Vai comprar uma moto usada? Saiba os itens que deve observar

Confira algumas dicas que você mesmo pode observar na hora de comprar uma motocicleta usada

Por Paulo Souza

Paulo Souza

Na hora de comprar uma motocicleta usada é comum surgirem dúvidas dos itens que devemos observar para não entrar em uma fria. A dica principal é questionar o proprietário sobre possíveis peças que podem entregar se a moto teve quedas ou avarias.

Além da documentação em dia e do preço comercializado é importante o consumidor ficar atento a alguns detalhes mecânicos. Separamos alguns itens que podem ser verificados pelo próprio comprador e evitar a compra de uma moto com problemas.

Geral
O primeiro passo é dar uma olhada geral na motocicleta e verificar se o seu estado está de acordo com sua quilometragem.

Observar os detalhes para ver se a moto não teve alguma batida forte ou queda que possa ter danificado alguma coisa na motocicleta.

Evite observar a moto dentro de garagens fechadas, pois a luz artificial pode esconder bastantes detalhes da motocicleta. Procure ver a moto exposta ao sol para facilitar a verificação dos itens.

Detalhes
Observe por trás do painel ou suporte do farol, verifique se possui alguma solda, ou se está quebrado. Esta parte geralmente é danificada em uma batida ou queda.

Outro detalhe é no quadro, olhe no pescoço do quadro, onde geralmente fica o número do chassi. Observe se não há solda, se os limitadores ou batente de suspensão (para que o guidão não bata no tanque) estão entortados ou soldados.

Nas bengalas você deve observar se não há vazamentos de óleo, pois podem estar tortas. Verifique também na ponta da bengala, quando a moto cai, geralmente acaba ralando esta parte.

É comum também este ralado na ponta da balança traseira quando a moto cai.

Motor
Primeiramente deve-se observar se não há vazamento de óleo em nenhuma parte do motor ou embaixo da motocicleta.

Ao ligar a motocicleta prefira que ela esteja fria, pois alguns barulhos de cabeçote ou dos componentes do motor como a folga do pistão, por exemplo, podem não aparecer quando a moto esta quente.

Procure escutar se há algum barulho dentro do motor fora do normal, principalmente se for algum som metálico. Feito isso acelere a moto e verifique se sai alguma fumaça do escapamento, pode estar queimando óleo, o que não é normal.

Para verificar se a moto nunca sofreu queda, observe se há marcas nas tampas dos motores ou nos parafusos, isso pode indicar que a moto já teve alguma avaria. É comum a pessoa trocar a tampa do motor e não trocar os parafusos observe se eles estão ralados.

Pneus, relação e elétrica
Observe a condição dos pneus e verifique o tempo de quilometragem que ainda resta de sua vida útil, isso poderá te dar mais alguns gastos.

O mesmo serve para o conjunto de relação (corrente, coroa e pinhão), verifique se os dentes estão arredondados, se estiverem pontiagudos também já está na hora da troca e dependendo do modelo da moto pode custar mais de mil reais o quite.

Na parte elétrica você pode verificar já durante a primeira partida se há algum sinal e problemas. Se a moto não pegar facilmente no botão de start pode ser não apenas problema na bateria, como também no estator que não esta mandando carga na moto ou retificador que não esta mandando a voltagem correta para a bateria.

Pergunte ao proprietário sobre a manutenção da motocicleta, se ele fez as revisões nos tempos programados. Por exemplo, um modelo com mais de dois anos de uso, por mais baixa que seja sua quilometragem, deve-se trocar os fluidos da moto e também o óleo da suspensão, pois eles perdem eficiência.

Não precisa ser mecânico ou ter conhecimentos específicos para não levar um golpe na hora da compra de um modelo usado. Seguindo estas dicas você consegue ter uma boa noção do estado que a motocicleta se encontra. Claro, que a ajuda de um profissional é sempre bem vinda, porém, para quem não possui este suporte estas dicas podem ajudar bastante.

Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br