Versão 2009 da XT 660 R ganha cor vermelha
Modelo da Yamaha também recebeu protetores antiqueimadura nos escapes e sonda lambda.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
A Yamaha anunciou na última semana a chegada da versão 2009 da XT 660R às concessionárias autorizadas de todo o Brasil. A principal novidade foi a adoção da cor vermelha, acompanhada de grafismos e protetores antiqueimadura nos escapes.
Outra mudança está na sonda lambda, sensor que monitora os gases do escapamento e corrige eventuais falhas. A presença de dois catalisadores minimiza ainda mais os índices de poluentes, tornando o modelo coerente aos índices previstos pelo Promot 3.
Na motorização, a marca dos diapasões manteve a receita tradicional: um monocilíndrico de 660cm³, com arrefecimento líquido e injeção eletrônica, capaz de gerar 5,95 kgf.m de torque a 5.250 rpm e atingir potência de 48 cv a 6.000 rpm.
O cabeçote da XT 660R é dotado de quatro válvulas, o cilindro tem revestimento cerâmico e o pistão é forjado. Seu chassi tubular em aço, tipo Diamond duplo, acomoda o reservatório de óleo, o que segundo a fabricante colabora para o baixo peso do conjunto, de 165 kg.
A suspensão dianteira Paioli tem 225 mm de curso, enquanto a traseira — do tipo Monocross — apresenta curso de 200 mm cinco posições de ajuste. Na roda dianteira, em alumínio de 21 polegadas, foi adotado um disco de freio flutuante com 298 mm de diâmetro. Na traseira, de 17’’, a pinça simples com o pistão Brembo traz um disco de 245 mm de diâmetro.
No painel, o destaque fica por conta do display de cristal líquido multifuncional, além do sistema de imobilização, que bloqueia a partida quando se tira a chave da ignição.
Também disponível na cor preta, a nova Yamaha XT 660R tem preço sugerido de R$ 27.273.
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