Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Vyrus 985 Carbon 2008 em leilão no eBay

18 de February de 2022

Texto Luiz Mingione

A Vyrus é uma pequena e exclusiva fabricante italiana de motocicletas com sede na cidade de Coriano, conhecida como Vale dos Motores, uma província de Rimini, na Itália, com pouco mais de 10.000 habitantes.

  O cérebro por trás da Vyrus é o italiano Ascanio Rodorigo que não tem formação acadêmica, mas uma cultura extraordinária, fala de mecânica, arte, filosofia e engenharia com uma incrível desenvoltura.

Ascanio foi funcionário da Bimota Racing nos anos 70, onde trabalhava junto com o chefe de engenharia e design de motocicletas e cofundador da marca italiana, Massimo Tamburini, e Dervis Macrelli, engenheiro de chassis. Os três trabalharam juntos no desenvolvimento da motocicleta Bimota Tesi, que teve suas origens como um projeto universitário de engenharia de Tamburini.  

 

Sua próxima moto está no MOTO.com.br! Clique aqui e confira nossos classificados! 

 

“Cresci na oficina com Tamburini e Dervis Macrelli, os caras que criaram na Bimota os chassis mais incríveis do mundo. Eu era praticamente um garoto quando Dervis me levou para Bimota. Assim comecei a ver os primeiros tubos cortados e soldados para os chassis. Isso foi um marco decisivo na minha atividade no mundo das motocicletas. Em 1984 a Bimota fechou o "departamento de experimentos" e me colocou na linha de montagem, mas não era para mim. Saí da Bimota e em 1985 abri a minha própria oficina”. conta Ascanio Rodorigo

Depois de algum tempo a Bimota passou por dificuldades financeiras na época, Tamburini e Macrelli  deixaram a empresa. Ascanio já com muita experiência, iniciou seu próprio negócio, a ARP, uma oficina de motos.  A equipe da ARP, na época, incluía Dervis Macrelli, seu amigo e companheiro na Bimota, que prestava serviços temporários na oficina.

A maioria dos clientes da ARP eram, na verdade, proprietários das motocicletas Bimota, o que deu a Rodorigo confiança suficiente para não apenas trabalhar nas motos da marca, mas também fazer uma versão superior delas, e em 2001 fundou a Vyrus, a fábrica dos sonhos.

 

 Ascanio Rodorigo trabalhou na Bimota e participou do Rally Dakar

 

 

Como nasceu a Moto Vyrus?

A Vyrus é um fabricante "sob medida" e suas motos são construídas sob encomenda, devido à produção limitada e uso de peças de alta qualidade, todos os modelos são caros, com o mais barato custando a partir de US$ 60.000 dólares.

 


Vyrus 985 Carbon 2008 - Reprodução/Divulgação

 

“Há quem diga que a Vyrus é uma moto muito cara… é verdade!   Mas comparado ao valor real desta obra de arte artesanal, efetivamente o preço é muito barato”, declara Ascanio Rodorigo.

Além do conhecimento mecânico, Ascanio tem anos de experiência em competição de moto, um Rally Paris Dakar e uma participação no Campeonato Europeu e Italiano na categoria Supertwins e Battle of The Twins. (Ascanio venceu ambos os campeonatos em 1998 e 1999) o que tornou a oficina muito conhecida mundialmente.

 


Vyrus 985 Carbon 2008 - Reprodução/Divulgação

 

A partir daí a Vyrus começou a receber encomendas do Japão, EUA e toda a Europa. A Vyrus já vendeu em todo o mundo, sob encomenda, mais de 300 unidades de motocicletas especiais e exclusivas, com detalhes diferentes uma das outras, o que as tornam únicas para seus clientes.

A marca Vyrus é conhecida por seu design peculiar e excêntrico há mais de 20 anos, que tem como sua principal característica o braço oscilante duplo, (traseiro e dianteiro) mas o que também a torna uma marca especial, não é somente sua aparência diferente do convencional, é o desempenho da Vyrus uma das motos mais velozes do mundo.

A Vyrus 985 Carbon, ano 2008, que estava disponível para leilão, tem um motor bicilíndrico de 90º em “V”, refrigerado a água, da Ducati 999R. Dizem que apenas 25 unidades foram fabricadas com esta configuração mecânica. Não se sabe se o motor foi modificado para ter  potência extra do original 999R de 150 cv, mas na época já era uma moto muito leve e um verdadeiro monstro.

 


Vyrus 985 Carbon 2008 - Reprodução/Divulgação

 

Além do design original, discos de freio, rodas em fibra de carbono, pinças de freio Billet GP e os amortecedores Öhlins TTX. Infelizmente, o descritivo no ebay não mostrava mais especificações da moto, mas o perfil do comprador desse tipo de motocicleta não se preocupa muito com esses detalhes, quer apenas ter uma moto única no mundo, e normalmente faz uma negociação privada, sem divulgação.

 


Vyrus 985 Carbon 2008 - Reprodução/Divulgação

 

O lance inicial da moto no leilão do eBay estava em US$ 30.000,00 dólares, equivalente a  R$ 153.804,03 reais (câmbio do dia), mas hoje eu pesquisei e a moto não aparece mais na lista, deve ter sido vendida. Algum anônimo privilegiado e que gosta de motos exclusivas, provavelmente arrematou a raridade, não se sabe por qual valor,  e levou para casa a espetacular Vyrus 985 Carbon 2008. 

 


Vyrus 985 Carbon 2008 - Reprodução/Divulgação

Compartilhe esse anúncio