sem aquele tempo ocioso que geramente observamos em modelos equipados com câmbio CVT. O conjunto pneu + leveza + suspensão se comportou muito bem quando precisamos enfrentar os buracos e irregularidades no asfalto paulistano. Outro destaque fica para os freios UBS, com disco na frente e tambor na traseira, que transmitem bastante segurança para o motociclista, além do banco, que conta com elementos antiderrapantes que seguram o motociclista e o garupa em frenagens mais bruscas e mudanças rápidas de direção, por exemplo. Segundo a Yamaha, o modelo entregará um consumo médio superior a 40 km/l, mas para verificarmos essa questão, e conferir se é isso mesmo, aguardamos o modelo para um teste mais aprofundado.

Praticidade
Para quem não conhece o modelo, ele conta com a facilidade do câmbio automático CVT, partida elétrica e o novo motor alimentado por injeção eletrônica de 125 cilindradas. A nova Neo 125 é prática com seus porta-objetos e alça para sacola e bolsa, compacta, leve e com 775 mm de altura de assento - o que permite fácil alcance do solo. A base de suporte para os pés e o câmbio automático CVT, que não requer troca de marchas, transmitem segurança, e de quebra protegem os sapatos. Embaixo do banco da nova Neo 125, há espaço para um capacete jet type. O compartimento pode ser aberto com um simples toque na chave de ignição.

O modelo conta com descanso lateral auto-stop, que desliga automaticamente a nova Neo 125 no momento em que é acionado. O chassi da novidade da Yamaha foi elaborado para oferecer resistência, leveza e baixo centro de gravidade, possibilitando grande estabilidade em sua condução. A junção das rodas de 14 polegadas com pneus largos Metzeler Feel Free Front (traseiro 90/80 sem câmara e dianteiro 80/80 sem câmara) e transmissão CVT totalmente automática, fazem da nova Neo 125 uma das pilotagens mais confortáveis do segmento.

Além da transmissão automática CVT e rodas de 14 polegadas, o conforto na pilotagem da nova Neo 125 também é proporcionado pela suspensão de garfo telescópico dianteiro com curso de 90mm e a suspensão traseira com curso de 80mm.


Faróis em LED
De acordo com a Yamaha, a segurança foi um item essencial no desenvolvimento da nova Neo 125, a começar pela escolha dos faróis. A nova iluminação em LED, além de oferecer mais estilo, proporciona mais segurança devido a incrível visibilidade que oferece nas vias de baixa luminosidade. São 3 faróis em LED disponíveis: dois em baixo, e um em alto.

A segurança nas frenagens é proporcionada não só pelo disco de freio dianteiro (200 mm) e pelo freio a tambor traseiro (130 mm), mas também pelo exclusivo sistema Yamaha UBS (Unified Brake System). O UBS distribui as frenagens dianteira e traseira em um único acionamento do manete esquerdo (freio traseiro). Esse sistema permite mais estabilidade e eficiência na frenagem.

No painel estão as principais funções: velocímetro analógico, hodômetro total, marcador do nível de combustível e a função ECO, que indica o momento de pilotagem mais econômica. Conta com iluminação verde-claro bastante agradável.


Novo motor
O motor da nova Neo 125, de quatro tempos, injeção eletrônica e 125cc, desenvolve potência de 9,8cv a 8.000 rpm e torque máximo de 0,98kgf.m a 5.500 rpm. Esses números somados à leveza da nova scooter – 92 kg a seco (peso em ordem de marcha de 96 kg) – proporcionam uma pilotagem extremamente ágil, retomadas eficientes e fáceis mudanças de direção - algo muito necessário no trânsito urbano.

A nova Yamaha Neo 125 é equipada com a nova geração de motores compactos com eficiência e economia de combustível, que atende todos os parâmetros brasileiros atuais de emissão de poluentes. Para atingir essa equação, os engenheiros da Yamaha se concentraram em reduzir as perdas de potência, com a aplicação de tecnologias avançadas, como a melhoria da eficiência na queima da mistura Ar/Combustível e arrefecimento do motor.

A tecnologia DiAsil (Die cast Aluminum silicon - Alumínio e Silício) foi um dos elementos usados em busca da leveza e eficiência. Essa nova composição de material criada pela Yamaha - fundição do alumínio com silício – além de leve, proporciona ótima dissipação térmica e resistência mecânica, o que reduz o desgaste do cilindro e aumenta a vida útil do motor.


Veja o vídeo:

Facilidades
Uma grande novidade no mercado da família Scooter: na aquisição da nova Neo 125, o cliente leva a Assistência Gratuita 24 horas YAMAHA. A cobertura garante, pelo período de 12 meses, serviços como: reboque, socorro mecânico, chaveiro, troca de pneus, pane seca, hospedagem, taxi e despachante. Além disso, oferece a possibilidade de renovação após esse período.

Características Assistência 24 Horas YAMAHA:
- Empresa Brasil Assistência - empresa do grupo segurador Mapfre
- Cobertura Território Nacional
- Período 12 meses a contar data da nota fiscal de venda do CCY para cliente
- Telefone 0800 exclusivo Yamaha
- Possibilidade de renovação por conta do cliente

Revisão Preço Fixo YAMAHA
A Nova Neo 125 conta também com a exclusiva Revisão Preço Fixo Yamaha, na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará desde a primeira até a sétima revisão (até os 30.000 quilômetros).

Ficha Técnica
Yamaha NEO 125
Comprimento x Largura x Altura: 1870 mm X 685 mm X 1070 mm
Altura do assento 775 mm
Distância entre eixos 1260 mm
Peso Seco / Peso em ordem de marcha 92 Kg/ 96 kg
Motor SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a ar, 4 tempos
Cilindrada 125cc
Potência máxima 9,8cv (cavalos) / 8.000 rpm
Torque máximo 0,98Kgf.m / 5.500 rpm
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do óleo do motor 0,84 litros
Combustível / Capacidade do tanque Gasolina / 4,2 litros
Alimentação Injeção eletrônica
Transmissão primária / secundária Engrenagens
Câmbio CVT
Pneu dianteiro / traseiro 80/80 14M/C - 90/80 14M/C
Freio dianteiro / traseiro Disco hidráulico de 200 mm / Tambor mecânico de 130 mm
Suspensão dianteira / traseira (curso da roda) Garfo telescópico (90 mm) / Motor Balança (80 mm)
Cores Matt Grey (Fosco) - Branco Cristal (Metálico) - Magma Red (Metálico)
Painel de instrumentos Velocímetro analógico, hodômetro total, marcador do nível de combustível e função ECO.

Fotos: Kiko Tokuda/MOTO.com.br e Divulgação/Yamaha


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br