Triumph Rocket 3 é anunciada oficialmente em duas versões de produção
Após retornar em série limitada, moto com o maior motor do mundo ganha duas versões de produção
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
No final de maio, a versão de produção da Triumph Rocket 3, a motocicleta com o maior motor de produção no mundo, foi flagrada pela imprensa europeia rodando na Croácia. Nesta quarta-feira (31), a fabricante oficializou o lançamento não só de uma, mas de duas versões que confirmam o retorno em definitivo da Rocket 3 ao mercado de motos.
Além da versão GT flagrada em maio, a Triumph também lança a Rocket 3 R. Ambas utilizam o motor de 2.500 cm³ que estreou na Rocket 3 TFC (Triumph Custom Factory) - que já teve as 750 unidades vendidas - mas com um pouco menos de potência: 167 cv contra 170 cv na versão limitada.
O torque, entretanto, permanece o mesmo: 22,53 kgf.m, o que faz com que a Rocket 3 não seja somente a moto com o maior motor produzido no mundo, mas também a motocicleta que atualmente oferece o maior torque no mercado.
A Triumph Rocket 3 está 40 quilos mais leve do que a versão anterior. Somente no chassi, em alumínio, a fabricante conseguiu redução de 22 quilos - o restante veio nos componentes do motor, que integra a estrutura.
Graças a uma nova Unidade de Medida Inercial, a Rocket 3 pode contar com sistema ABS atuante em curvas, além de controle de tração que leva em consideração a inclinação da moto ao atuar.
O acelerador eletrônico é novo e são quatro os modos de pilotagem: Road, Rain, Sport e User, que permite a regulagem dos parâmetros ajustáveis conforme a preferência do piloto.
Assistente em subidas e piloto automático também estão entre os itens de eletrônica disponíveis na Rocket 3. Para verificar quais itens estão ativos e em que nível estão atuando, o motociclista pode acessar o painel TFT - o mesmo que estreou recentemente no Brasil com a Street Scrambler 1200 e que pode até mesmo controlar uma GoPro.
As diferenças entre as versões R e GT são sutis. A Rocket 3 R tem uma ergonomia mais esportiva, com pedaleiras mais recudas e guidão mais avançado. Já a Rocket 3 GT conta com uma posição de pilotagem mais relaxada, com pedaleiras avançadas e guidão recuado, além de assento 23 mm mais baixo. Outros itens da GT são os grafismos exclusivos, apoio para o garupa e manoplas aquecidas.
Tanto a Rocket 3 R quanto a GT ainda não tiveram os preços divulgados e devem chegar às concessionárias da Triumph na Europa até o final do ano.
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