Vídeo: Suzuki lança Burgman 125i

Modelo aparece renovado na linha 2012 para enfrentar a concorrência das pequenas urbanas

Por Aladim Lopes Gonçalves

A Suzuki Motos do Brasil deu mais uma cartada para se consolidar no mercado de motos compactas no país. Com o lançamento do scooter Burgman 125i, agora equipado com injeção eletrônica, a disputa por esse segmento que conquistou os motociclistas nas pequenas e grandes cidades deve ficar ainda mais acirrada.

A mudança no scooter da Suzuki chegou em boa hora, pois o modelo já pedia uma nova geração ou um facelift. Apesar das modificações estéticas e de ganhar a injeção eletrônica, o Burgman não recebeu desta vez a tecnologia flex. Um verdadeiro pecado. Com a adoção do sistema flex, para rodar com gasolina e/ou etanol, a motinha ficaria ainda mais competitiva no mercado e poderia brigar em pé de igualdade com a Biz, o scooter flex da Honda.

De qualquer forma, o Burgman 125i traz melhorias (sempre) bem-vindas no sistema de transmissão, no chassi e no design. De acordo com o fabricante, o câmbio automático CVT (sistema de relações de marchas variáveis) ganhou um novo escalonamento ficando 3,80% mais curto para maior força nas arrancadas e também alongado em 9,58% para rodar em rotações mais baixas nas velocidades mais altas.

Para a Suzuki, a remodelação no chassi do Burgman 125i resultou em uma nova ciclística para o motociclista. Já o design renovado do scooter se destaca pela sua proposta mais moderna e jovem. Inclusive, isso aparece bem na novíssima cor branca. O painel de instrumentos, agora com nova apresentação, tem como destaque a indicação da luz de injeção eletrônica (indicação de falha e diagnose).

Quem já estava acostumado com o visual antigo do pequeno Burgman deve se surpreender bastante. Visto de frente até parece outro scooter, com novo conjunto óptico, para-lama dianteiro incorporado à carenagem e retrovisores na cor do scooter. Complementam a lista de novidades, as novas rodas de liga leve e a pedaleira do passageiro, agora retrátil e em alumínio.

O motociclista que esperava ansiosamente por mais espaço no compartimento sob o assento parece que teve as suas preces atendidas. A Suzuki disse que a área abaixo do banco foi ampliada, permitindo a acomodação de um capacete aberto ou de um capacete integral. Mas isso depende do muito modelo e não dá para exagerar muito. Um capacete com tomadas de ar no alto, por exemplo, não cabe.

Em comparação ao modelo anterior (carburado), mesmo com a modificação no chassi, não há grandes diferenças no estilo de condução para o motociclista. A suspensão dianteira telescópica e traseira com sistema de amortecimento hidráulico garante um rodar macio, mesmo em condições de piso irregular.

O novo Burgman 125i é o scooter ideal para rodar na cidade com economia, conforto e segurança. A sensação maior de comodidade é resultado, entre outros fatores, do gerenciamento eletrônico que garante um funcionamento mais silencioso do motor (lembra até uma moto elétrica) e da modulação da aceleração que ficou mais suave e regular.

Segundo a Suzuki, a comercialização do modelo nas concessionárias inicia em abril pelo preço sugerido de R$ 5.990. Disponível nas cores preta, prata, vermelha, branca e amarela. A expectativa de vendas para o Burgman 125i é ambiciosa: até 2.000 unidades por mês. 

Acompanhe o vídeo de apresentação do Suzuki Burgman 125i e o podcast com a entrevista do engenheiro de certificação de produto da Suzuki do Brasil, Jefferson Pavan, que fala sobre o novo lançamento da marca japonesa no Brasil.

FICHA TÉCNICA
Motor:
4 tempos, monocilíndrico, 2 válvulas, OHC, refrigerado a ar forçado
Cilindrada: 124 cm³
Diâmetro e Curso: 53,5 x 55,2 mm
Taxa de Compressão: 9,6:1
Transmissão: Variável Automática - CVT
Sistema de Transmissão: Correia em "V"
Sistema de Lubrificação: Cárter Úmido
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de Ignição: Eletrônica
Sistema de Partida: Elétrica e Pedal
Comprimento: 1.840 mm
Largura: 650 mm
Altura: 1.100 mm
Entre-eixos: 1.230 mm
Distância do Solo: 125 mm
Altura do Assento: 730 mm
Peso: 111 Kg
Suspensão Dianteira: Telescópica de amortecimento hidráulico, mola helicoidal
Suspensão Traseira: Balança articulada, de monoamertecimento hidráulico, mola helicoidal
Freio Dianteiro: Disco
Freio Traseiro: Tambor
Pneu Dianteiro: 90/90-10 50J, sem câmara
Pneu Traseiro: 100/90-10 56J, sem câmara
Tanque de Combustível: 6,4 litros
Óleo do Motor: 1 litro (com troca de fltros)
Potência: 9 cv (métrico) a 7.500 rpm
Torque: 0,95 kgfm a 6.000 rpm
Preço sugerido: R$ 5.990


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br