Yamaha apresenta pilotos e equipes oficiais para a Temporada 2018

Marca amplia participação nas competições e anuncia incentivo a pilotos. Entre as novidades estão apresentação do Programa Blu Cru e pilotos no VR46 Master Camp

Por Alexandre Ciszewski

A Yamaha do Brasil apresentou na tarde da última segunda-feira (29) seus pilotos e equipes oficiais que disputarão a Temporada 2018. Ao todo, serão 23 pilotos que defenderão o azul da Yamaha Racing em modalidades como motovelocidade, motocross, arenacross, enduro de regularidade, enduro FIM, rally e, até mesmo, a desafiadora e centenária subida de montanha, disputada nos Estados Unidos.

Uma das grandes surpresas anunciadas pela Yamaha foi o envio de dois pilotos que se destacaram na Yamalube R3 Cup em 2017 para o programa Yamaha VR46 Master Camp, na Itália, e também o lançamento no Brasil do programa de incentivo a pilotos, o bLU cRU, já presente nos Estados Unidos, Europa, Ásia e outros países.

Eliton Kawakami e Bruno Cesar Borges – vencedor da categoria Stock e vice-campeão da categoria Pro, respectivamente –, irão treinar com Valentino Rossi por uma semana. Eles receberão treinamento dos instrutores e pilotos em tempo integral no Rancho de Rossi, que já se tornou uma verdadeira academia de pilotos, e também no Circuito Mundial Misano Marco Simoncelli.

Para a Temporada 2018, a Yamaha investiu forte no off-road, com times de alto nível focados nas principais categorias, incentivando e apoiando a prática do motociclismo fora de estrada.

A equipe Yamaha Monster Energy Geraçao contará com Carlos Campano, atual campeão Brasileiro na MX-1 (Yamaha YZ450F), Jean Ramos (YZ450F), Fábio Santos (YZ250F), Thallys Nathan (TT-R 230 e YZ250F) e Ricardo Martins (WR450F).

A nova equipe YAMAHA O2BH RACING vem com tudo para a temporada 2018 com Jomar Grecco (WR250F e WR450F), Rômulo Bottrel (YZ450FX), Patrick Capila (YZ250FX), Ronald Santi (TT-R 230) e Fábio Coelho do Amaral (TT-R 230).

No on-road, o foco da Yamaha está voltado para a Yamalube R3 Cup. Seja pelo número de participantes – média de 30 pilotos por grid –, pelo interesse do público ou mesmo pela competitividade que elevou o nível dos pilotos, preparando-os para outras categorias, a Yamalube R3 Cup superou todas as expectativas em 2017.

Formada por dez jovens pilotos com idade entre 13 e 16 anos, a equipe oficial da Yamaha (Team PlayStation Yamaha Racing) tem tudo para se sobressair ainda mais na temporada 2018. Isso porque além de receberem instruções dos pilotos Rafael Paschoalin e Alan Douglas, que atuarão como técnicos junto à garotada, também participarão de atividades que desenvolvam o físico, o raciocínio e até mesmo o controle emocional.

Os pilotos da Equipe Yamaha PlayStation são Humberto Cezar Maier Neto (Paulista da capital, nascido em 28/10/2005), Kaywan Alves Freire da Costa (Brasiliense da capital, nascido em 14/07/2003), Davi de Jesus Machado Gomide (Paulista da capital, nascido em 21/10/2001), Leopoldo Rubens Manella (Paranaense de Londrina, nascido em 23/10/2002), Felipe Cortado Macan (Paulista de Campinas, nascido em 28/04/2003), Rafael Antonio F. e Silva (Brasiliense do Dist. Federal, nascido em 31/05/2003), Rubens Mesquita Barros (Paulista da capital, nascido em 17/08/2004), Rodrigo Camponêz Gregório (Capixaba de Vitória, nascido em 19/08/2002), Nicolas Cenedesi Silveira (Paulista da capital, nascido em 29/11/2002) e Gustavo Manso Alves (Paulista da capital, nascido em 19/11/2004).

Outros pilotos farão parte do seleto time da Yamaha Racing na temporada 2018. Eles também buscarão levar a Yamaha ao topo do pódio, reforçando a esportividade presente no DNA da marca. Querendo repetir o feito de 2017, quando conquistou o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, o paulista Rodrigo Khezam promete tirar tudo de sua Yamaha TT-R 230 para faturar o bicampeonato.

Longe da terra e acelerando ao máximo sua Yamaha nas curvas sinuosas do gelado asfalto da tradicional subida de montanha, a International Pikes Peak Hill Climb, o outro piloto oficial Yamaha Racing é Rafael Paschoalin. Após ter ficado em segundo lugar em sua categoria, correndo com uma Yamaha MT-07, o piloto paulista buscará a vitória em 2018 da centenária competição ao guidão de uma MT-09.

Para finalizar, Jorge Negretti, a lenda viva do motociclismo brasileiro, segue como integrante da Yamaha Racing defendendo a marca em eventos e competições ao longo de 2018.

BLU CRU: POR UM MOTOCICLISMO MAIS AZUL
Outra grande surpresa anunciada pela Yamaha foi o bLU cRU no Brasil, o maior programa de incentivo ao esporte dos últimos tempos. O nome bLU cRU, é uma alusão ao termo “Blue Crew” que significa “Tripulação Azul”, e tem como objetivo de oferecer benefícios exclusivos aos proprietários de motocicletas Yamaha nos principais campeonatos nacionais.

Assim como acontece nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a Yamaha Motor do Brasil busca oferecer a seus clientes um relacionamento único, aproximando-se dos pilotos que utilizam uma motocicleta Yamaha para competir, seja com intuito de diversão, de forma amadora, e até mesmo como profissional.

Para fazer parte do programa bLU cRU, basta que os pilotos participem dos campeonatos apoiados pela Yamaha Motor do Brasil em 2018, competindo com motocicletas Yamaha. Pela diversidade das várias modalidades que o programa estará presente, haverá uma regulamentação específica para cada campeonato em que a Yamaha Motor do Brasil participará com o bLU cRU.

Os campeonatos em que o bLU cRU estará presente, são:
On Road:
• Super Bike Brasil – Yamalube R3 Cup;
Off Road:
• Campeonato Brasileiro de Motocross;
• Campeonato Catarinense de Motocross;
• Campeonato Brasileiro de Enduro FIM;
• Enduro da Independência;
• Ibitipoca Off Road;

Os benefícios oferecidos pelo programa bLU cRU comuns a todas as modalidades, é o subsídio na compra de peças e equipamentos com desconto de até 60%, apoio técnico que estarão presentes nas competições, e o Kit bLU cRU, composto por camisetas, guarda-chuvas, squeeze, bonés, e mochilas que serão cedidos aos pilotos.

Na Yamalube R3 Cup, os pilotos terão desconto na compra da motocicleta, podendo adquirir uma YZF R3 ano/modelo 2018 com valor de R$ 15.200,00, diretamente com a organização do campeonato Super Bike Brasil. Essa venda com valor subsidiado pelo bLU cRU está limitada a 40 unidades.

Já no Campeonato Brasileiro de Motocross, o destaque é a premiação, que será de até R$ 250.200,00 para pilotos privados que competirem com motocicletas Yamaha, ano/modelo igual ou superior a 2013 nas categorias MX2, MX2Jr, MX3 e Nacional. O valor da premiação em dinheiro será conforme sua classificação geral em cada etapa.

Outra vantagem concedida pelo programa aos pilotos que disputarem o Brasileiro de Motocross, é o bLU cRU Upgrade Program. Nele, ao final do Campeonato Brasileiro de Motocross, os pilotos privados das categorias MX2; MX2JR e/ou Nacional que terminarem o campeonato entre os 5 primeiros colocados, serão incluídos na equipe satélite oficial da Yamaha Monster Energy Geração em 2019. Será selecionado no máximo um piloto por categoria, caso haja mais de um piloto entre as 5 primeiras colocações será escolhido o melhor colocado entre eles. Contudo, para ser selecionado, o piloto precisa disputar ao menos 50% das baterias de sua categoria no ano de 2018 com motocicletas Yamaha.

Fotos: Divulgação/Stephan Solon


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br