Acontece
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Arthur Caldeira
O segmento de motos custom é o mais disputado nos Estados Unidos, afinal na terra da Harley-Davidson e de suas longas estradas retilíneas os motociclistas são fãs do estilo. Tanto que a Yamaha norte-americana tem até mesmo uma família inteira dedicada às custom, a linha Star. Que acaba de ganhar mais uma integrante para 2011: a nova Stryker, apresentada agora em setembro, somente para o mercado norte-americano.
A nova Yamaha Star Stryker chega como uma releitura para o século XXI das clássicas custom de estilo “chopper”, com o garfo alongado e um grande ângulo de cáster. Exageros à parte, o design da nova Yamaha Stryker mescla a inspiração chopper à diversos elementos mais modernos, como rodas em liga-leve, painel digital sobre a mesa e pintura preto fosco. Nada de muito novo, vale dizer, já que a Suzuki com a Boulevard M800, a Honda Fury 1300 e até mesmo modelos da tradicional Harley-Davidson já beberam da mesma fonte de inspiração.
Motorzão
Como na Terra do Tio Sam quem gosta de “motorzinho” é dentista, a Yamaha equipou sua Stryker com um propulsor de dois cilindros em “V”, comando simples no cabeçote (SOHC), quatro válvulas por cilindro e 1.304 cm³ de capacidade. Com refrigeração líquida e alimentado por injeção eletrônica, o motorzão “V2” traz balanceiros para dimiminuir as vibrações. Apesar dos números de desempenho não terem sido divulgados, é de se esperar bastante torque e nem tanta potência assim nesse V2 a 60°.
O câmbio com cinco marchas mostra a vocação mais urbana desta custom que deve oferecer belas arrancadas. Sua proposta cheia de atitude para se rodar na cidade é reforçada ainda pela baixa altura do assento: a apenas 66 cm do solo, o que facilita manobras no trânsito urbano.
Já a transmissão final por correia dentada mostra que a Yamaha se rendeu à tradição Harley-Davidson e adotou a solução – já utilizada também na Midnight Star (custom de 950 cc à venda no Brasil). Na parte ciclística, o quadro berço duplo em aço conta com garfo telescópico tradicional, na dianteira; e monoamortecedor, na traseira. Nada de muito novo. Destaca-se o largo pneu de 210 mm (210/40-18) atrás que contrasta com o fino pneu aro 21 polegadas na dianteira (120/70-21). Os freios são a disco em ambas as rodas.
Preço competitivo
Mas a grande jogada da nova Yamaha vem escondida em um de seus slogans: “visual top de linha sem a etiqueta de preço top de linha”. Apesar do seu deseign novo e bem acabado, a Stryker de 1.300 cc chega com preço menor que a concorrente Honda Fury, com a mesma capacidade cúbica. Na cor preta, a mais “badboy” da linha, a Yamaha Stryker vai custar US$ 10.990 – valor menor que os mais de US$ 13.000 pedidos pela Honda Fury.
Considerada por muitos como uma resposta ao sucesso da Honda Fury, a Yamaha Star Stryker terá ainda mais duas cores – azul e vermelho metálico - com diversos cromados, que custarão US$ 250 a mais.