Ultra 300X: Boa pedida para acelerar na água

Considerado o mais potente jet ski fabricado em série, o novo modelo da Kawasaki desenvolve potência de 300 HP

Por Aladim Lopes Gonçalves

O novo jetski Kawasaki Ultra 300X é considerado o mais potente do mundo, uma versão adiante do consagrado Ultra 260X, com 40 HP a mais de potência no novo motor, que tem impressionantes 300 HP. Para efeito de comparação com as agressivas motos esportivas da marca, o seu desempenho é semelhante ao de uma Kawasaki Ninja ZX-10R.

Navegando a 10 mph, ao acelerar o Ultra 300X atinge 67 milhas em menos de 4 segundos, equivamentes a 108 Km/h, limitados eletronicamente. Desligado o sistema de controle de velocidade, o que só pode ser feito por técnicos, ele vai muito além. Usado assim em competições o Ultra é, desde suas versões anteriores, o grande campeão em corridas de todas as categorias, principalmente em endurance , categoria que exige mais do equipamento.

Ele é um projeto totalmente novo da Kawasaki, da proa à popa. O poderoso motor de quatro cilindros em linha e 1.498 cm³ é derivado dos modelos de competição da linha Team Green Ninja Motores de Alta Performance Sportbikes. Um quatro cilindros de um litro e meio, refrigerado a água, que além de muito mais potência nesta versão, tem novidades tecnológicas como pistões mais leves e fortes para reduzir perdas mecânicas, virabrequim mais forte com bielas mais eficientes, comando de válvulas com orifícios de lubrificação adicionados e outras melhorias que vão até ao sistema de escapamento, para reduzir ruídos e diminuir a entrada de água quando em prolongado uso em marcha lenta.

Ainda no motor, a maior novidade é o Supercharger, um autêntico compressor Eaton da série Eaton Vortices, com um redesenhado sistema de indução Twin, o mais recente que existe.  É o mesmo Super Charger que equipa o Corvettte ZR1, com 638 cavalos, e outros notáveis carros esportivos.  Com ele, e operando a 17.3 psi, o motor alcança os 300 cavalos a 7.750 rpm , ou seja mais de 200 cavalos por litro , uma potência específica  desconhecida entre os demais jet skis.  E agora com três linhas de refrigeração para melhorar o rendimento, o Intercooler se mantém mais frio e melhora a eficiência do sistema.

A eletrônica embarcada no motor também tem novidades, como o sistema eletrônico de acelerador de resposta mais precisa no gatilho, e que também controla o limitador de velocidade a 67 mph. Nos testes da equipe Pica Pau Racing na enseada do Guarujá, no litoral paulista, com ele desativado  por breve momento o Ultra 300X andou a mais de 70 milhas no GPS e não foi adiante porque o técnico da Kawasaki Japão limitou novamente a função.

O Kawasaki  Ultra 300 X  já está à venda a partir de 67 mil reais na Concessionária Kawasaki Pica Pau  Racing.  Agora testados no litoral brasileiro por uma equipe de pilotos campeões, o profissionais Sergio Luisi (Pica Pau), Célio Vinicios, Tiago Geitens, Henrique Serra, Gildo Gonçalves e também o japonês Minoru Kanamori, campeão mundial e membro do staff da  divisão internacional de competições da Kawasaki. Eles avaliaram duas unidades em mais de 80 horas de uso direto, em várias condições de mar, com o apoio logístico da Pica Pau Racing, o braço de competições da Concessionária Kawasaki Pica Pau. O objetivo, segundo o campeão Minoru Kanamori  que participou do projeto Kawasaki Ultra 300X desde o seu início, foi avaliar o desempenho e durabilidade nas diversas condições locais, para dispor o Ultra 300 X  aos aficcionados brasileiros.

Continuando, agora falando sobre o casco do Ultra 300 X, ele é mais leve. Foi melhorado o que já era muito bom na familia Ultra, detentora da maior quantidade de títulos nas principais categorias do Campeonato Mundial de Jet ski. Foi reduzida a espessura da fibra de vidro e a estrutura reforçada em vários pontos, para compensar a maior potência do motor. Os sponsors (quilhas) foram estrategicamente reposicionados para melhorar a estabilidade, uma vez que o Ultra 300 X está muito mais rápido em aceleração.

Visualmente, a mudança parece pouca em relação ao modelo Ultra 260 X, mas o 300 X tem um capô mais agressivo e com melhor aerodinâmica na proa, mantido o design futurista da versão anterior. Tem um painel completo em LCD e o guidão mais aberto, agora ajustável em cinco posições, com o GPS instalado bem no centro (este item somente na versão Ultra 300LX).

No campo da segurança, a poderosa embarcação vem equipada, ainda, com chaves codificadas com duas opções de desempenho. Uma delas, na cor amarela, oferecendo um desempenho moderado, só até 4000 RPM no poderoso motor, a mesma opção que deve ser usada na primeira hora de uso do Ultra 300 X, para amaciamento.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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