Acontece
Acontece
O estilo scrambler surgiu nas motos no final da década de 1940, quando os motociclistas começaram a adaptar motos de rua para uso em terrenos acidentados, antes do surgimento das motos trail. O termo "scramble" significa "misturar" ou "subir com dificuldade", refletindo a capacidade dessas motos de transitar por diferentes tipos de terreno. Antes do surgimento das motos trail, os scramblers eram a opção para quem queria andar fora de estrada.
O estilo ganhou popularidade nas décadas de 1950 e 1960, com marcas como a Triumph se destacando. O Ator que popularizou o estilo foi Steve McQueen, que usou uma Triumph TR6 no filme "Fugindo do Inferno".
Fotos : Paulo Villar - https://www.instagram.com/paulovillar_fotografia/
Nos tempos atuais as Scramblers traz muita tecnologia embarcada, o que traz muita segurança e ciclística, nas novas máquinas. Tenho uma Street Scrambler 900 ano 2020, e particularmente fã do modelo. Intalei vários acessórios para incrementar mais a máquina, e fiz um remap no Viana Racing para tirar o delay do acelerador eletrônico e aumentar a velocidade final. Alem da customização, a moto ficou com respostas muito mais rápidas e suspensão Fox espeical para o modelo!! Gosto do estilo Scrambler, mas o que não me agrada na 1200 XC e XE é a altura, moto vem com varios componentes especiais, como suspensão traseira Öhlins e dianteira Showa, muda bem para um tocada off road. Esta semana pegamos uma Scrambler 1200 X, modelo lançado no Festival Interlags, e nos primeiros Kms deu pra sentir a força da maquina!! Wooww que torque !! Se não segurar bem no quidão, pode sair da moto na arrancada.
Mercado brasileiro de motocicletas sempre teve uma relação especial com os modelos clássicos, principalmente aqueles que resgatam a essência das décadas passadas sem abrir mão da tecnologia atual. Nesse cenário, a Triumph Street Scrambler 900 e a Scrambler 1200X se destacam como duas opções que caíram no gosto do público, cada uma com seu perfil, mas ambas carregando o DNA britânico da marca.
Fotos : Paulo Villar - https://www.instagram.com/paulovillar_fotografia/
Embora compartilhem o estilo scrambler, inspirado nas motos off-road dos anos 60, as diferenças entre elas vão muito além da cilindrada. Design, proposta de uso, eletrônica e até a ergonomia colocam as duas em patamares distintos, mas igualmente atraentes. Antes do surgimento das motos trail, as scramblers eram a opção para quem queria andar fora de estrada. O nome "scrambler" vem das corridas informais chamadas "scrambles", que aconteciam em terrenos acidentados na Inglaterra. As scramblers têm um visual que o do Inferno" (1963). Na decada de 70 o motocross se tornou mais organizado e as motos scramblers evoluíram para os modelos de motocross que conhecemos hoje.
Fotos : Paulo Villar - https://www.instagram.com/paulovillar_fotografia/
A Street Scrambler 900 aposta na simplicidade charmosa. Com tanque compacto, assento baixo e linhas minimalistas, é uma moto que transmite a sensação de acessibilidade sem abrir mão do estilo retrô. Na personalização instalei, proteror de carter, proteor de farol, pedaleira off road, suspensão Fox, banco adicional garupa, etc. Já a Scrambler 1200X tem um porte mais robusto, suspensões de longo curso e presença que impressiona, quase como uma big trail disfarçada de clássica.
Debaixo do visual retrô, cada modelo traz um coração bem diferente.
A Street Scrambler 900 é equipada com um motor bicilíndrico de 900 cc, que entrega cerca de 65 cv de potência. Não é uma moto voltada para números agressivos, mas sim para o prazer de pilotagem. Seu torque em baixas rotações garante arrancadas cheias e uma pilotagem suave, ideal para a cidade e viagens curtas.
A Scrambler 1200X, por outro lado, eleva o patamar. Com seu bicilíndrico de 1.200 cc e aproximadamente 90 cv, oferece desempenho mais forte e respostas imediatas, seja no asfalto ou em estradas de terra. É o tipo de moto que não nega fôlego em nenhuma situação.
Fotos : Paulo Villar - https://www.instagram.com/paulovillar_fotografia/
Apesar do ar clássico, ambas estão recheadas de recursos eletrônicos.
A Street Scrambler 900 traz modos de pilotagem Road e Rain, além de ABS e controle de tração ajustáveis. Um pacote suficiente para o uso diário e viagens leves.
Na Scrambler 1200X, a eletrônica sobe de nível. Além dos modos Road e Rain, ela oferece configurações específicas para o off-road. Conta ainda com ABS em curva, controle de tração avançado e pacotes herdados de modelos premium da Triumph.
A diferença entre as duas também se evidencia nas suspensões. A Street Scrambler 900 utiliza um conjunto mais simples, com garfo telescópico na dianteira e amortecedores duplos atrás. Confortável para o uso urbano e estradas de terra leves, mas sem grandes pretensões aventureiras.
A Scrambler 1200X, por sua vez, foi projetada para enfrentar terrenos exigentes. Seu garfo invertido e os amortecedores traseiros de alta performance garantem estabilidade e absorção de impacto dignas de uma verdadeira aventureira.
A Street Scrambler 900 tem assento baixo, de 790 mm, o que facilita a vida de pilotos de diferentes estaturas. A posição de pilotagem é neutra e confortável, reforçando seu caráter versátil.
Já a Scrambler 1200X é mais alta, com 820 mm de altura de assento. Pede mais experiência e confiança do piloto, mas em contrapartida oferece conforto em viagens longas e posição ideal para pilotagem em pé no off-road.
No mercado brasileiro, a Street Scrambler 900 é a porta de entrada para quem deseja uma scrambler Triumph. Mais acessível, combina estilo clássico com versatilidade e é perfeito para quem busca uma moto de uso urbano com alma aventureira.
A Scrambler 1200X se posiciona como opção premium. É voltada para quem exige potência, eletrônica sofisticada e capacidade real de encarar trilhas e estradas desafiadoras. Uma moto exclusiva, para quem quer ir além do visual.
Na linha das Scramblers temos os sequintes preços:
Nascida em uma linhagem inigualável a Speed 400 possui o exclusivo design de Roadster Modern Classic da Triumph em seu DNA.
Preços A Partir De R$32.190,00
A Scrambler 400 X está pronta para todas as estradas.
Preços A Partir De R$36.190,00
O incrível desempenho, funcionalidade e estilo da Scrambler 1200 ficou ainda mais acessível. Com altura de assento baixa e uma ergonomia simples, a Scrambler 1200 X inspira confiança na estrada e fora dela.
Preços A Partir De R$70.190,00
Atitude off-road robusta, estilo versátil e icônico, com funcionalidade e desempenho para curtir em qualquer tipo de pista.
Preços A Partir De R$57.690,00
Com funcionalidade off-road incrível e comportamento impecável na estrada, a 1200 XE é a melhor Scrambler que existe.
Preços A Partir De R$79.190,00
Escolher entre a Street Scrambler 900 e Scrambler 1200X, depende muito do perfil de cada motociclista. Quem procura estilo, versatilidade e praticidade no dia a dia vai encantar com a 900, mas para quem quer um scrambler completa, com desempenho de sobre e aptidão eventureira, vai se identificar com a 1200X.
Mais informações: https://www.triumphmotorcycles.com.br/